Sabe mais sobre o olfato dos cavalos

O que sabes sobre o olfato dos cavalos? Os cavalos têm um olfato muito melhor do que nós, humanos. Se alguma vez montaste um cavalo num trilho e este deixar cair a cabeça para farejar o seu caminho porque outros cavalos estiveram no mesmo, saberá que eles obtêm muito mais informação a partir do cheiro do que nós. Eles não são tão bons no reconhecimento do cheiro como um cão, mas são capazes de identificar predadores e outros cavalos pelo seu cheiro. Por isso o olfato dos cavalos é bastante impressionante.

Como funciona o olfato dos cavalos?

A cabeça longa do cavalo significa que ele tem uma cavidade nasal bastante grande. As suas narinas flexíveis abrem-se à medida que respiram um cheiro que lhes interessa. Esta porção do seu sistema respiratório é constituída por cartilagem. No interior da cavidade nasal existem estruturas chamadas ossos turbinados. Estas estruturas fazem com que o ar inalado se mexa em redor. Isto tanto aquece o ar como distribui os odores. Recetores dentro da cavidade nasal encontram-se posicionados no topo, e devido ao tamanho da cabeça do cavalo, existem proporcionalmente muitos recetores.

olfato dos cavalos

Resposta de Flehmen

O olfato dos cavalos não serve apenas para detetar cheiros. Os cavalos também têm um órgão vomeronasal ou órgão de Jacobson que deteta feromonas do sexo oposto e outros odores. É o órgão vomeronasal que o cavalo pode estar a usar quando cheiram algo, levantam a cabeça para cima e abrem os lábios para trás.

A isto chama-se uma resposta de Flehman e acredita-se que isto ajuda a concentrar o odor no órgão vomeronasal. Todos os sexos fazem isto, mas é mais comum ver-se em garanhões a cheirar estrume, possivelmente para processar o estado reprodutivo de uma égua. Muitas outras espécies animais, incluindo gatos, cabras, e pandas também o fazem.

Éguas e potros

O olfato dos cavalos tem outros usos impressionantes. Quando um potro é recém-nascido, a égua irá prepará-lo com a sua língua e aprender o seu cheiro. Isto ajuda a égua a ligar-se ao potro, e a ser capaz de o reconhecer num grupo. Esta identidade olfativa é muito importante para as éguas.

Primeiras impressões

Quando os cavalos se encontram pela primeira vez, tocam frequentemente no nariz ou bufam suavemente antes de trocarem guinchos ou mesmo pontapés para determinar quem domina. Os cães obtêm muita informação cheirando as costas uns dos outros quando se encontram pela primeira vez, e os cavalos também o fazem, embora não sejam tão diretos a esse respeito.

O teu cavalo pode verificar novas pessoas cheirando-os, podendo fazê-lo um pouco mais ao longe. É difícil dizer exatamente que informação estão a recolher, mas dado que a sua prioridade é identificar predadores, o olfato dos cavalos pode ajudar a decidir se quem o animal tem à frente é um amigo ou inimigo.

Contudo, há algumas provas de que os cavalos podem reconhecer o estrume de outros cavalos. No estudo, os cavalos pareciam prestar mais atenção ao estrume de outros cavalos que tinham sido agressivos para com eles.

Segurança e o olfato dos cavalos

Alguns cavalos opor-se-ão a um certo cheiro, e reagem com medo. Isto poderia estar ligado a uma experiência negativa anterior, quer tivesse algo a ver diretamente com o cheiro ou não. Muitas pessoas afirmam que os seus cavalos podem cheirar áreas que foram habitadas por ursos ou outros animais predadores. Este é um sentido primordial que os poderia manter a salvo quando os cavalos vogavam selvagens.

Sustento

Acredita-se também que os cavalos reconhecem o cheiro da comida e da água. Eles podem detetar o cheiro de suplementos ou medicamentos escondidos nos seus alimentos que para nós, não têm cheiro ou está mascarado com outros cheiros. Portanto, o olfato dos cavalos é bastante poderoso!

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos