Pássaros e o seu enriquecimento ambiental

Se adotaste recentemente pássaros, vais querer fazer o teu melhor para assegurar o seu bem-estar. Enquanto a comida, a água e uma gaiola adequada são consideradas o básico, o enriquecimento ambiental não é opcional. Ao levar as aves para o ambiente doméstico, retiramos o estímulo e o prazer que elas têm do seu habitat natural.

Para compensar, precisamos de enriquecer o ambiente doméstico em que as colocamos. Sem esse enriquecimento ambiental para as aves, elas desenvolverão sintomas de stress que podem ameaçar o seu bem-estar e reduzir o seu tempo de vida.

Assim,, fornecemos-te algumas ideias de enriquecimento para as aves de estimação. Estes são os elementos do ambiente das aves que as podem ajudar a viver uma vida plena e feliz nas nossas casas.

A importância do ambiente para os pássaros

Embora haja uma minoria de exceções, as aves são conhecidas pela sua capacidade de voar. Embora alguns de nós possam ter casas onde as nossas aves de estimação possam voar à vontade, a maioria terá de permanecer numa gaiola. Isto é para a segurança da ave, bem como para nos permitir a capacidade de as manter como animal de companhia. Nenhuma ave deve ser mantida permanentemente numa gaiola. Deve ser-lhes dada a oportunidade de voar num espaço maior, sempre que possível.

A gaiola dos pássaros precisa de ter algumas características básicas. Por exemplo, embora não possam voar livremente dentro da gaiola, terão de ter muito espaço para abrir as asas e batê-las o suficiente para voarem de uma zona para outra.

pássaros e enriquecimento ambiental

Necessidades de uma gaiola de pássaros

Recomendamos principalmente gaiolas grandes com muito espaço horizontal para permitir um voo a maiores distâncias. As gaiolas redondas não são adequadas porque produzem insegurança e uma sensação de exposição nas aves. Aviários e grandes gaiolas individuais são ideais se queremos realmente que as nossas aves sintam que vivem num local tão próximo do seu habitat natural quanto possível. Devem ser feitas de materiais não tóxicos, uma vez que as aves mastigarão as suas barras.

A gaiola deve também ter os seguintes elementos, sem interferir ou dificultar os movimentos da ave na gaiola:

  • Comedouro
  • Distribuidor de água
  • Osso de choco
  • Brinquedos
  • Poleiros

Os poleiros que colocamos dentro de uma gaiola devem ser feitos de materiais naturais sempre que possível. Os ramos reais das árvores são ideais e baratos. Isto porque a ave terá de desgastar as suas garras, algo que não é possível com a maioria dos poleiros de plástico. Os ossos de choco são importantes enriquecedores para os pássaros, uma vez que lhes permitem manter o condicionamento do seu bico.

Os brinquedos podem ser especialmente divertidos para as aves de grande porte, embora os baloiços e sinos possam ser apreciados por praticamente todos os tipos de aves de estimação. Estes brinquedos devem ser mantidos na sua gaiola, mas também devem receber diferentes objetos para brincarem quando estão no exterior. Muitas aves irão gostar de brincar com objetos que não são concebidos para serem brinquedos para aves, mas é preciso garantir que é algo seguro para elas brincarem.

Finalmente, um fator frequentemente negligenciado no enriquecimento ambiental de uma ave é a colocação da gaiola. Muitas vezes a gaiola de uma ave é colocada num local conveniente para o seu tutor, não para a ave em si. Não a coloques num lugar com corrente de ar, temperatura variável, ruídos altos, contaminação ou outros fatores que possam causar stress nas aves.

Lembra-te que os pássaros devem ser capazes de receber diariamente luz solar para sintetizar a vitamina D e o cálcio, seja no exterior ou com a janela aberta. No entanto, demasiada luz solar direta sem sombra também pode ser prejudicial.

Exercício físico para pássaros de estimação

Como já dissemos acima, a facilitação do voo é uma parte muito importante do enriquecimento do ambiente dos pássaros. Se uma ave é incapaz de voar, não está a exercer a sua natureza, algo que pode ser muito prejudicial para as aves. A quantidade que uma ave vai querer voar dependerá do indivíduo, mas proporcionar a oportunidade é importante.

Ao permitires que a ave voe dentro de casa, certifica-te de que não consegue escapar da sala em que se encontra. Se tiveres outros animais de estimação, tais como gatos que possam tentar apanhar a ave, assegura-te de que não estão juntos na mesma sala. Além disso, providencie uma gaiola tão grande quanto possível para facilitar o voo quando estão fechados.

Banhos de aves

A maioria das aves gosta de nadar e de brincar com a água. É uma atividade divertida e relaxante que fazem regularmente no seu ambiente natural, geralmente em grupos. Para além de lhes proporcionar alguma diversão, o banho também evita os ácaros e outros parasitas externos.

Em qualquer boa loja de animais, encontrarás pequenos recipientes exclusivamente para os pássaros se banharem. Este é um banho superficial, mas estável, que permite às aves mergulharem na água, banharem as suas asas ou simplesmente brincarem. Podemos também criar um banho de pássaros a partir de um prato que pode servir igualmente para a ave beber.

Temos de garantir a existência de uma borda para o banho de pássaros, para que o pássaro de estimação possa empoleirar-se nele. É também necessária uma manutenção adequada para assegurar a higiene com a melhor reabastecimento de água todos os dias.

Comida para pássaros

Os alimentos fazem parte do enriquecimento ambiental de uma ave. A dieta de uma ave deve ser sempre de qualidade e precisa ser de acordo com as necessidades nutricionais da espécie específica. Antes de ires à loja e comprares qualquer tipo de semente, pesquisa sobre a nutrição necessária da espécie em questão. Cada tipo de ave requer determinadas sementes numa determinada proporção.

Algumas aves, por exemplo, são insectívoras em certas fases da sua vida, pelo que necessitarão desta nutrição extra que só a pasta insectívora ou os insetos secos podem fornecer. Da mesma forma, muitas espécies beneficiam de comer certos tipos de rebentos verdes, fruta e legumes.

Podemos incorporar alimentos no seu enriquecimento ambiental, fornecendo coisas como dispensadores de sementes de pássaros. Mais uma vez, estes só devem ser incorporados tendo em mente as necessidades da ave ou pássaros específicos. Fala com um veterinário com experiência em animais de estimação exóticos para saberes mais.

Música

Os pássaros têm uma audição muito sensível. Adoram os sons do ambiente e a música que os seus companheiros emitem. Para eles, não é simplesmente uma forma de comunicar, também os relaxa e faz felizes.

É por isso que é muito importante dar às tuas aves um estímulo sonoro. As alturas do dia mais adequadas para isso são à primeira luz, ao meio-dia e à noite. Estes três períodos de tempo são os mais ativos e recetivos.

Podes procurar na Internet canções de membros da sua própria espécie, música convencional de que gostas e até cantar tu mesmo. Se vires sinais de stress na ave ao tocares música alta, para e toca algo mais suave. Tal como nós temos a nossa preferência por música, o mesmo acontece com os nossos pássaros de estimação.

Socialização

A maioria das aves são animais muito sociais que vivem em grandes comunidades. Por essa razão, se notares que o teu pássaro está indiferente ou não responde ativamente ao estímulo que propusemos, é possível que esteja deprimido devido a uma falta de estímulo.

Por esta razão, é vital investigar o teu pássaro e as suas necessidades. Deve ser feito muito antes da adoção do pássaro, pois precisamos de garantir que somos capazes de lhes proporcionar o ambiente adequado. Por exemplo, pode ser bom ter certas espécies de papagaio a viver por conta própria, desde que tenham a estimulação física e mental adequada dos seus tutores. No entanto, cuidar dos pintassilgos significa proporcionar-lhes um parceiro, uma vez que não serão capazes de viver por si próprios.

Espelhos para pássaros

Os espelhos são um assunto controverso quando utilizados como enriquecimento ambiental de aves de companhia. Alguns guardiães pensam que são uma ótima forma de proporcionar distração, especialmente para pássaros que vivem por conta própria. Outros pensam que os espelhos confundem as aves e podem fazê-las ficar stressadas por pensarem que o pássaro no reflexo é real.

Embora controversa, a resposta sobre se os espelhos são um enriquecimento ambiental adequado para as aves de companhia é bastante simples. Temos simplesmente de ver se o nosso pássaro responde bem a eles. Algumas aves podem gostar de se olhar num espelho e brincar com ele durante curtos períodos de tempo. Outras podem ficar desconfiadas e mesmo assustadas com a reflexão da luz. Há mesmo pássaros que ficam obcecados e olham para o espelho o tempo todo.

Se o teu pássaro de estimação gosta do espelho, mas não fica obcecado com ele, pode proporcionar um enriquecimento ambiental adequado. Se estiver demasiado distraído ou mesmo stressado pela presença de um espelho na sua gaiola, retira-o imediatamente.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos