O que farias se um dia, quando estiveres a limpar a caixa de areia, reparasses que algumas das fezes têm pedaços viscosos e vermelhos de sangue? Não entres em pânico! Vamos falar sobre o que fazer se vires sangue nas fezes de um gato.
Neste artigo
Diferentes tipos de sangue nas fezes de um gato
Existem diferentes tipos de situações de sangue nas fezes de um gato. A mais comum é quando se vê fezes normais, formadas com sangue vermelho misturado dentro ou fora do tronco (não, esse não é o termo médico, mas é uma das formas mais agradáveis de descrever cocó).
Muitos gatos têm fezes com sangue leve ocasionalmente e podem não ter quaisquer problemas graves. O sangue vermelho tem geralmente origem no trato digestivo inferior, nomeadamente o cólon. Os gatos podem ter irritação do cólon por qualquer número de causas que discutiremos a seguir.
Se as fezes do teu gato forem moles, pastosas ou líquidas com sangue vermelho misturado, há um pouco mais de motivo de preocupação. Vais querer verificar isto mais cedo em vez de mais tarde.
O último cenário é quando vês fezes formadas ou moles com sangue vermelho escuro, ou mesmo negro. Sangue escuro significa que foi parcialmente digerido e pode estar a vir de cima, no trato gastrointestinal. Se vires isto, marca já uma consulta com o teu veterinário.
8 Razões pelas quais pode haver sangue nas fezes de um gato
As causas das fezes ensanguentadas são praticamente infinitas. Aqui estão algumas das principais causas a considerar:
- Intolerância alimentar/Intolerância medicamentosa/indiscrição dietética – muito comuns em todas as idades dos gatos
- Toxina – algo comum, especialmente se o teu gato passa tempo ao ar livre ou é conhecido por se meter em coisas que não devia
- Parasita/vírus/bactérias – comum em gatinhos, gatos que vão para o exterior ou entram em contacto com gatos desconhecidos
- Doenças hepáticas ou renais – comuns, especialmente em gatos seniores
- Doenças intestinais inflamatórias – comuns
- Objeto estranho – algo comum nos gatos jovens e naqueles conhecidos por mastigar e engolir objetos
- Tumor – algo comum em gatos mais velhos (cerca de 10 anos ou mais)
- Anomalia de coagulação do sangue – invulgar
O teu gato tem um problema sério?
Só porque o teu gato tem fezes ensanguentadas, não é necessariamente tempo de entrar em pânico! Vê o quadro geral para teres uma melhor perspetiva do nível de ameaça real. Faz a ti próprio estas perguntas:
O seu apetite ou vontade de beber mudou?
Será que perdeu peso?
Será que o seu nível de atividade diminuiu?
Tem quaisquer outros sintomas?
Se respondeste sim a alguma destas perguntas, deves marcar uma consulta com o teu veterinário.
Testes de diagnóstico para sangue nas fezes de um gato
Quando chegares à clínica, o teu veterinário fará um exame físico para avaliar o estado geral do teu gato. Por vezes a palpação abdominal pode levantar suspeitas de um processo da doença sobre os outros. Depois disso, o teu veterinário pode recomendar testes de diagnóstico para ter uma melhor ideia do que se está a passar. Estes podem incluir:
- Testes fecais para procurar parasitas, especialmente em gatos que vão para o exterior ou foram recentemente adotados.
- Os testes de sangue podem revelar alterações nos glóbulos vermelhos e brancos, valores hepáticos e renais, atividade pancreática, e níveis de vitamina B, entre outras coisas.
- Radiografias abdominais e/ou imagens de ultra-sons podem verificar a existência de tumores, inflamação do pâncreas, objetos estranhos.
- A cirurgia exploratória abdominal ou endoscopia permite a inspeção visual de órgãos e a recolha de amostras de biopsia. Estas são geralmente feitas após os outros testes. Muitos gatos não necessitarão deste nível de testes de diagnóstico.
Coisas simples a experimentar em casa
Se o teu gato só tem fezes ocasionais com um pouco de sangue e nenhum outro sintoma, é razoável tentar primeiro algumas mudanças em casa. Se os sintomas não melhorarem após um mês, consulta o teu veterinário para obter ajuda. Se os sintomas piorarem ou surgirem novos sintomas, leva o gatinho a ver o teu veterinário de imediato.
- Muda gradualmente para uma dieta de baixo resíduo ou hipoalergénica. Pede recomendações ao teu veterinário.
- Dá um probiótico de alta qualidade uma vez por dia durante pelo menos um mês. Mais uma vez, podes pedir conselho ao veterinário.
- Diminui o mais possível os fatores de stress dos gatos em casa.
- Certifica-te de que tens espaço suficiente para todos os gatos em casa. Tem pelo menos uma caixa de areia por gato, árvores de gatos, etc.
- Os difusores feliway difundem uma sensação de calma através do uso de análogos de feromonas faciais felinas. Utiliza durante pelo menos um mês para veres o efeito completo.
- Considera dar ao teu gato algum tempo ao ar livre num local seguro. Podes experimentar um arnês e uma trela para gatos ou um recinto para gatos ao ar livre. Um pouco de ar fresco pode fazer maravilhas para os níveis de stress dos humanos e dos gatos!