Perfil da raça: Podengo Português

Uma das raças portuguesas mais queridas, o Podengo Português pode ter três tamanhos diferentes, apropriadamente chamados pequeno, médio e grande – com uma diferença de cerca de 27 kg entre o mais pequeno e o maior da raça. E se isso não for variedade suficiente para ti, o pelo do podengo pode ser liso ou cerdoso.

Todos os podengos, independentemente do tamanho, são geralmente cães animados e amorosos, com grande apetite para brincar. E como cães de visão e cheiro com uma longa história de caça a coelhos, veados e javalis, estes cães atentos e ágeis também ganharam reputação pela sua perspicácia.

Aspeto do Podengo Português

No que diz respeito ao podengo português, o tamanho é importante.

  • Os podengo pequenos têm de 20 a 30 cm de altura e pesam entre 4 a 6 kg.
  • Os podengo médios medem entre 30 a 55 cm de altura e pesam entre 10 a 20 kg.
  • Podengos grandes medem entre 55 a 70 cm de altura e pesam entre 20 a 30 kg.

Pondo de lado as nossas balanças e fitas métricas, todos os podengos têm cabeças características em forma de cunha (como uma pirâmide de quatro lados) com olhos expressivos, em forma de amêndoa e orelhas eretas e triangulares. Estas orelhas são conhecidas por serem altamente móveis, refletindo o estado de espírito ou interesse do podengo português.

Estes cães magros e ágeis podem ser lisos ou cerdosos. Os primeiros têm pelo curto e denso, e os segundos têm pelo longo e áspero e barba no focinho. O seu pelo caracteristicamente rústico – seja liso ou cerdoso, curto ou comprido – é de uma variedade de cores, incluindo:

  • Todas as tonalidades de amarelo ou fulvo (sólido ou com marcas brancas)
  • Branco com marcações amarelas ou fulvas
  • Preto ou tonalidades de castanho/vermelho (sólido ou com marcas brancas)
  • Branco com marcações pretas ou castanhas

O pelo do podengo português não é apenas agradável para os olhos – é também relativamente fácil de manter. Enquanto que os cães de pelo cerdoso precisam de escovagem regular, aqueles com pelo liso precisam apenas de uma escovagem ocasional. Acrescenta um banho ocasional a qualquer das pelagens, e o teu cão estará limpo.

Podengo Português

Temperamento do Podengo Português

Há um famoso princípio arquitetónico que diz que a forma deve seguir a função. Por outras palavras, um edifício deve ser concebido de forma a ser utilizado. O mesmo poderia certamente ser dito não só da aparência do podengo, mas também do seu temperamento. Estes cães foram construídos para a caça, tanto física como mentalmente.

Então, que características distinguem um cão de caça de excelência? Para além do seu impressionante faro, visão e capacidades auditivas, o podengo português é apreciado por estar sempre alerta e ser corajoso e inteligente. São capazes de trabalhar sozinhos, mas também podem caçar em matilhas e são aprendizes rápidos.

Quando não estão a trabalhar, os podengos podem ser companheiros leais e afetuosos. Mas apesar de adorar a sua família, o podengo português pode ser cauteloso com estranhos e ladrará para te avisar quando alguém desconhecido se aproximar.

Necessidades de um Podengo Português

Não importa o seu tamanho, os podengos portugueses são cães ativos. Preferem dar voltas a correr a sentar-se, por isso é importante dar a estes cães espaço e algo para fazer. Eles saem-se bem em casas com famílias ativas (incluindo crianças) e quintais vedados. Sem uma barreira para os manter dentro do quintal, os podengos correm o risco de seguir os seus narizes apurados ou perseguir pequenos animais (o instinto de caça é difícil de abanar, mesmo num ambiente suburbano).

Como os podengos trabalham frequentemente em matilhas, podem partilhar uma casa com outros cães do seu próprio tamanho. Mas tem cuidado ao introduzir um podengo português a um animal mais pequeno, como um gato, que a raça pode confundir com uma presa.

Cuidados com esta raça

Os podengos requerem pouco alarido sobre o seu pelo. Os podengos de pelo liso raramente o perdem e só precisam de escovagem ocasional, enquanto os cães de pelo cerdoso o perdem com mais frequência e, portanto, precisam de ser escovados regularmente. Acrescenta o banho ocasional, aparas regulares das unhas, e cuidados dentários diários. Como vês, o Podengo Português não precisa de grandes cuidados.

Como com qualquer cão, a socialização precoce e o treino são aspetos importantes do cuidado dos cachorros. E embora estes cães sejam inteligentes e ansiosos por agradar, a sua natureza independente pode fazer do treino uma prática de paciência. Mas com um dono experiente e métodos de treino positivos, um podengo pode prosperar.

Para além do treino, os podengos precisam de muita atividade diária, de forma a satisfazerem os seus traços inatos de raça. Os podengos são caçadores, e como tal, são solucionadores de problemas que primam por pensar com os pés. Eles requerem muitos estímulos mentais para satisfazer as suas mentes rápidas.

Portanto, se estás à espera de um cão que mantenha os teus pés quentes enquanto passas o domingo a ler no sofá, o podengo português – que está habituado a correr longas distâncias e a trabalhar durante horas – pode não ser o mais adequado, uma vez que precisa de muito movimento físico diário.

Sem estímulos adequados para a sua energia, os podengos portugueses podem ficar aborrecidos e frustrados. E os podengos aborrecidos e frustrados podem desenvolver comportamentos indesejados como roer ou ladrar em excesso.

Saúde

O podengo português tende a ser uma raça muito saudável, e todos os tamanhos podem viver até 15 anos. No entanto, deves estar atento às seguintes condições:

  • Displasia da anca: A displasia canina da anca ocorre quando a articulação da anca de um cão se desenvolve anormalmente, resultando numa articulação solta e instável. Esta malformação pode levar a danos permanentes nas articulações e ao desenvolvimento de osteoartrose.
  • Luxação patelar: Esta é uma condição hereditária em que a patela do cão, ou rótula do joelho, sai da sua ranhura normal dentro do fémur quando o joelho é flexionado. É uma das causas mais comuns de coxeio em cães.
  • Problemas oculares: Um oftalmologista veterinário poderá verificar sinais de perturbações oculares, incluindo glaucoma, cataratas, e atrofia progressiva da retina.

História

Com uma história que se estende por mais de 2.000 anos, o podengo português é uma das raças de cães mais antigas do mundo. Pensa-se que os podengos são descendentes de cães que foram trazidos para a Península Ibérica pelos fenícios e romanos para servirem de companheiros de caça, e aqueles que se destacaram no clima e terreno de Portugal foram selecionados ao longo dos dois milénios seguintes.

Ao longo dos anos, surgiram três tamanhos diferentes para servir várias necessidades. O podengo grande foi desenvolvido para ajudar na caça de veados e javalis. Primariamente um cão da nobreza, é agora o tamanho mais raro em Portugal, uma vez que o interesse na caça ao javali diminuiu.

O podengo médio e o podengo pequeno, por outro lado, foram desenvolvidos para a caça ao coelho. Historicamente associados aos camponeses, esperava-se que o podengo português médio e o pequeno encontrassem, capturassem, e recuperassem as suas presas no terreno agreste e escarpado de Portugal.

Curiosidades sobre o Podengo Português

  • Os podengos são por vezes chamados de cães coelheiros. Este nome refere-se à sua vocação de caçadores de coelhos.
  • Por falar em nomes, a palavra “podengo” remonta pelo menos aos 1500s em Portugal, quando era usada para se referir a cães de caça de matilha. Com o tempo, o termo veio a referir-se especificamente aos antigos cães orelhudos trazidos para a Península Ibérica pelos Romanos e Fenícios.
  • O Clube Americano de Canicultura (AKC) designou o tamanho pequeno como uma raça separada da médio e grande em 2008. No entanto, vários grupos e países (Portugal incluído) consideram os três tamanhos como sendo da mesma raça.
  • Portugal tem 11 raças de cães nacionais, mas o podengo tem a distinta honra de ser o símbolo do Clube Português de Canicultura.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais vistos