Os cães comunicam através do olfato, vocalização, linguagem corporal e muito mais. Uma das formas mais comuns de comunicação de um cão é lambendo. A partir do momento em que um cão nasce, a mãe lambe-o, e isto pode ser sinal de proteção, amor ou limpeza. Portanto, é preciso compreender que este hábito é habitual e instintivo para os cães.
É completamente normal que os cães lambam diferentes partes do teu corpo, tais como o rosto, mãos, pés e orelhas. Mas as razões pelas quais o faz podem depender. É por isso que neste artigo procuramos discutir as possíveis razões diferentes pelas quais o teu cão te lambe.
Mas antes de discutir as razões pelas quais os cães escolhem lamber partes específicas do teu corpo, é necessário compreender as causas que motivam os nossos cães a fazê-lo.
Os dois sentidos mais poderosos dos cães são o olfato e o paladar. Por exemplo, lembras-te quando o teu cão era um cachorrinho e mordia tudo? Bem, os cachorros fazem isto para ajudar no seu período de dentição. Além disso, a sua boca torna-se uma das suas ferramentas ao permitir-lhe explorar o mundo à sua volta.
O nariz de um cão contém até 300 milhões de recetores olfativos, o que significa que o olfato de um cão é 40 vezes maior do que o dos humanos. E embora estes dois sentidos atuem independentemente um do outro, em termos de explorar o mundo e explicar o racional por detrás da lambidela, ambos caem sob uma unidade recetora.
Assim, a partir disto, podemos também estabelecer que uma das principais razões para um cão lamber coisas é saber com o que está a lidar, o que está à sua frente, se é uma ameaça potencial, se é comestível, etc.
Segundo, desde o nascimento, um cão é lambido pela sua mãe. Esta é uma das primeiras formas de comunicação a que um cão está sujeito, e por isso, apresenta o mesmo comportamento com os seus donos. A lambidela em cães é também uma forma de apresentação. Esta ação é simbólica de respeito. Portanto, se o teu cão te lamber, pode estar a tentar dizer-te que te respeita.
Em terceiro lugar, lamber, pelo menos para os cães, liberta endorfinas agradáveis. Estas hormonas segregadas são desejáveis para um cachorro, e ajudam a aliviar o stress acumulado.
No entanto, é muito importante que, se notares que o teu cão lambe excessivamente, te dirijas ao teu veterinário. Padrões de lambidelas excessivos ou estranhos podem ser sintomas de infeção, alergia stress ou ansiedade e não devem ser ignorados.
Neste artigo
Porque é que o meu cão lambe a minha cara e a minha boca?
Um cão lambe a tua cara por uma razão principal: é um sinal de afeto ou amor. Estas lambidas são, para os cães, semelhantes às de um beijo para os humanos.
Quando se trata da boca, um cão lambe normalmente esta zona porque tem fome. Quando um cão é um cachorro, lambe a boca da mãe como forma de perguntar se ela pode regurgitar alguma comida para eles comerem. Os cães também podem por vezes lamber as nossas bocas porque querem a atenção. Por exemplo, provavelmente descobrirás que, se o teu cão te lambe a boca ou a cara de manhã para te acordar, é porque eles querem que brinques com eles, que lhes dês carícias, que os leves a passear, ou que os alimentes.
Porque é que o meu cão me lambe os pés?
Há várias razões que fazem um cão lamber os teus pés e, na maioria dos casos, é devido ao cheiro. O suor expulsa sais que, embora para nós sejam desagradáveis, para os cães são considerados irresistíveis. Os cães também por vezes lambem os nossos pés como sinal de brincadeira. Querem brincar connosco e lamber os nossos pés é uma forma de explorar novos cheiros e uma forma de captar a nossa atenção.
Porque é que o meu cão lambe as minhas mãos?
Os cães são animais muito inquisitivos, adoram explorar e saber tudo o que os rodeia. E quando falamos sobre eles querendo explorar o seu ambiente, isso inclui os seus humanos. Os cães lambem frequentemente as mãos para compreender e distinguir quem é um humano, perceber se já os conheceram antes, ou porque é que a pessoa está lá, por exemplo.
Como os sentidos dos cães são tão fortes, se estivermos fora durante o dia, um cão pode muitas vezes cheirar-nos para revelar o que fizemos. O seu sentido de olfato pode distinguir onde estivemos ou aquilo em que tocámos. Quando um cão te lambe, pode sentir o sabor de algumas das tuas atividades diárias. Ao compreendê-las, eles podem, por sua vez, compreender a tua rotina.
Porque é que o meu cão lambe os meus ouvidos?
O que deves ter notado é que, de todas as partes do teu corpo, os cães são extremamente atraídos pelas orelhas. Algumas das razões que explicam porque é que o teu cão gosta de lamber as tuas orelhas são as seguintes:
- Carinho: tal como com a tua cara, o teu cão também pode lamber as tuas orelhas como uma forma de expressar que te ama. Na maioria das vezes, quando um cão lambe as orelhas de uma pessoa, isto é respondido com abraços e carícias. Este afeto humano encoraja um animal a continuar a lamber.
- Higiene: os cães lambem os ouvidos uns dos outros como uma forma de higiene e, portanto, podem tentar o mesmo contigo. Isto significa que eles estão a tentar dizer-te que estás sujo? Não necessariamente! Para os cães, é simplesmente uma forma de evitar a acumulação de cera.
- Bom gosto: talvez soe um pouco desagradável, mas uma das razões pelas quais os cães gostam de lamber orelhas é porque gostam do sabor. Os cães são também atraídos pela mudança do olfato e do gosto da descarga auditiva nos ouvidos quando há uma infeção presente. Portanto, se um cão está a lamber excessivamente ou recentemente os teus ouvidos, ou os ouvidos dos seus amigos caninos, nota que isto pode ser um sinal de infeção.