Cuidados com um animal de estimação no Inverno

É importante ajustar os cuidados com um animal de estimação no Inverno, à medida que a temperatura desce,  para o ajudar a manter-se quente e seguro. Quer os teus animais de estimação estejam a passar tempo dentro e fora de casa, há várias maneiras de assegurar que o teu cão, gato ou coelho tenha uma vida saudável, tenha bastante tempo para brincar e fazer exercício, e esteja preparado para se adaptar à mudança de estação.

Mantém o teu animal de estimação ativo e quente

Nos meses mais frios, o teu animal de estimação pode parecer menos inclinado a sair – podes censurá-lo? Tal como os humanos, os nossos animais de estimação sentem o frio, especialmente se forem cães de pelo curto e tiverem um pelo mais fino. Em dias frios, embora possas não ser capaz de tentar o teu cão a dar um passeio de Inverno, o uso de um casaco para o teu animal se cobrir e permanecer quente pode fazer uma grande diferença quando ele está no exterior com o tempo frio.

Se se tiver molhado no exterior, esfrega o teu cão com uma toalha limpa para remover o excesso de água e humidade – fará uma grande diferença e vai ajudá-los a aquecer mais cedo, particularmente com cães de pelo longo.
Os gatos podem preferir ficar dentro de casa, especialmente à noite. Proporciona-lhes muito enriquecimento, como brinquedos e um posto de arranhar para os encorajar a moverem-se e a permanecerem ativos dentro de casa. Se o teu gato adora o ar livre, independentemente da mudança de estação, coloca um abrigo no jardim, forrado com folhas, e um cobertor para que tenham um local quente e seco para descansar.

Os pequenos animais que por vezes vivem no exterior, como coelhos e porquinhos-da-índia, devem ser mudados para uma área seca e sem correntes de ar, como um barracão ou garagem, ou mesmo mudados para dentro de casa. Se tiverem de ficar ao ar livre, deves colocar mais cobertores sobre a sua coelheira para evitar que se sintam com frio, e enchimento extra para se aconchegarem com maior conforto.
Animais de interior, como os hamsters, devem também receber enchimento extra na gaiola e ser mantidos longe de correntes de ar, para evitar que entrem em hibernação.

Mantém o teu animal de estimação visível nas caminhadas

Caminhar com o teu cão durante o Inverno pode significar enfrentar uma série de condições meteorológicas, desde chuva, gelo, neve e nevoeiro. Assegura-te de que o teu animal de estimação está visível durante o passeio pondo-lhe uma coleira refletora ou uma que se ilumine.

Assim que os relógios tiverem avançado uma hora, o sol pode começar a pôr-se antes das 16 horas. Não sejas apanhado a passear o teu animal de estimação no escuro, perdendo a luz do dia mais cedo do que esperavas e antes de chegares a casa. Leva contigo uma lanterna por precaução, e passeia sempre o teu cão com uma etiqueta de identificação atualizada, assegurando também que o seu microchip está registado com os teus últimos dados de contato.

Verifica as suas patas depois da caminhada

Em condições frias e geladas, os cães podem andar em areias e áreas salgadas. Isto pode ficar preso entre as suas patas e irritar a pele. O sal aguçado e a areia podem cortá-las e causar hemorragias, por isso, verifica as patas do teu cão e limpa-as para remover os restos de grãos.

Em particular, em condições húmidas de Inverno, a neve e o gelo derretido podem ficar presos entre os dedos dos pés, onde a humidade presa pode causar feridas. Seca as patas do teu cão para evitar que isto aconteça e restabelece o calor gradualmente para evitar frieiras.

Cuidados com um animal de estimação no Inverno

Previne derrapagens em superfícies geladas

Os cães com artrite e articulações fracas podem escorregar no gelo, por isso tem o cuidado de os manteres apoiados durante o seu passeio. Leva o teu cão com um arnês para que o possas segurar, tendo cuidado extra ao caminhar sobre superfícies escorregadias – tanto tu como o teu animal de estimação correm o risco de cair. Se andares sozinho, leva sempre contigo um telemóvel para o caso de teres de pedir ajuda.

Fica longe de lagos gelados

Sair e passear com o teu animal de estimação durante o Inverno significa que se pode ver vistas incríveis, como um belo lago gelado. Embora seja uma visão notável de se ver, impede o teu cão de passar por cima deles, pois o gelo pode rachar e o cão pode cair para dentro de água com temperaturas abaixo de zero.

Verifica o que se passa debaixo do teu carro

Os gatos, em particular, tendem a abrigar-se debaixo de carros durante a noite para se protegerem do frio. Antes de saíres de carro, verifica debaixo do teu veículo, para o caso de um gato estar escondido debaixo do motor.

Cuidado com o anticongelante

A maioria dos produtos anticongelantes contém etilenoglicol, que é extremamente tóxico para gatos e cães. Os animais acham doce o sabor dos anticongelantes, o que os atrai para os derrames na estrada ou na garagem. Infelizmente, os efeitos do anticongelante podem ser fatais para os animais de estimação, uma vez que podem danificar os seus rins.
Os sintomas de envenenamento por anticongelante incluem:

  • Beber mais do que o habitual
  • Animal de estimação parece letárgico e bêbado (pouca energia)
  • Vómito
  • Convulsões
  • Arfar muito
  • Tremores
  • Espasmos
  • Colapso

Se notares que o teu animal de estimação está a ter algum destes sintomas, visita imediatamente o veterinário local. Verifica sempre se o recipiente de anticongelante foi apertado com segurança e se a garrafa é mantida num armário e numa área longe do local onde o teu animal passa o seu tempo.

Embora esteja frio lá fora, estar atento a conselhos precisos e aos cuidados com um animal de estimação no Inverno irá assegurar que ele desfrute do tempo nas suas caminhadas e permaneça saudável a passar tempo no exterior.

 

 

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos