Como transportar um cão no carro

Ao planeares uma viagem de carro que inclua o cão da casa, é muito importante teres em consideração tudo o que está envolvido, desde os regulamentos em vigor até ao conforto do cão.

O mais importante a ter em conta numa viagem de carro é a segurança, neste caso não só para o cão, mas para todos os que se encontram no carro. Se quiseres saber todos os detalhes que precisam de ser resolvidos e como transportar um cão no carro, continua a ler este artigo.

Considerações gerais para transportar um cão no carro

  • Nunca viajes num carro com um cão solto, mesmo para uma curta viagem. Isto porque pode levar a acidentes, uma vez que o cão pode distrair o condutor ou bloquear a sua visibilidade.
  • O cão tem de estar preso com segurança em caso de colisão, não só para evitar que o cão salte dentro do carro, mas também para evitar que seja atirado para fora do carro em caso de problemas.
  • Os cães devem viajar com ventilação suficiente e à temperatura certa.
  • O tempo máximo que o carro deve estar em movimento é de 2 horas de cada vez. O cão precisa de sair para dar alguns passos, beber água, urinar e assim por diante.
  • Os cães tendem a ficar tontos quando viajam de carro, por isso, consulta um veterinário para saber se é necessária medicação.

Antes de viajar com o cão

Dependendo do tamanho do cão e do seu carácter, é necessário decidir se o vais transportar com cinto ou numa transportadora.

O cinto é um elemento que serve para manter o cão preso com segurança, e é aconselhável utilizar o que o amarra em 2 pontos, uma vez que é o mais seguro. A transportadora é mais confortável para o cão, uma vez que lhe permite mover-se um pouco. Escolhe uma de tamanho apropriado, o cão deve ser capaz de se levantar e dar a volta.

O cão deve estar habituado à transportadora algum tempo antes da viagem. Se o cão tiver de ser transportado com cinto, também precisa de ser habituado. Pode entrar no carro e ser amarrado durante alguns minutos, sempre acompanhado. Depois, o tempo é aumentado até 2 horas.

Outro aspeto a que ele deve estar habituado é ao movimento do carro. Alguns passeios curtos serão suficientes para ele se habituar ao ruído do motor e das curvas. É importante tomar as devidas precauções de segurança durante estes ensaios.

transportar um cão no carro

É importante que o teu cão seja examinado por um veterinário antes da viagem. Nesta consulta é verificado o estado geral do cão, são atualizadas as vacinas, e é emitido um certificado de vacinação e de saúde do cão, que pode ser exigido durante a viagem. Além disso, o veterinário pode prescrever um tranquilizante para o cão, que pode ser utilizado se necessário, e pode também prescrever medicação para o enjoo por movimento.

É importante planear refeições e bebidas de acordo com o itinerário e as paragens a fazer.

Durante a viagem de carro com o cão

O cão deve ter comido mais de uma hora antes de entrar no carro, idealmente ainda mais, cerca de 5 horas.

O cão deve ser preso no carro de acordo com o método decidido.

Se o cão tiver de ser transportado numa transportadora, o lugar ideal é entre os bancos da frente e de trás, no chão do carro.

Se for decidido colocar a transportadora no banco de trás, esta deve ser devidamente fixa, utilizando o cinto de segurança do carro.

A transportadora só pode ser colocada na bagageira do carro se o carro tiver bancos rebatíveis e o espaço estiver bem ventilado.

É aconselhável que uma pessoa esteja ao lado do cão, fazendo-lhe companhia e dando-lhe segurança. Esta pessoa será também responsável por certificar-se de que tudo está bem com o cão.

O cão nunca deve ser autorizado a colocar a cabeça para fora da janela, mesmo que esteja preso com cinto. Os cães adoram isto, mas pode ser muito perigoso no caso de uma colisão ou de um obstáculo na estrada.

O cão nunca deve ser colocado no banco da frente, mesmo que esteja na transportadora. Isto é proibido na legislação de muitos países porque pode ser perigoso.

Como devem ser feitas as pausas quando viajas com o teu cão

Como mencionado acima, é importante fazer paragens frequentes durante a viagem, uma vez que os cães não estão habituados a ficar parados durante longos períodos de tempo.

As pausas ao longo do caminho devem ser planeadas de acordo com o percurso. Utilizando um mapa comum ou aplicações que estão disponíveis em telemóveis, é possível determinar os melhores locais para parar e fazer pausas.

Ao parares o carro, o cão deve ser segurado com trela antes de o soltares; isto evitará que fuja e se ponha em perigo.

Quando saíres do carro com o cão devidamente preso, deixa-o explorar a área sozinho, lembra-te que pode estar desorientado, e não forces ou puxes pela trela, é melhor respeitar o seu tempo.

Deve ser-lhe oferecida água limpa e fresca, de preferência na sua tigela habitual de beber. Não é bom dar-lhe comida, pois ele pode vomitar durante o resto da viagem. A menos que não tenha comido durante muito tempo e a pausa lhe permita digerir a comida com tempo.

Uma curta caminhada é muito conveniente tanto para o cão como para o humano, se o cão estiver de bom humor e quiser brincar, isto deve ser permitido, uma vez que reduz o stress da viagem. Tudo isto enquanto se mantém o cão com trela, pois ele está num lugar desconhecido e pode colocar-se em perigo.

Com todas estas dicas, transportar um cão no carro será mais confortável e mais tranquilo.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos