A insuficiência renal em cães é uma condição que pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em cães mais velhos. Acontece quando um ou ambos os rins perdem a sua capacidade de filtrar o sangue eficientemente e isto tem consequências graves para o corpo do animal.
Em alguns casos, quando o problema com os rins começa, o corpo tenta compensar a insuficiência, para que os sintomas não ocorram. Quando o corpo já não pode compensar, o cão fica subitamente muito doente. Noutros casos, o cão desenvolve sintomas ligeiros que se agravam com o tempo, permitindo que seja tratado de forma mais eficaz.
Neste artigo
Sintomas de insuficiência renal em cães
Os sintomas de insuficiência renal em cães são muito variados e podem ser confundidos com outras causas. Contudo, as análises ao sangue revelarão o diagnóstico, que deve ser sempre feito por um veterinário. Vejamos os sintomas:
- Fraqueza e cansaço. Devido ao facto de as toxinas não serem devidamente expelidas, o cão sente muito cansaço, parece fraco, não quer brincar e descansa mais do que o habitual.
- Inapetência. Os cães com insuficiência renal sofrem de uma diminuição do apetite. Comem muito pouca comida, o que contribui para a sua fraqueza.
- Polidipsia. Este termo refere-se a um aumento do consumo de água, uma vez que o corpo tenta compensar a insuficiência renal através de um aumento da hidratação. Podemos observar que o cão bebe uma quantidade de água maior do que há algum tempo atrás.
- Poliúria. Isto refere-se a um aumento da quantidade de urina, e os cães podem mesmo urinar involuntariamente, devido ao aumento do fluxo de urina.
- Diarreia e vómitos. Um excesso de certas substâncias no corpo, como a ureia, faz com que o cão experimente vários sintomas, incluindo vómitos e diarreia. Estas substâncias, que são produtos residuais do corpo e não são devidamente eliminadas, afetam as funções dos órgãos do cão.
- Anemia. Os cães são frequentemente afetados por falta de nutrientes em resultado de falta de apetite e problemas digestivos. Além disso, a falta de eritropoietina renal causa uma diminuição da quantidade de ferro no sangue.
- Perda de peso. Os cães com insuficiência renal perdem frequentemente peso devido a múltiplos fatores resultantes da falha do rim ou de ambos os rins.
Diagnóstico da insuficiência renal em cães
Ao avaliar os sintomas, o veterinário deve encomendar análises de sangue ao laboratório, bem como análises de urina. Uma análise ao sangue de um cão com insuficiência renal mostrará níveis elevados de ureia no sangue, o que significa que os rins não estão a eliminar eficazmente esta substância.
O teste de urina também mostra como os rins estão a funcionar, porque se houver presença de proteínas significa que os rins estão a deixar passar toxinas. O teste de urina também verifica se há infeção.
Uma ecografia renal completa os testes para diagnosticar a insuficiência renal no cão. Com imagens da ecografia, o estado dos rins pode ser verificado e o veterinário pode dizer se a falha é crónica ou se acabou de ocorrer.
Causas
As causas da insuficiência renal em cães podem ser muito variadas. Vejamos:
- Ingestão de anticoagulante de veículos. Em muitas garagens, o anticoagulante é derramado ou deixado no chão e por vezes os cães consomem-no, pois tem um sabor agradável para eles.
- Ingestão acidental de substâncias. Muitas substâncias em casa podem ser tóxicas para os cães, por exemplo: medicamentos humanos, produtos de limpeza, produtos de jardinagem, etc.
- Medicamentos. Muitos medicamentos tomados durante longos períodos de tempo podem causar danos renais.
- Ingestão de alimentos impróprios. Por exemplo, chocolate, café, bebidas alcoólicas, uvas, sultanas e muitas outras.
- Bloqueio da uretra. Isto pode ser devido a pedras nos rins, que por sua vez podem ser causadas por uma dieta inadequada.
- Doenças. Há patologias que podem causar danos nos rins, como a leishmaniose e a leptospirose, que pode desencadear insuficiência renal devido às infeções que provoca. Nestes casos, o veterinário irá monitorizar a função renal durante o tratamento da patologia subjacente.
Tratamento da insuficiência renal em cães
O tratamento de um cão com insuficiência renal dependerá da gravidade do caso e das condições particulares do animal. Aqui estão alguns aspetos:
- Dieta. A dieta do cão deve ter como objetivo colmatar quaisquer deficiências nutricionais e proteger os rins. Devem ser fornecidas baixas proteínas e fósforo, para que os rins não sejam forçados.
- Anti-hipertensivos. Os medicamentos para a tensão arterial elevada protegem os rins do excesso de pressão sanguínea à entrada do órgão. Isto atrasa o fluxo de sangue para o rim.
- Outros medicamentos. O cão pode necessitar de medicação para remover o fósforo do sangue para retirar alguma carga do rim.
Como prevenir a insuficiência renal em cães
- Evita que o cão ingira substâncias tóxicas. Lembra-te que nem todos os alimentos humanos são adequados para cães. Se um cão consome regularmente um produto impróprio, é possível que os seus rins possam ser danificados.
- Vacina o teu cão de acordo com o esquema vacinal recomendado pelo veterinário. Muitas vezes, a insuficiência renal em cães é causada por doenças que são evitáveis por vacinação.
- Certifica-te de que o teu cão está bem hidratado. Os cães devem ter água limpa e fresca disponível.
- Os cães devem ser vistos por um veterinário pelo menos uma vez por ano, e após os 10 anos de idade devem ser controlados mais de perto, pelo que se recomenda uma visita de 6 em 6 meses.
- A comida do cão deve ser de boa qualidade, em quantidade adequada e com nutrientes suficientes de acordo com o seu peso e idade.
Quando observares qualquer um dos sintomas acima descritos, vai imediatamente ao veterinário, já que quanto mais cedo a insuficiência renal nos cães for tratada, melhor será o prognóstico.