Os insetos e aranhas podem ser fascinantes de observar. São animais de estimação extremamente silenciosos e limpos, que não precisam de muito espaço para viver. Os insetos e aranhas também requerem pouca atenção ou socialização (de facto, geralmente vivem melhor com pouca interação). Contudo, antes de te decidires por um inseto ou aranha como animal de estimação (ou até mesmo outro animal exótico), pensa nas tuas razões para querer este tipo de animal de estimação.
Se procuras apenas um animal de estimação que seja único ou “fixe”, ou um animal de estimação para impressionar ou chocar os teus amigos, pensa novamente. Os insetos e aranhas são únicos e, embora não sejam excessivamente exigentes nos seus cuidados, deves assumir o mesmo nível de compromisso de cuidar deles que qualquer outro animal de estimação. Demasiados donos recebem animais de estimação por impulso e uma vez que a novidade se desgasta, cansam-se de cuidar deles.
Neste artigo
Escolhe o animal de estimação certo
Se estás apenas a começar com insetos e aranhas, o melhor é escolher uma espécie que não seja delicada nem perigosa. Talvez o derradeiro inseto para principiantes seja a barata sibilante – são fáceis de cuidar e, em regra, são bastante dóceis e carecem de armas sérias (não venenosas, não picam, etc.).
Algumas tarântulas são também aceitáveis para principiantes, tais como a rosa chilena, o Redleg mexicano, ou a zebra da Costa Rica. Estas espécies não são terrivelmente venenosas e são bastante dóceis em comparação com algumas outras tarântulas (o seu veneno é semelhante ao veneno da abelha, talvez, embora o veneno possa provocar uma reação anafilática).
Tem em mente que, se tiveres crianças, a maioria dos animais de estimação insetos cai na categoria de “olhar mas não tocar”, principalmente porque são demasiado frágeis, exceto para o manuseamento mais suave (claramente, as criaturas venenosas são também inapropriadas para o manuseamento de crianças).
As baratas sibilantes são uma boa exceção a esta regra, uma vez que são suficientemente grandes para manusear e são bastante robustas e dóceis. A criação tradicional de formigas é frequentemente interessante também para as crianças, embora as crianças possam perder o interesse uma vez que não podem interagir com as formigas, (e uma colónia de formigas fugitivas é um risco!).
Antes de decidir de deves ter insetos e aranhas
- Assegura a legalidade: Verifica com as agências governamentais nacionais quanto à legalidade.
- Considera a manutenção: Informa-te sobre os cuidados (habitação, ambiente, dieta) necessários para o animal de estimação que estás a considerar. Embora muitos insetos e aranhas de estimação sejam baratos de obter, a provisão do ambiente adequado pode ser complicada para algumas espécies, especialmente para as tarântulas mais exóticas. Como regra geral, tenta imitar o seu ambiente natural tanto quanto possível. Descobre o que é necessário para a alimentação e considera se podes fornecer a dieta adequada. Serás capaz de fornecer e estar à vontade para alimentar os itens necessários ao teu animal?
- Verifica a duração da vida: A maioria dos animais de estimação são de curta duração, mas algumas tarântulas podem viver 20-30 anos (e as fêmeas são muito mais duradouras do que os machos).
- Descobre como manusear corretamente o animal de estimação: Embora isto seja óbvio para os animais venenosos, é muito importante para todos os insetos e aranhas, uma vez que podem ser feridos por manipulação inadequada.
- Garante a segurança: Descobre, a partir de uma fonte respeitável, a espécie exata de inseto ou aranha e se é venenosa. Tem em mente que mesmo uma tarântula ligeiramente venenosa pode causar muita dor, e as tarântulas têm pelos especiais no abdómen que derramam substâncias se ameaçadas e que podem ser extremamente irritantes (e perigosas se entrarem nos olhos). Se estiveres a pensar ter uma tarântula, certifica-te de descobrir a melhor forma de evitar as picadas, mas também como lidar com as picadas se estas acontecerem, e o que fazer se fores exposto aos seus pelos irritantes.