Os animais de estimação exóticos são muito apelativos para algumas pessoas e completamente fora dos limites para outras. A ideia de ter um animal em casa com o qual é difícil criar laços perde o que muitas pessoas veem como o propósito de viver com um animal. No entanto, há muitas pessoas que veem a beleza da natureza em todos os seus aspetos, mesmo aqueles que podem parecer ameaçadores. Por esta razão, algumas pessoas consideram manter os escorpiões como animais de estimação.
Antes de adotares qualquer animal, é vital que faças alguma pesquisa. Quando se trata de um escorpião imperador, esta investigação é particularmente importante. Damos-te uma ajuda com este artigo.
Neste artigo
Caraterísticas do escorpião imperador
O escorpião imperador (Pandinus imperator) é um invertebrado que tem origem em África. Embora muitas pessoas tenham receios válidos acerca de animais venenosos como o escorpião imperador, ele está a tornar-se cada vez mais popular como companhia. A sua popularidade como animais de estimação tem resultado na sua presença em ambientes domésticos em todo o mundo.
Talvez parte do seu apelo seja o seu tamanho relativamente grande. As fêmeas escorpiões imperadores podem atingir cerca de 18 cm de comprimento, com machos medindo cerca de 15 cm. São tipos relativamente pacíficos de escorpiões e parecem tolerar melhor o contacto humano do que muitos outros. Têm uma aparência negra brilhante, embora possam ter tons avermelhados em certas áreas, tais como as suas garras.
Os escorpiões imperadores são venenosos?
Como com todos os escorpiões, o escorpião imperador tem picadas venenosas. Apesar de terem um ferrão, não costumam usá-los para matar as suas presas, confiando antes nas suas garras relativamente grandes. Embora o seu ferrão contenha veneno, este não é fatal para os humanos. Causar-nos-á muita dor se formos picados por um, mas não matará uma pessoa saudável.
Os que correm maior risco são pessoas com alergias a picadas de escorpião, e , claro, estes animais precisam de ser afastados das crianças. Se estás a pensar em manter um escorpião imperador como animal de estimação, é preciso ter em mente a sua natureza perigosa.
Cuidados com o escorpião imperador
Manter os escorpiões imperadores como animais de estimação não requer grande cuidado ou dedicação. Ao contrário dos cães, gatos ou muitos outros animais de companhia, não iremos conseguir criar laços com um escorpião imperador. Eles podem tolerar a nossa presença, mas não são propensos a demonstrar afeto. São um animal resistente e de vida longa e podem viver até 10 anos na natureza, embora a sua esperança de vida no ambiente doméstico seja mais próxima dos 5 anos.
Teremos de providenciar um grande terrário: quanto maior, melhor. Este proporcionará as condições ideais para o animal viver, uma vez que necessitam de muito espaço para se deslocarem. O desenho do terrário deve ser simples e emular o seu ambiente natural. Isto requer a adição de uma base de cascalho de cor quente (eles adoram escavar) com pelo menos 5 cm de profundidade. Rochas e pequenos ramos devem decorar o terrário.
Outra consideração muito importante a ter em conta é a necessidade de fixar uma temperatura estável entre 25 ºC e 30 ºC. Requerem também 80% de humidade. Finalmente, devemos salientar a importância de colocar o terrário num espaço longe de correntes de ar, mas com ventilação suficiente e muita luz natural.
A limpeza do habitat do escorpião imperador não é tão intensiva como alguns outros animais, uma vez que estes não tendem a ficar muito sujos. Devemos ter cuidado ao apanhar o escorpião imperador de estimação e retirá-lo do terrário. Não o agites e presta sempre atenção à posição das suas garras e do seu ferrão.
Dieta do escorpião imperador
Como com qualquer animal doméstico, alimentar os escorpiões imperadores é vital. Ao contrário de muitos animais, só precisam de ser alimentados 1-3 vezes por semana. Alimentam-se de insetos e os mais comummente disponíveis nas lojas de animais de estimação são os grilos. Outros possíveis alimentos para insetos incluem baratas e escaravelhos. Os insetos usados para alimentar o escorpião imperador devem ser vivos, mas como só comem 1-2 grilos por refeição, não podemos manter muitos grilos em casa num dado momento.
Manter os escorpiões imperadores como animais de estimação também requer muita hidratação. Precisaremos de colocar um prato de água muito rasa no seu terrário. Isto porque os escorpiões imperadores não nadam e podem facilmente afogar-se se houver profundidade de água suficiente. Por esta razão, alguns guardiães dos escorpiões imperadores mantêm uma bola de algodão embebida em água para efeitos de hidratação.
É possível manter um escorpião imperador em casa?
Embora seja possível manter um escorpião imperador como animal de estimação, nós não recomendamos que o faças. As razões não têm tanto a ver com o mal que isso causará ao escorpião individual. Têm a ver com os possíveis danos que causarão num lar, bem como com os potenciais danos que causam às populações de escorpiões imperadores em geral:
- Responsabilidade: manter os escorpiões imperadores como animais de estimação pode não ser muito intensivo, mas requer responsabilidade de cuidados. Como podem viver durante mais de 5 anos, não devem ser adotados por capricho e exigem empenho.
- Perigo: embora o veneno do escorpião imperador não seja considerado fatal nos humanos, as suas picadas e garras podem causar danos a pessoas vulneráveis. Algumas pessoas podem também ser alérgicas e o tratamento pode ser difícil, dependendo do local onde se vive.
- Conservação: uma das principais razões para não manter os escorpiões imperadores como animais de estimação é o seu estado de conservação. Eles são um animal protegido pela CITES e estão sob ameaça devido à sua recolha na natureza.
- Legalidade: pode não ser legal manter um escorpião imperador no local onde vives. Isto deve-se em grande parte ao comércio ilegal destes animais por caçadores furtivos e criadores que não se preocupam com o bem-estar dos animais individuais e das suas maiores populações selvagens. Ao adotares um escorpião imperador, é provável que contribuas para este comércio ilegal e ajudes a sustentar as suas práticas nefandas.
Finalmente, é de notar que o escorpião imperador é frequentemente confundido com o escorpião florestal asiático. Embora ambos sejam parecidos e ambos sejam mantidos como animais de estimação, o escorpião florestal asiático é geralmente mais agressivo. Devido ao comércio sem escrúpulos, é possível que adotes um escorpião florestal asiático, apesar de serem anunciados como sendo escorpiões imperadores.
Manter um escorpião como animal de estimação também não é recomendado se se tiver outros animais de estimação em casa.