Os répteis podem deixar de comer por uma variedade de razões. Por vezes é devido a algo que já fizemos ou lhe demos de comer anteriormente e outras vezes é devido a uma doença. Seo teu gecko não come, mas continua ativo, há coisas que podes fazer em casa antes de o apressares para o consultório do veterinário.
Neste artigo
Porque é que um gecko não come?
Os geckos podem perder o apetite por uma variedade de razões. A maioria pode ser resolvida com o cuidado apropriado ou com uma rápida viagem ao veterinário de exóticos. Algumas, no entanto, são mais difíceis de lidar.
Ambiente frio
A principal razão pela qual um gecko não come é o facto de estarem demasiado frios. Talvez a tua lâmpada de calor se tenha queimado, talvez o tapete térmico tenha deixado de funcionar, talvez haja uma corrente de ar a entrar na gaiola, ou talvez nunca tenhas tido uma fonte de calor apropriada para o teu animal e este ficou demasiado frio. A mudança de estações do outono para o inverno leva frequentemente muitos geckos ao veterinário, mas, na maioria das vezes, uma simples alteração à sua temperatura ambiental fá-los-á recomeçar a comer.
Se a taxa metabólica do gecko for reduzida devido a temperaturas inferiores a 21ºC, é muito provável que deixe de comer. O calor suplementar é necessário se não mantiveres a sala onde o animal se encontra a cerca de 26ºC, e não há muitas pessoas que mantenham as suas casas tão quentes.
Um tapete térmico funciona bem mas não aquece o ar tão bem como o chão do recinto, pelo que é difícil controlar a temperatura em que o animal se encontra. É muito melhor e mais rentável ter uma simples luz de calor sobre o recinto. Desta forma, é possível monitorizar devidamente a temperatura de base e certificar-se de que não está a ficar demasiado frio no recinto durante a noite.
Fezes impactadas
Se o gecko não come e não defecou recentemente, pode ter um impacte fecal. Este impacte fecal pode ser devido a uma refeição grande ou dura que o animal comeu recentemente, ou de material de cama que foi ingerido acidentalmente. Os tampões de uratos também podem causar um bloqueio de matéria fecal. Se o animal estiver a ter estes problemas, tenta mergulhá-lo num banho de água quente duas vezes por dia. A água deve ser suficientemente profunda para cobrir as ancas do gecko.
Enquanto o animal estiver submerso, deves massajar suavemente a sua barriga. Se isso não ajudar a passar as suas fezes e urina ao fim de um dia ou dois, deves levar o gecko a um veterinário. O teu veterinário pode precisar de administrar um clister, ou podem descobrir que o animal tem parasitas intestinais ou precisa de outros cuidados médicos.
Doença
Se o gecko não come e teve recentemente acesso a uma corrente de ar ou teve uma diminuição da sua temperatura ambiental, pode ter uma infeção respiratória. As infeções respiratórias são comuns nos répteis e podem causar a perda do apetite. Se o animal estiver doente de outra forma, pode haver uma razão diferente para a sua inapetência. O teu veterinário de exóticos pode diagnosticar crescimentos que afetam ou bloqueiam o trato intestinal, ulcerações da boca, e outras doenças. Se suspeitares que uma doença é uma razão pela qual o gecko não come, visita o veterinário para obter assistência.
Lesão
Se o gecko tiver uma ferida ou estiver com dores devido a uma lesão, pode deixar de comer. Abscessos, lesões oculares, problemas na cauda e nos dedos dos pés podem ser muito desconfortáveis e, por conseguinte, o gecko não come. Se souberes que o animal tem uma lesão, deves estar preparado para este não querer comer até que a sua dor seja controlada e ele se sinta melhor.
Problemas de visão
A pele retida nos olhos pode bloquear a capacidade do animal de ver a sua comida, especialmente se estiver a tentar apanhar um grilo. Isto ocorre normalmente após uma muda incompleta e é frequentemente devido a uma falta de humidade no recinto. Outros problemas oculares pelos quais um gecko não come incluem úlceras da córnea e abcessos retrobulbares.
Tratamento a seguir quando um gecko não come
A melhor abordagem para tratar a falta de apetite de um gecko é examinar o ambiente, comportamento e aparência física do teu animal de estimação e fazer o teu melhor palpite quanto ao problema. Pergunta-te:
- O meu animal está a comportar-se normalmente ou poderá ter uma infeção, ferimento ou doença? Se o teu animal de estimação estiver lento ou tiver outros sintomas, uma viagem ao veterinário é uma boa ideia.
- Há problemas com a visão do animal? Se assim for, uma viagem ao veterinário é a única forma de resolver o problema.
- O meu animal de estimação está a defecar corretamente? Se não, tenta a abordagem do banho e massagem descrita anteriormente; se não fores capaz de resolver o problema, verifica com o teu veterinário porque é que o gecko não come.
- Poderá o meu animal de estimação estar com frio? Se o tempo estiver frio e não tiveres instalado uma lâmpada de calor, agora é a altura de o fazer. Verifica a temperatura regularmente. Isto pode resolver o problema em apenas algumas horas.
Claro que, se o teu gecko não come, pode ser por uma razão diferente da listada, por isso, se experimentaste todas as dicas acima sem qualquer melhoria, certifica-te de agendar uma visita ao veterinário de exóticos para que ele te possa ajudar a descobrir porque é que o teu gecko não come.
Como evitar a falta de apetite nos geckos
Embora não seja possível evitar absolutamente a perda de apetite, estas medidas podem ajudar.
- Certifica-te de que o recinto do teu animal está quente e livre de itens que possam ser ingeridos acidentalmente.
- Evita alimentos que têm o potencial de causar problemas digestivos.
- Manuseia cuidadosamente o animal para evitar lesões.
- Se vires sinais de que o gecko não está bem, leva-o ao veterinário o mais cedo possível.