Respiração pesada em gatos – causas e soluções

As doenças do trato respiratório são uma das principais causas de morbilidade e mortalidade em gatos, e uma das principais razões para as visitas ao hospital veterinário. Embora as infeções das vias respiratórias superiores sejam comuns nos gatos e raramente resultem em morte, as doenças das vias respiratórias inferiores podem ser fatais. A respiração pesada em gatos é considerada uma emergência, e os animais devem ser levados imediatamente a um veterinário. Deves estar sempre ciente da respiração do teu gato, se o seu nariz estiver entupido, e se as suas membranas mucosas mudarem de cor.

Este artigo explica o que é a respiração pesada em gatos e o que podes fazer em relação a isso.

O que é a respiração pesada em gatos?

A respiração ofegante e pesada é mais comummente associada a cães do que a gatos. Contudo, há situações em que é normal o teu gato ofegar. Por vezes, contudo, também pode ser um sinal de uma condição grave que requer atenção veterinária imediata.

respiração pesada em gatos

Ao contrário dos cães, os gatos não ofegam para arrefecer, a menos que estejam gravemente sobreaquecidos. Por exemplo, se o teu gato ofegar depois de brincar, quase nunca é normal. Os gatos ofegam por vezes quando estão extremamente stressados. Embora isto possa não parecer perigoso, deves tentar descobrir porque é que eles estão stressados e o que podes fazer para melhorar a situação. Portanto, a respiração pesada em gatos costuma ser um sinal de alerta.

O exercício pode fazer com que um gato respire rapidamente, mas isto deve voltar rapidamente ao normal em repouso. A única vez que a respiração pesada é normal em gatos é depois de exercício extenuante. A respiração pesada em gatos que estejam em repouso, para além de um suspiro profundo ocasional, indica problemas de saúde perigosos, tais como insuficiência cardíaca ou doença pulmonar grave.

Os sinais mais comuns de respiração pesada em gatos incluem:

  • Respiração alta
  • Asfixia
  • Fadiga ou letargia
  • Rápida subida e descida do abdómen ou do peito
  • Respiração com a boca aberta
  • Tosse
  • Gengivas de cor azul

Se notares que o teu gato está a respirar muito rapidamente, começa a avaliar a situação seguindo os critérios que iremos explicar ao longo deste artigo. Leva o teu gato ao veterinário se a respiração for invulgar ou se já estiver a decorrer há muito tempo. Não tentes quaisquer manobras ou utilizes remédios caseiros, uma vez que isto pode stressar o animal e causar mais danos.

Por que é que a respiração pesada em gatos ocorre?

O sistema respiratório de um gato é composto por muitas partes, incluindo o nariz, faringe (faringe e laringe), traqueia, e pulmões. As doenças de qualquer parte deste sistema ou do centro respiratório no cérebro podem causar problemas respiratórios e, em consequência, uma respiração pesada em gatos. Nos gatos, a respiração intensa pode ser causada por uma série de fatores, a maioria dos quais representam uma ameaça significativa para a sua saúde. Alguns destes fatores são:

Asma

A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns nos gatos e uma causa comum de problemas respiratórios. A doença é caraterizada pela inflamação das vias respiratórias inferiores, possivelmente devido a uma causa alérgica.

A exposição a alergénios como a poluição do ar, cigarros, incenso, pó doméstico, grânulos de pó sanitário, pó para pulgas, perfume, ervas e pólen de plantas pode causar inflamação das vias respiratórias. Tal inflamação pode provocar tosse, aumento das vias respiratórias e dispneia. Neste caso, observa-se frequentemente que o gato respira muito depressa.

Nariz entupido

Alguns agentes patogénicos virais, tais como o herpesvírus felino tipo 1 e o calicivírus felino, são responsáveis por doenças das vias respiratórias superiores em gatos. Os sintomas podem variar dependendo da gravidade da infeção e incluem espirros, corrimento nasal, tosse, conjuntivite, corrimento ocular, úlceras da córnea, e lesões orais.

As secreções nasais podem acumular-se e secar, o que dificulta a respiração do animal. Podem também estar envolvidos agentes patogénicos bacterianos, levando a uma exacerbação da doença que pode evoluir para pneumonia.

Pneumonia

A pneumonia pode ser devida a causas infeciosas ou, menos frequentemente, a causas não infeciosas. Os agentes infeciosos associados à pneumonia em gatos incluem bactérias, vírus, fungos, e parasitas. As causas não infeciosas estão associadas à pneumonia por aspiração, inalação de substâncias tóxicas ou irritantes, e distúrbios lipídicos endógenos.

As infeções das vias respiratórias inferiores afetam principalmente os gatos jovens. Nos gatos adultos, são consideradas uma condição rara e estão geralmente associados a fatores predisponentes que levam à imunossupressão sistémica. Estes incluem: vírus da leucemia felina (FeLV) e vírus da imunodeficiência felina (FIV), doença endócrina e/ou doença metabólica, ou terapia imunossupressora com quimioterapia ou corticosteroides.

Efusões pleurais

Uma efusão pleural é uma acumulação de fluido no espaço pleural. Uma perturbação na produção ou excreção deste fluido resulta numa acumulação excessiva de fluido. Isto prejudica a função pulmonar e resulta numa limitação da expansão pulmonar e da ventilação. Várias etiologias podem causar esta alteração, tais como a peritonite infeciosa felina, neoplasias mediastinais, insuficiência cardíaca congestiva, entre outras. A efusão pleural põe em risco a vida do gato, que deve ser levada ao veterinário o mais rapidamente possível.

Insuficiência cardíaca congestiva

A insuficiência cardíaca congestiva é uma condição em que o coração de um gato não pode fornecer adequadamente sangue ao corpo. Os sintomas incluem respiração rápida ou difícil, fraqueza, letargia (fadiga), e perda de apetite. O diagnóstico para determinar a causa subjacente pode incluir análises de sangue, radiografia, e ecocardiogramas. Os medicamentos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do gato e prolongar a sua sobrevivência.

O que fazer se observar uma respiração pesada em gatos?

A respiração pesada em gatos nunca deve ser ignorada. Marca uma consulta com o teu veterinário, a menos que o teu gato tenha acabado de dar umas voltas pela casa ou experimentado algo stressante (e rapidamente regressa ao normal).

Na maioria dos casos, as causas de respiração pesada em gatos são bastante graves. Além disso, ao contrário de outros animais de estimação, os gatos são muito bons a esconder o facto de estarem doentes ou feridos. Isto significa que muitas vezes já se encontram à beira de uma crise quando a sua respiração pesada é notada.

É melhor consultar imediatamente um veterinário se o teu animal estiver a sentir sintomas graves, como a respiração pesada em gatos, mesmo que isso signifique conduzir até uma clínica de emergência à noite. Os gatos com problemas respiratórios graves podem estar à beira do colapso. Fica calmo, mas leva-o rapidamente a um veterinário próximo.

Como ajudar o meu gato a respirar melhor?

Abaixo, damos-te as nossas dicas sobre como ajudar o teu gato a respirar melhor. Lembra-te que, em caso de respiração pesada em gatos, deves sempre ir ao veterinário o mais depressa possível:

  • Se notares que o gato está a respirar mal, deves primeiro verificar se uma secreção ou corpo estranho está a obstruir a passagem de ar através das narinas. Se for este o caso, não hesites em visitar o veterinário.
  • Se o gato tiver gripe, limpa as narinas com soro fisiológico quente e gaze, com cuidado, para não ferir o nariz.
  • Se o nariz estiver limpo e não se ouvirem sons ao respirar, mas o gato ainda parece estar a respirar mal, o problema pode estar nas vias respiratórias inferiores (pulmões). Neste caso, são necessários estudos de imagem e uma boa avaliação por parte do veterinário.
  • Se o teu gato tiver uma infeção respiratória, pode ser-lhe difícil respirar normalmente. Os antibióticos podem ser necessários para tratar o estado do animal, para que este possa respirar mais facilmente. Humidificadores e vapor podem ajudar a soltar o muco e facilitar a respiração nasal enquanto o teu gato recupera.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos