Todos associamos o ronronar com gatos felizes, mas este som pode ter muitos significados. Deixamos-te neste artigo informação sobre como decifrar o que o teu animal de estimação está a “dizer”.
Porque é que os gatos ronronam?
O ronronar é o som mais comum dos nossos gatos, mas a maioria dos donos de animais de estimação não conhece a gama completa de significados que um gato transmite com estas vibrações calmantes. Embora os nossos animais de estimação ronronem quando estão satisfeitos, os gatos também fazem este som para assinalar outras emoções e necessidades, tais como fome ou cura. Aqui estão algumas dicas para descobrir o que o teu gato está a tentar dizer-te quando ronrona:
1. Ele está feliz. Os gatos ronronam frequentemente quando estão felizes, mas ronronar é apenas um sinal de vários sinais que mostram alegria. Observa se tem linguagem corporal que indica que o teu animal de estimação está à vontade, tal como uma cauda imóvel, olhos meio fechados, e um corpo relaxado em posição de descanso. Se o ronronar acompanhar estes sinais, podes ter a certeza de que o teu gato está a ronronar em puro êxtase.
2. Está com fome. Embora a hora da refeição possa ser uma ocasião alegre para os felinos amantes de comida, os gatos não ronronam apenas quando estão felizes. Os nossos animais de estimação fazem um tipo diferente de ronronar quando estão a pedir comida, muitas vezes combinado com um choro ou miado. Presta muita atenção e conseguirás ouvir a diferença entre estes dois tipos de ronronar.
3. Ele está a acalmar-se. Gatos que necessitam de cura, seja emocional ou física, também ronronam. Algumas pesquisas sugerem que a baixa frequência destas vibrações pode de facto acelerar o processo de cura, enquanto facilita a respiração do teu animal e ajuda a reduzir a dor e o inchaço. Os felinos ameaçados ou assustados também ronronam para se confortarem.
4. Ele está a criar laços. Gatinhos tão novos como alguns dias de idade são capazes de ronronar, promovendo uma ligação entre eles e as suas mães. As gatas também irão ronronar para acalmar os seus bebés, promovendo uma forte ligação entre os membros da família felina.
Qualquer que seja a causa por detrás do ronronar, os especialistas acreditam que o ronronar começa no cérebro dos gatos. Uma onda cerebral rítmica e repetitiva envia mensagens aos músculos das cordas vocais, fazendo-os tremer a uma taxa de 25 a 150 vibrações por segundo. O resultado é uma separação das cordas vocais tanto durante a inalação como durante a exalação – o que conhecemos como ronronar.
Nem todas as espécies de felinos podem ronronar, contudo, uma vez que animais maiores, como os leões e tigres, têm um osso flexível e pequeno dentro das suas cordas vocais que lhes permite rugir, mas não ronronar. Em felinos mais pequenos, este osso é endurecido, permitindo a ocorrência de vibrações produtoras de ronronar quando um gato inala e expira, mas impedindo qualquer rugido de longo alcance.
Isto faz sentido para os nossos felinos domésticos, que não precisam de proteger grandes extensões de terra para caçar como os grandes felinos, e podem assim reservar o ronronar para uns poucos íntimos. Na tua casa, tu és um dos companheiros escolhidos do teu gato, por isso aproveita quando ele escolhe aconchegar-se a ti com estes sons calmantes.