Têm havido vários debates nos últimos anos sobre a iluminação ideal de um terrário para cobras. Durante anos, os proprietários de cobras usaram a mesma iluminação que era usada para outros répteis, mas agora sabe-se que alguns elementos de iluminação são desnecessários para a maioria dos tipos de cobras.
Se tiveres uma cobra de estimação que seja naturalmente de clima temperado (não demasiado quente, não demasiado frio) e a tua casa permanece quente durante todo o ano, provavelmente não precisas de muita iluminação para a tua cobra. Não confundas temperaturas e UVB com humidade, no entanto. Serpentes diferentes precisam de diferentes níveis de humidade, mesmo que sejam do mesmo clima.
Neste artigo
Luzes UVB de um terrário para cobras
Exceto para algumas das cobras de estimação menos comuns, a iluminação UVB é desnecessária para estes animais. As luzes UVB não irão prejudicar a tua cobra e podem também aumentar a sua atividade ou coloração, mas as cobras podem ser perfeitamente saudáveis sem a ajuda de uma iluminação UVB especial.
Se optares por fornecer UVB à tua cobra, certifica-te de que a luz não ficar muito próxima do animal. Não mantenhas a luz UVB ligada durante mais de 12 horas por dia. Certifica-te de que nenhum vidro ou plástico está a bloquear a luz.
Luzes de calor em terrários para cobras
Dependendo dos requisitos específicos de temperatura do teu tipo de cobra, podes ou não precisar de luzes de calor para manter temperaturas apropriadas. Muitos proprietários de cobras usam almofadas de aquecimento por baixo do terrário para manter o ambiente quente, mas pode ser difícil manter e monitorizar temperaturas adequadas apenas com este método. As almofadas de aquecimento também podem representar um risco de queimaduras térmicas para o teu animal de estimação, se a instalação não for bem pensada.
As luzes de aquecimento, para além de fornecerem calor ambiente mais mensurável, também oferecem um ciclo dia/noite mais natural para o teu animal de estimação do que as almofadas de aquecimento. Podes ter duas luzes de calor separadas, cada uma num ciclo de 12 horas.
Deixa a luz de calor diurna (a luz branca) acesa durante o dia e liga a luz “noturna” ou a luz vermelha ou púrpura noturna. Isto irá simular um ciclo dia/noite natural e é especialmente importante para as serpentes noturnas. Sem um ciclo de luz adequado, a tua cobra pode ficar estressada, letárgica e deixar de comer.
As lâmpadas de calor incandescentes vêm numa variedade de watts para fornecer temperaturas adequadas ao terrário para cobras. Quanto menor for o teu terrário, mais baixa é a potência necessária. Arranja um termómetro que se possa mover dentro do tanque, tal como um termómetro de infravermelhos, e verifica as temperaturas em ambos os lados do terrário para cobras. Procura criar um local mais quente e um lado mais fresco para fornecer um gradiente térmico que permita à tua cobra escolher onde quer estar.