Um aquário assume um encanto personalizado se o seu fundo estiver coberto de pedras que tu mesmo escolheste à mão. No entanto, utilizar o teu próprio cascalho ou pedras no fundo do aquário vem com alguns riscos inerentes se não testares tudo primeiro. A composição das pedras pode eventualmente alterar a dureza e o pH da água de uma forma que prejudique os teus peixes. As pedras recolhidas no exterior também podem estar cobertas com contaminantes que podem afetar a água do aquário.
Os especialistas têm opiniões mistas; muitos argumentam que, a menos que sejas um especialista na identificação da composição das rochas, é melhor ires a uma loja de animais e comprares rochas e substratos que tenham sido considerados seguros para a utilização em aquário. Outros, contudo, acreditam que a utilização de gravilha e pedras recolhidas é aceitável, desde que se sigam instruções sobre como testá-las para descartar componentes perigosos.
Neste artigo
Como testar as pedras
O principal perigo de utilizar o teu próprio cascalho e pedras num aquário é a possibilidade de conterem cálcio, o que pode alterar o pH da água. Mas antes de testares, certifica-te de lavar bem as pedras para remover toda a sujidade e contaminantes.
Os testes de cálcio podem ser tão simples como colocar algumas gotas de vinagre na rocha ou cascalho que estás a considerar utilizar. Se o vinagre (uma substância ácida) efervescer ou espumar sobre a rocha, não a utilizes. A reação química que estás a ver indica que a pedra contém cálcio.
Outra forma de testar pedras e cascalho é colocar as pedras lavadas num balde, totalmente submersas numa pequena quantidade de água que utilizas no teu aquário. Testa inicialmente o pH e a dureza, e depois deixa a água com as pedras durante uma semana e volta a testar. Se houver um aumento significativo de alguns parâmetros críticos, estas rochas ou cascalho causarão problemas no teu aquário.
Rochas a evitar, rochas a utilizar
As rochas a evitar são aquelas que são altamente calcárias – o que significa que têm uma grande quantidade de cálcio. Além disso, evita sempre as rochas com pontas afiadas que podem prejudicar os eus peixes.
As rochas a evitar incluem:
- Conchas ou corais esmagados
- Calcário
- Geodes
- Mármore
- Dolomita
As rochas mais seguras incluem:
- Granito
- Quartzo
- Basalto
- Arenito (testa sempre antes de usar, pois pode conter vestígios de calcário)
Muitas gravilhas e rochas têm uma mistura de minerais, mesmo na mesma pedra. Mesmo que se pense ter identificado corretamente uma pedra como um mineral seguro, testa sempre para ter a certeza.
Onde encontrar estas pedras
Experimenta procurar em praias oceânicas e frentes de lagos, ou ao longo das margens de riachos e rios. Contudo, evita recolher pedras de locais subaquáticos, especialmente em ambientes protegidos, pois a remoção de pedras pode perturbar habitats nativos dos quais dependem os peixes e a vida vegetal selvagens.
Também se pode comprar pedras ao ar livre a partir de uma variedade de fontes:
- Empresas paisagísticas que vendem rochas fluviais lisas e outros agregados.
- Centros de jardinagem e viveiros.
- Centros de melhoramento doméstico com departamentos de jardinagem.
Todas estas fontes podem fornecer-te rochas e cascalho baratos e atraentes para o substrato ou para decoração. Lembra-te apenas de ter cuidado ao fazeres as tuas seleções, e testa sempre as pedras ou gravilha antes de as utilizares no teu aquário.