O meu cão come erva: porquê?

É bastante comum ouvir preocupações dos donos de cães porque o cão come erva. Especialmente porque alguns deles vomitam depois de o fazer. Mas qual é a razão por detrás deste comportamento? Embora ainda não exista uma resposta única para esta pergunta, até porque as razões por detrás deste comportamento podem mudar de caso para caso, deixamos-te algumas hipóteses.

1. Estão a aprender com o seu ambiente

No caso dos cachorros, eles aprendem sobre o ambiente que os rodeia provando tudo. Assim, a erva é uma das múltiplas coisas que um cachorro comerá para aprender sobre os diferentes componentes do ambiente em que vivem.

cão come erva
2. Estimulação sensorial

Também pode ser possível que os cães sejam atraídos pelo cheiro, a sensação e o sabor da erva. A estimulação sensorial proporcionada pela erva (e outras plantas) torna-a atrativa para os cães.

3. Fibra

Os cães não são animais carnívoros e embora a sua dieta inclua carne, também consomem plantas. Para manter um sistema gastrointestinal saudável, os cães precisam de uma certa quantidade de fibra. Uma das possíveis razões pelas quais um cão come erva é que está a tentar adicionar alguma fibra à sua dieta. Tal como no caso dos humanos, a fibra “mantém os canos em movimento”. Há um relato de um caniche em miniatura que parou um hábito de sete anos de comer e vomitar erva e outras plantas apenas 3 dias depois de o dono ter mudado a sua dieta para uma dieta rica em fibras.

4. Micronutrientes

Os cães são classificados sob a ordem Carnivora, no entanto, não são estritamente carnívoros, eles comem algumas plantas aqui e ali para satisfazer as suas necessidades nutricionais. Os cães modernos obtêm proteínas de origem animal dos alimentos, contudo, os seus antepassados caçavam e, em muitos casos, caçavam animais herbívoros juntamente com as suas barrigas cheias de plantas. Estudos sobre a matéria fecal dos lobos modernos descobriram que até 47% deles ingerem erva. O teor de micronutrientes da erva depende em grande parte do solo em que cresce.

5. Parasitas

Outra hipótese é que um cão come erva para o ajudar a livrar-se de parasitas intestinais. No entanto, esta hipótese é contraditória, uma vez que os cães podem ficar infestados de parasitas depois de comerem ovos de parasitas da erva e do solo.

6. Para induzir o vómito

Investigadores da The School of Veterinary Medicine da Universidade da Califórnia Davis conduziram um inquérito, e verifica-se que cerca de 22% dos cães que comem erva vomitam depois. De acordo com os seus resultados, parece haver uma correlação entre a perturbação gastrointestinal subclínica e a erva com a intenção específica de vomitar.

Descobriram também que os cães que apresentavam sinais de doença antes da erva eram muito mais propensos a vomitar após a erva do que os cães com aspeto saudável. No entanto, afirmam que comer erva é um comportamento normal nos cães e a maioria dos cães não vomita depois de ingerir erva.

7. Aborrecimento

O teu cão pode estar apenas a tentar passar o tempo, como qualquer outra criatura viva; os cães precisam de estimulação mental e física. Os seus antepassados passaram o tempo a caçar presas, mas hoje os animais têm “entrega de comida” de graça todos os dias. Com algum tempo livre nas suas patas, os cães encontrarão diversas formas de se manterem ocupados ao longo do dia.

8. Ansiedade

Os cães com ansiedade de separação têm uma maior tendência a desenvolver pica, o termo médico para o comportamento aberrante de ingestão de objetos não alimentares. Neste caso, um cão comer erva não é tão mau como comer uma meia ou um sapato.

9. Stress

Tal como no caso da ansiedade, os cães em condições stressantes como quando sofrem o domínio de outros cães ou têm fome, ou quando qualquer uma das suas necessidades básicas não é satisfeita, podem desenvolver pica.

10. Simplesmente porque eles gostam

Como afirmam os resultados dos investigadores da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, um cão comer erva é um comportamento normal e a maioria dos cães com acesso à erva comê-la-á.

Conclusão

Quer seja por causa de qualquer uma das causas listadas anteriormente ou simplesmente porque gostam, se o teu cão come erva, é importante fornecer-lhe erva livre de químicos nocivos, tais como inseticidas ou fertilizantes. Se as causas são o tédio, tenta passar mais tempo a brincar com o teu cão. Se a causa for o stress da ansiedade, consulta um treinador de cães ou veterinário para rever as especificidades do caso do teu cão, que te aconselhará sobre várias formas de ajudar o teu animal a lidar com os seus problemas psicológicos.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos