Tumores na boca em cães

Tal como os seres humanos, os animais podem desenvolver tumores na boca. Estes são geralmente tão perigosos e letais como os que ocorrem nos humanos, uma vez que o cancro é uma doença delicada à qual praticamente nenhuma espécie viva é imune.

Nos cães, os tumores na boca causam um desconforto extremo, limitando a sua capacidade de comer, latir ou beber água. Ocorrendo sobre ou no focinho, torna impossível para o cão levar uma vida normal.

Os especialistas conseguiram determinar que, a menos que seja maligno, este tipo de tumores na boca, embora agressivo, muito raramente cria metástases.
Com base no acima exposto, discutiremos a seguir esta delicada doença.

Os tumores ou neoplasias são uma questão muito sensível para a saúde dos cães, uma vez que podem levar à morte se não forem tratados a tempo. A melhor maneira de os detetar é através de controlos generalizados de corpo inteiro. Presta muita atenção a quaisquer anomalias e consulta um veterinário, se necessário.

Causa dos tumores na boca em cães

Estranhamente, até agora tem sido impossível determinar especificamente porque é que os cães sofrem desta terrível doença. No entanto, alguns especialistas indicaram que poderia ser o produto de vários carcinogéneos que são inalados pelo cão quando este cheira a terra e quase tudo à sua volta. Além disso, estas partículas causadoras de cancro podem ser consumidas em vários tipos de alimentos que contêm produtos químicos e conservantes artificiais.

Estes carcinogéneos multiplicam-se à medida que entram no corpo do cão, provocando o crescimento de células cancerígenas. É importante notar que os tumores na boca afetam geralmente os cães entre os 6 e 22 meses de idade. O mais peculiar é que, embora qualquer cão possa sofrer desta doença, certas raças apresentam-na mais frequentemente. São as seguintes:

  • Cocker spaniel
  • Poodle
  • Golden retriever
  • Pastor Alemão
  • Boxer

Como podes imaginar, quando o teu cão sofre de tumores na boca, ele apresenta uma série de sintomas através dos quais se pode assumir que pode ter um problema. Estes são os seguintes:

  • Um dos primeiros sintomas é geralmente uma mudança súbita no hálito do cão, que terá um odor particular devido a esta doença.
  • Outro dos sintomas mais comuns é a presença de sangue na saliva, que é especialmente percetível quando o cão bebe água.
  • Dificuldade em mastigar os alimentos.
  • Quando o tumor começar a desenvolver-se, será impossível para o cão abrir a boca.
  • Movimento ou perda de dentes.
  • Obviamente, o sintoma principal e mais óbvio é a presença de uma massa no interior da cavidade bucal.

Uma vez que qualquer um destes sinais tenha sido notado, é necessário levar imediatamente o cão ao veterinário, que realizará um exame clínico com uma inspeção da cavidade oral para detetar qualquer tipo de alteração da forma natural das gengivas. Se for encontrada uma anomalia, será feita uma biopsia e enviada para o laboratório para excluir que o tumor seja maligno.

tumores na boca em cães

Os tipos de tumores na boca mais comuns

A boca é o quarto local mais comum de tumores em cães. No entanto, dependendo da localização do tumor, é possível classificá-los em diferentes tipos. Os quatro mais frequentemente encontrados estão listados abaixo:

Carcinoma espinocelular
Também conhecido como carcinoma de células escamosas, começa nas gengivas, nos lábios ou na língua. Normalmente afeta mais frequentemente os cães mais velhos e as raças de grande porte. A massa que se forma tem uma aparência semelhante a uma úlcera e é normalmente muito próxima dos dentes, pelo que na maioria dos casos pode ser realizada uma cirurgia para a remover.

Fibrossarcoma
Os fibrossarcomas afetam sobretudo os cães jovens. Desenvolvem-se nas gengivas e no palato duro, mas podem mover-se e instalar-se na cartilagem nasal. O seu crescimento é bastante lento e não tendem a criar metástases. No entanto, podem ser muito invasivos e atingir o osso do crânio, o que significa que não será possível a cirurgia para os remover.

Epúlide acantomatoso
Este tipo de tumor tem origem nos ligamentos periodontais e aparece como uma massa entre os incisivos e os caninos. Normalmente não causa metástases, pelo que a cirurgia pode resolver o problema. É claro que existe uma elevada probabilidade de recorrência devido à impossibilidade de remover toda a massa cancerígena.

Melanoma maligno
O melanoma maligno tem origem em células pigmentares dentro da cavidade oral, pelo que as raças que têm hiperpigmentação da mucosa têm mais probabilidades de sofrer do mesmo. Estes incluem o cocker spaniel ou o pastor alemão, embora qualquer cão possa ter este problema. O tumor situa-se na gengiva ou no palato e pode ser pigmentado (melanótico) ou não pigmentado (amelanótico).

O aspeto desta massa é semelhante a uma pequena úlcera na boca, só que aumenta de tamanho com o tempo e pode causar hemorragia interna. Existe um risco elevado de metástase e a perda de dentes é frequentemente observada. A maioria dos cães afetados por este tumor tem mais de 11 anos de idade.

Tratamento de tumores na boca em cães

Uma vez realizadas as verificações necessárias, o especialista examinará o historial médico do cão a fim de fazer um diagnóstico correto e determinar até que ponto as células cancerosas se espalharam no corpo.

Também verificará minuciosamente os nódulos na boca, face, pescoço e gânglios linfáticos para ver se o cancro se espalhou para além destas partes do corpo.

Para tratar estes tipos de tumores quando são benignos, a melhor solução é realizar uma cirurgia para remover o tumor em questão do maxilar. No entanto, é impossível proceder desta forma se o tumor se tiver propagado a outras áreas, embora a cirurgia seja ainda o melhor tratamento que pode ser administrado ao cão em tais casos.

Uma vez realizada a cirurgia, o teu cão irá sentir muitas dores na boca, pelo que o teu veterinário poderá recomendar alguma medicação para lhe aliviar as dores.

Como se pode ver, os tumores da boca são uma doença extremamente delicada que nem sempre é detetada a tempo. Tenta sempre que o teu cão seja examinado por um veterinário regularmente, pois só ele será capaz de identificar quaisquer problemas de saúde do teu animal de estimação.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos