Pioderma em cães: causas e tratamento

O pioderma em cães é uma condição de pele que gera comichão e é desconfortável, mas geralmente parece mais grave do que é. Os cachorros e certas raças com pele enrugada são mais vulneráveis a este tipo de infeção, que surge de bactérias que ocorrem naturalmente e provoca pústulas vermelhas e lesões, principalmente no queixo e abdómen. Alguns casos resolver-se-ão por si próprios dentro de algumas semanas; outros podem necessitar de creme antibiótico para sarar.

Como o pioderma em cães pode ocorrer como resultado de uma condição subjacente que compromete a imunidade do animal, recomenda-se uma avaliação veterinária. Embora semelhante ao impetigo, uma infeção da pele humana, o pioderma não é transferível dos cães para as pessoas.

O que é o pioderma em cães?

Pioderma é uma infeção bacteriana generalizada da pele que cria saliências cheias de pus que se transforma em lesões com crosta em áreas de pelo esparso ou dobras cutâneas. Ocorre mais frequentemente em cães jovens e pode indicar uma condição de saúde subjacente.

pioderma em cães

Sintomas de pioderma em cães

Os sinais de pioderma são óbvios porque estão principalmente presentes no queixo e no abdómen, onde o pelo de um cão é escasso. Procura por:

  • Pústulas (pequenas saliências cheias de pus)
  • Pápulas (saliências em relevo que são pequenas e vermelhas)
  • Colaretes epidérmicos (lesões circulares com crosta à volta dos bordos)
  • Pele a escamar

As pústulas e pápulas caraterísticas rebentarão – devido ao coçar ou como um curso natural das lesões vermelhas circulares causadoras de infeção. Como as lesões de pioderma podem causar comichão, um cão pode coçar as áreas afetadas da pele, causando potencialmente mais vermelhidão, hemorragia e danos cutâneos. Se o pioderma em cães for grave, o desconforto pode causar-lhe depressão, letargia e desinteresse por comida.

Causas do pioderma em cães

A causa específica do pioderma não é bem compreendida porque apenas certos indivíduos desenvolvem este problema, a partir de bactérias que estão naturalmente presentes na pele de todos os cães. Se um cão tem um sistema imunitário comprometido, uma desordem endócrina, ou danos na pele que permitem a infiltração bacteriana, então é mais vulnerável ao pioderma. Outros fatores que podem aumentar o risco de um cão incluem:

  • Condições de vida pouco higiénicas (sobrelotação, falta de limpeza)
  • Infestação de pulgas ou sarna
  • Alergia alimentar
  • Doença da tiroide ou outros desequilíbrios hormonais

Algumas raças parecem estar predispostas a pioderma, incluindo staffordshire bull terriers, bulldogs, boxers, pequinês, pugs e shar-peis.

Diagnosticar o pioderma em cães

O teu veterinário realizará um exame físico e testes de citologia cutânea para determinar a presença de infestações bacterianas, fúngicas, ou de ácaros. Isto ajudará a identificar o pioderma em cães e confirmará ou excluirá outras causas de inflamação cutânea.

Uma vez diagnosticado o pioderma, devem ser realizados mais testes para determinar se existe uma condição subjacente que tenha facilitado a infeção cutânea.

Tratamento do pioderma em cães

O pioderma é geralmente fácil de tratar. Alguns casos podem mesmo resolver-se por si próprios sem tratamento. Se o pioderma de um cão parecer resistente à cura, então um curso de antibióticos tópicos ou orais pode ajudar. Manter a pele limpa e seca também irá acelerar a cicatrização.

Prognóstico para cães com pioderma

O pioderma não é fatal e geralmente permanece localizado, raramente se espalhando ou levando a infeções cutâneas mais profundas. Um cachorro pode ter crises até à idade adulta, mas a resolução de quaisquer problemas de imunidade subjacentes pode ajudar a minimizar a frequência e gravidade das crises.

Como prevenir o pioderma em cães

Uma vez que a causa específica do pioderma não é totalmente compreendida, a prevenção não é 100% possível, mas um ambiente limpo e de baixo stress e uma dieta nutritiva concebida para a fase de vida do teu cão são sempre boas medidas de proteção.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos