Plantas tóxicas para cães: tratamento e prevenção

Embora as plantas ajudem a criar uma bela decoração, as plantas tóxicas podem matar os animais de estimação se forem comidas. Mesmo algumas das plantas e flores decorativas mais comuns, tais como narcisos e tulipas, podem ser mortíferas para os cães.

O envenenamento por plantas de estimação pode ser uma emergência veterinária que requer atenção médica imediata. Mas podes salvar a vida do teu animal de estimação simplesmente desviando-te dos piores agressores e plantas tóxicas, tanto dentro como fora da tua casa.

Os cachorros são frequentemente mais afetados do que os cães mais velhos, devido à sua falta de experiência e ao seu tamanho relativamente menor. As raças, como os Labrador Retrievers, que são bem conhecidas pelos seus apetites indiscriminados, correm também um risco superior à média. Patas, bocas, e por vezes ouvidos e olhos também são vulneráveis às partes espinhosas das plantas.

plantas tóxicas para cães

Que plantas tóxicas para cães existem?

Algumas das plantas mais perigosas são também algumas das mais populares, incluindo as favoritas de jardim. É melhor assumir que as plantas não são boas para o teu cachorro e tentar evitar que ele as coma. Isto inclui plantas como beladona, hera inglesa, narcisos, tulipas, dedaleira, azevinho, ruibarbo, teixo, azálea e caládio. Mantém o teu cachorro afastado destas e de todas as plantas semelhantes.

Plantas tóxicas como as poinsettias causam apenas problemas ligeiros, tais como excesso de salivação ou irritação gastrointestinal. Manter estas plantas fora do alcance de patas curiosas pode ser suficiente para proteger os teus animais. Mesmo algo que não seja inerentemente venenoso também pode ser perigoso; agulhas de árvore de Natal engolidas, por exemplo, podem danificar o delicado revestimento do trato gastrointestinal de um cão.

Na primavera, as flores populares da Páscoa representam os maiores riscos. Os lírios, por exemplo, podem causar insuficiência renal em gatos, ou, em menores quantidades, problemas mais ligeiros, mas mesmo assim significativos.

Sintomas de intoxicação vegetal em cães

Os sintomas de envenenamento por plantas tóxicas são específicos para o tipo de planta consumida. Por exemplo:

  • Amarílis: vómitos, diarreia, depressão, salivação excessiva, tremores
  • Azálea: vómitos, diarreia, fraqueza, problemas cardíacos
  • Narcisos: vómitos, diarreia, salivação excessiva. Grandes quantidades podem causar arritmias cardíacas, tensão arterial baixa, e tremores
  • Dieffenbachia: irritação oral intensa, vómitos, dificuldade a engolir
  • Hera: vómitos, diarreia, dores de estômago, salivação excessiva
  • Azevinho: vómitos e diarreia
  • Cereja de Jerusalém: vómitos, diarreia, convulsões, dificuldades respiratórias, e choque
  • Lírio-do-vale: vómitos, ritmo cardíaco rápido ou lento, tensão arterial baixa, coma, convulsões
  • Visco: vómitos, diarreia, dificuldade em respirar, e ritmo cardíaco lento
  • Planta aranha: vómitos e diarreia
  • Ruibarbo: vómitos e salivação excessiva
  • Tulipas: vómitos, diarreia e salivação excessiva, especialmente se os bolbos forem comidos
  • Teixo: vómitos, dificuldade em respirar, convulsões, morte súbita sem sinais devido a insuficiência cardíaca

Esta não é uma lista completa de plantas tóxicas para cães. Se suspeitares que o teu animal de estimação comeu uma planta, particularmente se começares a notar quaisquer sinais de doença, chama imediatamente o teu veterinário.

Tratamento para o envenenamento por plantas tóxicas

Se vires o teu animal de estimação com um ou mais destes sinais, particularmente se uma planta suspeita estiver ao alcance da pata, obtém ajuda imediatamente. O tratamento rápido pode salvar a vida do animal.

Contacta o teu veterinário para aconselhamento. Podem recomendar-te que induza o vómito, dês água ou leite ao teu cachorro para beber, fazer uma abordagem de espera ou trazer o animal imediatamente para tratamento. Nunca induzas o vómito ou dês ao teu animal de estimação qualquer tipo de tratamento sem primeiro falar com o veterinário. Fazer com que o animal vomite a planta tóxica errada ou dar o “antídoto” errado pode tornar uma situação grave numa ainda mais mortal.

Como prevenir a morte por intoxicação vegetal

Mantém as plantas tóxicas fora de casa e do teu jardim. Se suspeitares que o teu animal de estimação possa ter comido algo perigoso, contacta o teu veterinário ou um centro de controlo de veneno animal para obter conselhos precisos.

Embora existam formas de tratar o envenenamento acidental do teu animal de estimação, prevenir o envenenamento por plantas tóxicas é o ideal. Por isso, escolhe apenas variedades amigas dos animais de estimação para o teu jardim e casa.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos