Mudar a água do aquário de forma parcial e regular é algo de aconselhado, mas mudanças maciças de água podem levar a problemas. Há mitos e mal-entendidos sobre a razão pela qual isto causa problemas.
Um conto típico de desgraça é um proprietário de aquário que não fazia mudanças parciais de água desde que montou o aquário há um ano atrás. Quando um amigo reparou que o areão estava um pouco sujo, o dono soube que deveria ter feito mudanças de água frequentes e limpo o seu filtro. Efetuou imediatamente uma mudança maciça de água, aspirou o cascalho minuciosamente, e mudou todos os meios filtrantes.
Tudo parecia imaculado, mas no dia seguinte ele descobriu que metade dos seus peixes estavam mortos. Na semana seguinte, os restantes peixes morreram, apesar de ter realizado várias outras mudanças de água frenéticas. Ele assumiu que a mudança de água matou os seus peixes e não é segura, apesar de numerosos especialistas dizerem o contrário.
Neste artigo
O que é que correu mal?
Será que mudar a água do aquário matou os peixes? A resposta é sim, mas não porque as mudanças de água são intrinsecamente más. A causa é mais complexa do que isso. Com o tempo, os subprodutos dos desperdícios de peixe, partículas alimentares não consumidas, folhas mortas das plantas, etc., alteram a química da água. Porque os peixes vivem na água e as mudanças acontecem gradualmente, eles ajustam-se a ela.
Quando ocorre uma alteração repentina e grande da água, causa uma mudança tão drástica nos parâmetros da água que os peixes muitas vezes não a toleram e morrem. Aqueles que não morrem imediatamente ficam stressados e podem sucumbir a doenças durante as próximas semanas.
A limpeza dos meios filtrantes também remove as bactérias benéficas que são necessárias para quebrar o amoníaco tóxico na água. Naturalmente, o proprietário pensa que mudar a água do aquário e a limpeza do filtro foi a causa e, portanto, é uma má ideia.
Deve-se mudar a água do aquário?
Se mudar a água do aquário pode potencialmente matar os peixes, porquê sequer fazê-lo? A resposta é que as mudanças de água regulares são importantes para a saúde a longo prazo dos teus peixes. Os resíduos dissolvidos na água, que não são aparentes a olho nu, não matarão os peixes, mas à medida que os resíduos acumulam gradualmente o stress reduz a sua imunidade à doença.
Os peixes são expostos a bactérias, vírus e parasitas com mais frequência do que os donos imaginam. Um peixe com um sistema imunitário forte raramente adoece, mesmo quando exposto a agentes patogénicos. Por outro lado, um peixe que adoece geralmente tem sido stressado por más condições da água e/ou dieta inadequada.
Mesmo os peixes que não sucumbem à doença podem ser afetados de outras formas. Sabe-se que os níveis elevados de nitratos têm impacto no crescimento dos peixes, bem como na sua capacidade de reprodução. Os peixes jovens são particularmente sensíveis à má qualidade da água.
A melhor coisa que se pode fazer para manter os peixes saudáveis é mudar regularmente parte da água para manter uma química adequada. As mudanças parciais regulares da água impedem a mudança lenta mas drástica do pH, alcalinidade, nitrato, e outros parâmetros que afetam a saúde dos peixes.
Como mudar a água do aquário
Se não mudaste a água durante meses, ou possivelmente anos, não é sensato fazer uma mudança repentina e maciça. No entanto, ainda deves começar a mudar a água regularmente. Começa devagar, mudando 10 por cento do volume total de água. Espera uma semana, e depois efetua outra mudança de água igualmente pequena.
Continua este processo durante vários meses, aumentando cada vez mais a percentagem de água mudada. Isto sujeitará os seus peixes a uma lenta mudança na química da água, à qual eles se podem adaptar sem danos. Idealmente, uma vez realizadas essas mudanças de água, uma mudança de água de 25% a cada 2-4 semanas manterá uma boa qualidade da água no teu aquário.
Descobrirás que, à medida que te habituas à rotina de mudança de água, levas cada vez menos tempo a completá-la. É tempo bem passado, pois a água limpa é a chave para manter os peixes saudáveis e aumentar o seu tempo de vida. Lembra-te disso da próxima vez que alguém te disser que mudar a água do aquário mata os peixes, quando a falta de mudanças de água é de facto o problema.