O substrato no aquário torna um tanque mais atrativo, e vem numa variedade de cores e tamanhos, desde pequenas seixos e areia até grandes rochas fluviais. Contudo, também serve vários propósitos importantes para além da decoração, embora existam algumas situações em que o substrato não é desejável.
Neste artigo
O que é o substrato no aquário?
Qualquer material colocado no fundo do aquário é referido como substrato. As bactérias benéficas residem no substrato do teu aquário e decompõem os resíduos de peixes, restos de comida, e detritos vegetais para manter as condições da água saudáveis.
Filtração biológica
Talvez a função mais importante do substrato no aquário seja a filtragem biológica para boas bactérias. As bactérias podem viver sem um substrato, mas podem não crescer em quantidades suficientes para manter o aquário seguro para os teus peixes.
Se o aquário for deixado com o fundo nu, será necessário mudar a água com mais frequência para evitar a acumulação de resíduos nocivos. Mas se o aquário estiver muito povoado, mesmo mudanças de água frequentes poderão não ser suficientes para manter o amoníaco e os nitritos à distância.
Habitat dos peixes
O substrato no aquário é parte da criação de um habitat agradável para os seus peixes. Dá aos peixes um local para se esconderem e enriquece o ambiente dos habitantes do fundo, que preferem forragear através do substrato para obter pedaços de comida. Além disso, ajuda a reduzir os reflexos dentro do aquário, que podem stressar os peixes.
O substrato no aquário também pode ser utilizado para melhorar a química da água. Por exemplo, se os teus peixes requerem água dura, um substrato de coral pode ajudar-te a alcançar o equilíbrio correto.
Além disso, o substrato pode proporcionar um lar seguro para as ovas de peixe. Substratos maiores permitem que os ovos caiam fora do alcance de peixes famintos que não hesitariam em comer os seus próprios descendentes. Da mesma forma, os infusórios, ou organismos microscópicos, que podem ser alojados no leito de gravilha são um bom primeiro alimento para os peixes recém-nascidos.
Casa para plantas vivas
Se tiveres plantas vivas, um substrato no aquário é crítico e só fica atrás da iluminação para manter as tuas plantas saudáveis. O substrato adequado em aquários plantados pode assegurar que as tuas plantas enraízam bem e têm as suas necessidades nutricionais satisfeitas.
Laterite e vermiculite são substratos comuns para aquários plantados, uma vez que armazenam e libertam nutrientes para as plantas. São normalmente utilizados em combinação com cascalho. Além disso, algumas plantas de aquário com sistemas radiculares mais substanciais requerem profundidade extra para o substrato, por isso tem isso em conta ao montar o teu aquário.
Apelo estético
Talvez não consigas ver todas as formas microscópicas como o substrato beneficia os teus peixes, mas notarás definitivamente como aumenta o apelo estético geral do aquário. Além de acrescentar uma característica de design ao aquário, o substrato esconde resíduos e outros materiais que de outra forma flutuariam através da água. Tenta ter um aquário de fundo nu mesmo por um dia, e ficarás surpreendido com a quantidade de “lixo” que aparece no fundo.
Para além de esconder materiais indesejáveis, o substrato no aquário mostra o que realmente se quer ver: os peixes. Por exemplo, um peixe prateado contra um vidro nu não se destaca bem. Mas olha para ele contra um substrato escuro, e de repente todas as suas características aparecem. Além de tornar a visualização mais divertida, o substrato numa cor contrastante com o peixe permite-te ter uma visão melhor de quaisquer problemas de saúde ou comportamentos estranhos nos teus peixes.
Quando o substrato não é o ideal
Ocasionalmente há situações em que o substrato não é necessário ou mesmo desejável.
A circunstância mais comum quando não se utilizaria o substrato é para um aquário de crescimento para chocar ovos e criar alevins. Os aquários para crescimento devem ser mantidos escrupulosamente limpos, requerendo frequentes mudanças de água e aspiração rápida dos resíduos. Os alevins são tão pequenos que muitas vezes é difícil distingui-los de um substrato de cascalho. Assim, é fácil sugá-los acidentalmente ao aspirar o substrato ou ao mudar a água.
Os tanques hospitalares também omitem frequentemente o substrato, o qual pode abrigar agentes patogénicos que podem permanecer e infetar o próximo habitante. Um aquário de fundo nu é uma boa maneira de evitar essa possibilidade. Pela mesma razão, alguns proprietários optam também por excluir o substrato no aquário de quarentena.
Finalmente, algumas pessoas acreditam que o areão colorido pode stressar os peixes, possivelmente porque não se parece nada com o seu ambiente natural. O stress é um grande contribuinte para um sistema imunitário comprometido nos peixes, deixando-os suscetíveis a doenças, pelo que se pode querer ser cauteloso e usar um substrato mais natural. A tinta da gravilha também pode derramar para a água, por isso certifica-te de que qualquer produto que utilizes como substrato no aquário é completamente não tóxico para os peixes.