Uma ave como animal de estimação

Escolher uma ave como animal de estimação significa cuidar dela num ambiente adequado para o seu desenvolvimento. Por conseguinte, hoje dir-te-emos o que deves considerar antes de adotares um pássaro.

Propriedade legal e responsável

O tráfico de animais selvagens é uma dura e triste realidade em quase todos os países. Ameaça a sobrevivência de muitos animais e encoraja a posse irresponsável.

Antes de mais, deve ser salientado que muitas espécies não são permitidas como animais de estimação. É essencial consultar a lista das espécies proibidas em Portugal.

É também necessário lembrar que a reprodução de aves em cativeiro em perigo de extinção é considerada um crime. O proprietário pode estar sujeito a severas sanções financeiras, bem como sanções legais.

Portanto, é teu dever conhecer as origens do animal e escolher responsavelmente a instalação onde o compras. Nunca deves ir a lojas que não tenham um registo oficial. Nestes casos, o risco de financiamento do mercado negro do tráfico de animais é muito elevado.

ave como animal de estimação

O que considerar antes de escolher uma ave como animal de estimação?

Ter animais não é um hobby, e estes não são brinquedos que possam ser postos de lado. São seres vivos que merecem respeito, atenção e dedicação por parte dos seus proprietários.

A palavra “ave” designa um grupo muito grande e variado de mais de 300 espécies adequadas para voar. Por conseguinte, é necessário compreender as necessidades de cada uma.

Abaixo estão os principais aspetos a considerar antes de escolheres uma ave como animal de estimação:

1. Tamanho e espaço disponível

Há aves de vários tamanhos: desde pequenas codornizes e canários a papagaios grandes.
Deves optar por uma espécie que se possa adaptar ao espaço que tens em tua casa. Qualquer animal pode ficar doente e comportar-se de forma estranha se for sujeito a um ambiente desfavorável.

2. Socialização e domesticação

Outro fator determinante é a capacidade de socialização e adaptação. Tal como os cães, as aves podem ter uma maior ou menor facilidade para viver com humanos ou outros animais.

Se houver crianças na família, o nível de socialização da ave deve ser elevado.

3. Nível de experiência do proprietário

Esta é uma regra que se aplica a todos os animais: os principiantes devem escolher espécies que sejam mais fáceis de manter. Gerir grandes aves que necessitam de cuidados especiais requer experiência e muito tempo.

4. Condições económicas adequadas

Algumas aves podem ser muito caras de manter, e não apenas quando as compra. Também para a dieta que têm de seguir, visitas veterinárias, etc.

Do mesmo modo, há que considerar as despesas para a criação do ambiente em que viverão, para os brinquedos, para a alimentação e para tudo o que diz respeito à sua saúde.

5. Expetativa de vida

Este é um assunto muito sensível para todos os amantes e proprietários de aves como animais de estimação. Infelizmente, algumas espécies têm uma esperança de vida muito curta, e é necessário estar preparado.

Canários, periquitos e pintassilgos podem viver até 15 anos. Os cockatoos, por outro lado, vivem entre os 12 e 20 anos. Os papagaios podem viver até aos 50 anos de idade.

Escolher uma ave como animal de estimação: como cuidar dela

Um proprietário responsável de animais de estimação deve assegurar condições apropriadas para o crescimento do animal. Para isso, é necessário conhecer os hábitos e cuidados que deve receber para poder viver uma vida saudável.

Aqui estão os aspetos principais a ter em conta ao ter uma ave como animal de estimação:

  • Dieta equilibrada e natural, incluindo sementes, cereais e outros alimentos adequados ao seu corpo.
  • Jogos e instalações que favorecem o seu desenvolvimento físico e emocional.
  • Medicina preventiva: visitas veterinárias, antiparasitas, vacinas, higiene adequada, etc.
  • Uma gaiola adequada ao seu tamanho.
  • Um ambiente em que as condições presentes no seu habitat natural são recriadas.
  • Proteção contra o frio, calor e mau tempo.
  • Formação e socialização.
  • Amor, afeto e respeito.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos