Stress em coelhos: o que fazer?

Os animais, tal como os humanos, estão sujeitos ao stress, quer na natureza quer em cativeiro. Os coelhos apresentam uma série de sintomas que, se não forem tratados a tempo, podem ser fatais. Aqui estão algumas dicas sobre como lidar com o stress em coelhos.

Stress em coelhos, uma doença silenciosa

O stress emocional é uma doença que afeta tanto o desempenho psicológico como físico dos animais. Sem dúvida, manifesta-se de formas diferentes em cada espécie, e combatê-la requer muito tempo e paciência.

No caso dos coelhos, devemos ter em conta que estes animais se encontram no nível mais baixo da cadeia alimentar. Embora os tenhamos domado, eles mantiveram os seus instintos de sobrevivência, o que torna a adaptação ao novo ambiente um pouco complicada.

Espaços abertos, coisas para roer e não ser muito barulhento são algumas das principais dicas que te podemos dar para acalmar o teu coelho. No entanto, uma vez iniciado o ciclo de stress, é necessário saber como lidar adequadamente com ele.

stress em coelhos: que fazer

Causas de stress em coelhos

O stress pode ser causado por diferentes circunstâncias. Algumas ações podem não nos parecer importantes. No entanto, para o animal de estimação, são uma causa de grande ansiedade ou medo. No caso dos coelhos, é necessário evitar as seguintes situações:

  • Confinamento. O ambiente natural destes animais é constituído por grandes planícies com vegetação abundante, pelo que não toleram o confinamento por longos períodos. Se não os deixares sair para exercício ou entretenimento, irás causar-lhes stress e ansiedade que se manifestarão sob a forma de agressão.
  • Movimentos bruscos. Lembra-te de que os coelhos sempre foram presas na natureza, por isso qualquer movimento brusco coloca-os na defensiva. Com o tempo, isto torna-se contraproducente devido à constante ansiedade que daí resulta.
  • Ruídos estridentes. Tal como nos movimentos bruscos, os ruídos altos causam ansiedade nos coelhos, pois estes não têm consciência da sua origem e sentem-se constantemente em perigo.
  • Cheiros estranhos. Na natureza, a maioria dos mamíferos comunica através do seu cheiro. Os coelhos não são exceção: utilizam este mecanismo de deteção para identificar os predadores e para fugir antecipadamente. Por isso, se perceberem um cheiro estranho no seu ambiente, é provável que se tornem defensivos, uma vez que não sabem de onde vem.
  • Mudanças na casa. A chegada de novos animais de estimação ou uma mudança são situações que causam stress em coelhos. Tem em conta que é muito difícil por natureza para este animal adaptar-se ao seu ambiente, pelo que qualquer mudança causará medo e stress, e por conseguinte um comportamento desastroso.
  • Interações forçadas. É normal que, como teu animal de estimação, aproveites todas as oportunidades para o acariciar ou passar tempo com ele. No entanto, nem sempre estará de bom humor, pelo que esta interação pode causar-lhe muito stress. Além disso, não confiará em ti de imediato.

Como é que o stress se manifesta nos coelhos?

O stress em coelhos manifesta-se de várias maneiras, especialmente quando as suas necessidades básicas não são satisfeitas.

As espécies da família Leporidae são espécimes muito tranquilos e calmos durante o dia. Na verdade, são animais noturnos que se alimentam à noite para se sentirem mais seguros: a escuridão mantém-nos afastados dos predadores. Qualquer mudança súbita de comportamento pode ser um sinal de aviso.

Vocalizações frequentes e estridentes são o primeiro sinal de aviso. As vocalizações de coelhos são muito barulhentas e distintas. É assim que avisam os seus companheiros de um possível perigo.

Mudanças de humor e mudanças na rotina são outros sinais de que algo está errado. Se o teu coelho está a fazer muito barulho, a pontapear a sua jaula ou a ranger os dentes, é porque está a tentar libertar a sua raiva ou exprimir o seu domínio na presença de outro macho.

Por outro lado, um coelho não é imóvel: é curioso por natureza, o que o levará a estar constantemente consciente do seu ambiente. Um coelho que se mantém imóvel está nas garras do medo. Um coelho imóvel procura esconder-se dos predadores. Terá essa reação em frente de outros grandes animais de estimação ou humanos desconhecidos.

A automutilação é um sintoma mais grave. O coelho recorre a esta ação quando é sujeito a uma forte pressão e dor numa parte do seu corpo. Isto começa com lambidas excessivas e depois mordidas.

O que fazer?

No caso do stress em coelhos, basta dar ao animal tempo e liberdade para recuperar o mais depressa possível. Antes de mais, recomendamos-te que consultes o teu veterinário, que saberá como resolver o problema.

  • Certifica-te de dar ao teu coelho algum tempo para correr livremente: um coelho pode enlouquecer se estiver trancado. Para evitar isto, é melhor deixá-lo andar livremente. Certifica-te de que não engole nada que o possa prejudicar quando estiver solto.
  • Dá-lhe algo para roer: os coelhos gostam de mordiscar e esta é uma ótima maneira de se livrarem das suas preocupações. Nas tocas, geralmente têm vários artigos para roer, por isso o teu coelho também deve ter artigos diferentes para satisfazer as suas necessidades.
  • O seu espaço deve estar num local calmo: os ruídos altos são uma das principais causas de stress em coelhos, pelo que o seu ambiente deve ser o mais calmo possível. Se tiveres visitantes, não os deixes aproximarem-se demasiado do teu animal de estimação.
  • Limpa regularmente a sua jaula: Os coelhos não gostam de viver num ambiente sujo. Certifica-te de que limpas regularmente a sua gaiola para evitar stress desnecessário.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos