Gastrite em cães

Se notares que o teu cão vomita excessivamente, pode ter gastrite devido a um revestimento inflamado do estômago. Por vezes, a gastrite em cães é aguda, o que significa que tem um início abrupto e recente, tal como a que pode ser desencadeada pela ingestão de matéria tóxica. Outras vezes, a gastrite é crónica, o que sugere uma causa subjacente mais grave.

Os sintomas incluem sangue no vómito, fezes anormais, e diminuição do apetite. O teu veterinário realizará uma série de testes para diagnosticar a gastrite, seja aguda ou crónica, e tratará a condição em conformidade. O prognóstico depende do que está a causar a gastrite em cães.

O que é a gastrite em cães?

A gastrite é a inflamação do estômago e do seu revestimento, geralmente caraterizada por episódios de vómitos e/ou inapetência. Quando funciona normalmente, o revestimento da mucosa do estômago protege contra a acidez, bactérias, e alterações de temperatura e repara tecidos danificados. A gastrite em cães pode ser aguda, com um início súbito de sintomas atribuíveis a uma causa específica, ou crónica, onde os sintomas são persistentes e requerem diagnósticos mais abrangentes.

Quando o revestimento está inflamado, não pode proteger o estômago de um cão de matérias estranhas e nocivas, levando a uma resposta gastrointestinal aguda. A irritação do revestimento gástrico pode resultar em mais danos graças ao ácido estomacal e levar ao vómito. Se não for tratada, a gastrite pode levar a úlceras e infeções.

gastrite em cães

Sintomas de gastrite em cães

Os sintomas da gastrite são geralmente identificáveis e incrivelmente desconfortáveis para um cão. O sinal mais claro de gastrite é o vómito intenso. Se suspeitares que o teu cão tem gastrite, visita o veterinário de imediato. Deixamos-te os sintomas:

  • Vómito
  • Fezes anormais
  • Diminuição do apetite
  • Dor
  • Letargia/depressão
  • Aumento da sede e/ou desidratação

Vómito

O principal sintoma da gastrite em cães é o vómito. O vómito pode variar em gravidade e frequência. O vómito causado pela gastrite pode parecer diferente de um caso ligeiro de perturbação do estômago. O vómito causado pela gastrite pode ser negro, sangrento, conter bílis, ou ser espumoso. Se a gastrite do teu cão resultar de comer algo irritante, o alimento ou matéria estranha também pode aparecer no vómito.

Fezes anormais

A gastrite pode fazer com que o teu cão passe sangue nas suas fezes, o que provavelmente será sob a forma de diarreia. As fezes podem também parecer negras. Se notares sangue nas fezes do teu cão, visita imediatamente o teu veterinário, pois também pode ser um sinal de síndrome de diarreia hemorrágica.

Diminuição do apetite

O teu cão pode sofrer de uma diminuição do apetite (anorexia) se estiver a sofrer de gastrite, o que também pode levar o teu animal a agir de forma letárgica. Para além do vómito, a diminuição do apetite pode levar a uma perda de peso.

Dor

A gastrite em cães pode causar dores abdominais graves nos cães, o que pode fazer com que o cão arqueie as suas costas. O estômago do teu cão pode também estar sensível ao toque.

Causas da gastrite em cães

A gastrite aguda é um problema comumente visto em cães. A maioria dos casos é causada por indiscrição alimentar, o que significa que o teu cão comeu algo que não deveria ter comido.

  • Matéria estranha: Se o teu cão comer um item estranho, não alimentar, pode inflamar o revestimento do estômago e causar gastrite. Os objetos estranhos incluem roupa, pedras, plásticos, ossos e papel.
  • Alimentação: Alguns alimentos não são adequados para cães e, se ingeridos, podem causar gastrite. Estes alimentos incluem uvas, abacate, chocolate, nozes, e coco. Mesmo que o teu cão não esteja a comer alimentos prejudiciais, um excesso da sua comida normal pode também causar inflamação e gastrite. Podes também descobrir que o teu cão é alérgico a um ingrediente da sua comida que pode causar inflamação repetida, levando a uma gastrite crónica.
  • Ingestão de toxinas: Se o teu cão ingerir materiais tóxicos, especialmente artigos que contenham químicos ou medicamentos para os seres humanos, a gastrite pode desenvolver-se. Mantém o teu cão afastado de produtos de limpeza, produtos químicos e caixas de areia de gatos. Além disso, algumas plantas são tóxicas para os cães e podem causar inflamação do estômago. Estas plantas incluem narcisos, campainhas, e tulipas.
  • Doença sistémica: Várias doenças sistémicas não relacionadas com a ingestão de matéria nociva podem causar uma gastrite secundária. Condições como pancreatite, doença hepática, ou uma infeção viral ou bacteriana podem causar inflamação perigosa do estômago.

Diagnosticar a gastrite em cães

Os sinais clínicos de gastrite incluem vómitos, inapetência, e/ou dores abdominais. O teu veterinário irá então diagnosticar a gastrite do teu cão com base em vários fatores. Primeiro, o dono explicará se existe algo que suspeite ter causado o vómito, por exemplo, se viu o seu cão a comer algo que não devia. O veterinário fará radiografias apropriadas, análises de sangue, urinálise e recolha de amostras de fezes, com base em qualquer informação inicial dada.

Se o teu veterinário suspeitar que algo na dieta regular do teu cão está a causar uma reação alérgica que leva à gastrite, poderá ser necessária uma prova de dieta com a remoção gradual de ingredientes para diagnosticar em específico qual o ingrediente que causa irritação.

O teu veterinário irá também verificar se existem doenças subjacentes mais graves que causem gastrite secundária. Vómitos crónicos ou agudos são normalmente suficientes para indicar a presença de gastrite em cães, mas o tratamento depende principalmente da sua causa. A gastrite crónica exigirá um processo de diagnóstico mais completo, incluindo a avaliação de biópsias gástricas cirúrgicas.

Tratamento e prevenção da gastrite em cães

Uma vez que o teu veterinário tenha identificado o agente inflamatório, este será eliminado da dieta do teu cão ou tornado fisicamente inacessível. Muitos casos de gastrite em cães aguda apenas requerem tratamento dos sintomas e podem ser resolvidos sem intervenção médica extensa. O veterinário pode aconselhar que o teu cão não seja alimentado durante 24-48 horas e que, uma vez que possa comer sem vomitar, só o alimentes com comidas brandas e facilmente digeríveis.

Se isto não for suficiente, o veterinário pode também administrar antibióticos e medicamentos anti-vómitos. Se o teu cão ficou desidratado devido ao vómito excessivo ou não consegue manter a água no estômago, pode ser hospitalizado e ser-lhe administrado líquido através de uma IV. Se a causa da gastrite em cães for atribuível a uma condição subjacente mais séria, o plano de tratamento do veterinário abordará em conjunto a doença primária e a gastrite secundária.

A única forma de prevenir a gastrite aguda é fazeres o teu melhor para garantires que o teu cão não está a ingerir nada de prejudicial. Mesmo que faças tudo bem, os cães ainda podem desenvolver gastrite, e uma causa específica nem sempre pode ser determinada.

Prognóstico para a gastrite em cães

O prognóstico para cães com gastrite aguda é bom, enquanto o prognóstico para a gastrite crónica depende da sua causa subjacente. Um tratamento rápido e adequado é essencial. Alguns cães podem necessitar de terapia continuada mesmo após a conclusão do tratamento dos sintomas.

Como posso evitar que o meu cão tenha gastrite?

Se a gastrite é crónica, não pode ser evitada. A principal coisa que podes fazer para evitar a gastrite é estar atento ao que vai para o corpo do teu cão. Não compres plantas prejudiciais aos cães, e mantém os alimentos tóxicos bem fora do alcance dos teus animais.

Quanto tempo é normal que o meu cão vomite?

Se o teu cão vomitar uma ou duas vezes e depois parar após alguns dias, é provável que não tenha gastrite. Por outro lado, se o teu cão vomitou continuamente durante dois a três dias, visita o teu veterinário para verificar se tem gastrite.

O que devo alimentar ao meu cão depois de ele parar de vomitar?

Depois do teu cão parar de vomitar, o veterinário provavelmente recomendará uma dieta suave, incluindo alimentos como arroz e frango, ou rações gastrointestinais próprias.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos