Doença vestibular em cães: sintomas e tratamento

O sistema vestibular é uma rede complexa de sensores dentro do ouvido interno e do cérebro que ajuda um animal a manter o equilíbrio, e assim permanecer de pé enquanto anda, em pé, ou sentado. A maioria dos animais tem um sistema vestibular, incluindo humanos. Este sistema delicado pode ser perturbado por muitas coisas, levando a dificuldades com o equilíbrio.

A doença vestibular em cães tende a atingir os animais subitamente, e com sintomas muito percetíveis. O cão pode ficar tonto e cair para um lado ou para o outro. A cabeça e os olhos podem estar numa posição invulgar. O cão pode também estar a vomitar. Estes sinais são consistentes com uma disfunção vestibular, que muitas vezes cicatriza por si só, dependendo da causa.

O que é a doença vestibular em cães?

A doença vestibular em cães ocorre quando há um problema com o sistema vestibular. O sistema vestibular é uma parte do sistema nervoso que controla o equilíbrio e os movimentos oculares. Inclui o ouvido interno, o tronco cerebral, uma parte do cérebro chamada vestibulocerebelo, e um nervo craniano nessa área chamado nervo vestibulococlear. O sistema vestibular permite aos animais (incluindo os humanos) manter o equilíbrio e orientar-se de acordo com a posição da cabeça. Também permite que os seus olhos sigam o movimento sem ficarem tontos.

doença vestibular em cães

Se uma ou mais destas áreas ficar danificada, o cão exibirá sinais de vertigem – uma sensação de que a sala está a girar – e é considerado como tendo alguma forma de disfunção vestibular. Atinge mais frequentemente cães mais velhos, embora por vezes também possa afetar cães jovens.

Sintomas de doença vestibular em cães

A maioria dos cães com disfunção vestibular parecerá primeiro desajeitado e desorientado. Isto é porque experimentam vertigens devido ao problema no sistema vestibular. Muitas vezes, os sintomas começam bastante repentinamente. A doença vestibular em cães é por vezes mal interpretada como um AVC, mas esta não é a causa habitual. Os sintomas comuns incluem:

  • Tonturas
  • Incapacidade ou indisponibilidade para estar de pé ou andar
  • Cair para um lado
  • Inclinação da cabeça (normalmente apenas para um lado)
  • Nistagmo (movimentos involuntários rápidos dos olhos)
  • Náuseas e/ou vómitos
  • Inclinação facial ou paralisia
  • Perda de apetite
  • Ficar de pé com as pernas bem abertas

Normalmente, os cães com doença vestibular sentem-se bastante tontos. Isto geralmente mostra-se no animal como este ficando cambaleante, andar em círculos, incapacidade de andar em linha reta, ou oscilar. O teu cão pode não querer ficar de pé ou caminhar de todo, ou pode tentar caminhar mas cair.

Uma inclinação da cabeça é comum, e notarás que o teu cão anda sempre na mesma direção que a inclinação da cabeça quando caminha. A vertigem pode levar o teu cão a vomitar. Se olhares com atenção, provavelmente notarás que os olhos do cão estão a mover-se rapidamente para trás e para a frente ou para cima e para baixo; a isto chama-se nistagmo.

Causas da doença vestibular em cães

A disfunção vestibular ocorre quando há uma perturbação no sistema vestibular. O problema pode ter origem no ouvido interno, no cérebro, ou em ambos. Há várias razões possíveis para que isto possa acontecer:

  • Infeção do ouvido interno/médio (a inflamação causa danos nos sensores do ouvido interno)
  • Tumor ou quisto a pressionar um nervo ou outra parte essencial do cérebro ou do ouvido interno
  • Traumatismo/lesões no cérebro e/ou ouvido interno
  • Hipotiroidismo (uma doença comum mas uma causa pouco comum de disfunção vestibular)
  • Acidente vascular ou AVC (uma razão invulgar para a doença vestibular em cães)
  • Síndrome vestibular idiopática, o que significa que não existe uma causa óbvia ou conhecida para a doença

Diagnosticar a doença vestibular em cães

O teu veterinário realizará um exame físico completo do cão e provavelmente também recolherá amostras de sangue e urina para verificar sinais de doença sistémica ou disfunção. Os raios-X da cabeça do cão podem ser encomendados para verificar se existem tumores ou anomalias estruturais. A tua própria descrição dos sintomas do teu cão também será útil.

Se todos os testes forem normais, e especialmente se o teu cão for mais velho, o diagnóstico será provavelmente a síndrome vestibular idiopática, que é a forma mais comum desta doença.

Tratamento

As opções de tratamento para a doença vestibular em cães dependem da razão do problema.

No caso da síndrome vestibular idiopática, o tratamento envolve cuidados de apoio até os sinais se resolverem por si próprios. A maioria dos cães recupera do pior dos sintomas dentro de alguns dias, embora a recuperação total possa levar meses, e para alguns cães, a inclinação da cabeça é permanente. Medicamentos anti-vertiginosos como a meclizina são frequentemente prescritos juntamente com medicamentos anti-náusea. O tratamento é semelhante se a causa da disfunção vestibular tiver sido um acidente vascular cerebral ou um acidente vascular.

Os cães que sofreram traumas no sistema vestibular podem melhorar com cuidados de apoio (como aqueles com síndrome vestibular idiopática). Alguns são candidatos à cirurgia para reparar os danos. A hospitalização com cuidados intensivos pode ser necessária durante a recuperação.

Se a doença vestibular em cães for secundária ao hipotiroidismo, o veterinário iniciará a suplementação da tiroide. Os cuidados de apoio podem ser necessários no início até que a medicação comece a funcionar.

Se o cão tiver uma infeção do ouvido interno ou médio, então o tratamento pode envolver medicamentos tópicos para os ouvidos e/ou medicamentos orais para erradicar a fonte das infecções (muitas vezes bactérias e/ou crescimento excessivo de levedura). Os cães podem ter detritos nos ouvidos que devem ser removidos sob anestesia geral.

Os tumores e quistos são geralmente diagnosticados após imagens avançadas como TAC ou ressonância magnética. Em alguns casos, a cirurgia pode ser feita para remover o tumor ou o cisto. Se um tumor canceroso estiver presente, pode ser recomendada a quimioterapia e/ou radiação.

Prognóstico para cães com doença vestibular

O prognóstico para cães com doença vestibular idiopática é excelente, uma vez que a maioria recupera totalmente dentro de dias a meses. Para cães com outras causas de disfunção vestibular, o prognóstico depende de quão bem essa condição pode ser tratada. O hipotiroidismo e as infeções dos ouvidos, por exemplo, são facilmente tratados com medicamentos, mas os cães com AVC, tumores, ou traumas graves têm resultados mais fracos.

Como prevenir a doença vestibular em cães

Infelizmente, não existe uma forma segura de prevenir a doença vestibular em cães. Se o teu cão é propenso a infeções dos ouvidos, então a limpeza regular dos ouvidos com um produto de limpeza aprovado pelo veterinário pode ajudar a evitar o desenvolvimento de infeções. Exames veterinários anuais ou bianuais e testes laboratoriais podem ajudar o veterinário a detetar alterações subtis na saúde do teu cão antes do animal desenvolver disfunções vestibulares.

Se notares sinais de doença vestibular no teu cão, não esperes que a doença desapareça sozinha. Leva o teu cão ao veterinário assim que puderes. Quanto mais cedo a causa subjacente (se houver) for encontrada, mais rapidamente o teu cão poderá receber o tratamento adequado.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos