Os furões e outros animais de estimação

Muitos lares têm múltiplos tipos de animais, o que pode, por vezes, tornar-se complicado. Se tiveres um furão ou estiver a pensar em arranjar um, vais querer saber se os furões de estimação se dariam bem com o teu cão, gato, ou outro animal de estimação. Esta é uma questão complexa e depende muito da personalidade e das caraterísticas tanto do furão, como dos outros animais de estimação.

Embora os teus gatos, e por vezes os cães, possam dar-se bem com furões, é ainda necessário supervisionar de perto todas as interações, para proteger tanto os furões como os outros animais de estimação. Em alguns casos, os animais de estimação e os furões não se darão de todo e terão de ser mantidos afastados uns dos outros para a segurança de todos. Antes de misturares furões e outros animais de estimação no lar, decide se será demasiado difícil dividir a tua atenção entre os teus animais de estimação, caso estes não se deem bem.

Gatos e furões

Furões e gatos dão-se muitas vezes bem, embora dependa do temperamento de todos os envolvidos. Os gatos brincam frequentemente com furões e vice-versa. Os furões podem normalmente defender-se contra os gatos. Existem, no entanto, exceções definitivas, por isso supervisiona as sessões de brincadeira muito de perto até teres a certeza de que tanto o teu furão como o teu gato ficarão bem (e mesmo assim deverás estar por perto para os vigiar). Os furões podem na realidade ser um pouco duros com os gatos, especialmente os gatinhos, por isso não deixes um furão adulto brincar com um gatinho sem supervisão.

furões e outros animais

Cães e furões

Os cães e furões são uma questão muito mais complicada e individual. Deve-se considerar cuidadosamente o temperamento de um cão antes de o apresentar a um furão. Muitos cães dão-se bem com furões, mas algumas raças de cães (como alguns terriers) foram criados com o objetivo de caçar caça miúda, pelo que poderão ser tentados a perseguir furões instintivamente.

Os cães grandes podem inadvertidamente ferir um furão em brincadeira, os cães territoriais podem atacar um furão se este se aproximar demasiado dos seus brinquedos ou comida, e qualquer cão pode reagir instintivamente a ser perseguido ou magoado por um furão. É possível que um cão, especialmente um cão maior, magoe seriamente um furão por acidente ou apenas pelo comportamento natural do animal, por isso tens de ser cauteloso. Se houver qualquer dúvida ou qualquer sinal de agressão, é melhor nunca teres cães e um furão a andar livres juntos. Certifica-te de manter o teu furão afastado da comida e dos brinquedos do teu cão.

Furões e outros animais de estimação

Como regra geral, os furões não se misturam bem com outros tipos de animais de estimação. Estes animais são carnívoros e embora o teu furão possa não pensar conscientemente em outros pequenos animais de estimação (por exemplo hamsters e outros roedores, coelhos, pássaros, pequenos lagartos, cobras) como uma refeição, os movimentos rápidos destes pequenos animais podem desencadear um instinto de predador-presa no teu furão. É melhor prevenir do que remediar, pelo que se recomenda manter os furões e os animais de estimação que não sejam gatos e cães completamente separados.

Dicas extra

  • Conhece os teus animais de estimação e o seu temperamento. Se um deles for mais agressivo ou territorial, misturá-lo com outros animais de estimação pode ser um problema.
  • Faz as introduções lentamente. Primeiro, permite que um gato ou cão investigue o furão enquanto o furão estiver na segurança da sua jaula. Se os teus animais de estimação se derem bem através das barras da gaiola, segura o furão enquanto permites ao teu gato ou cão investigar (é uma boa ideia ter alguém à mão para segurar o cão ou gato, se necessário). Se não houver sinais de agressão, abaixa o furão e deixa-o interagir com o cão ou o gato. Pode ser bom prender o teu furão e/ou o teu cão.
  • Supervisiona com muito cuidado no início. Mesmo que tudo corra bem, mantém-te atento e intervém se necessário.
  • Certifica-te de que o teu furão tem algum lugar para onde fugir, se necessário (um esconderijo onde só o furão pode chegar), especialmente com cães.
  • Como regra geral (mas não sem exceções), um furão que cresce com gatos ou cães é suscetível de se dar melhor com eles. Da mesma forma, cães e gatos que crescem com furões são mais suscetíveis de aceitar e brincar com eles. Ainda assim, para segurança de todos os envolvidos, é uma boa ideia supervisionar as entre os furões e qualquer outro animal de estimação.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos