Neste artigo, vamos descrever-te alguns dos comportamentos felinos mais clássicos dos gatos domésticos. Nesse sentido, a sua linguagem corporal e comunicação dão-nos muitas vezes mais informação do que podíamos pensar, e assim, é interessante aprender mais sobre este assunto. Vamos lá:
A grande maioria dos seus comportamentos inclui técnicas de caça e reações às interações com os humanos, embora, claro, muitos destes comportamentos dependam do carácter e temperamento do gato individual.
A linguagem corporal felina é algo que é amplamente utilizada pelos gatos. Exemplos disto são esfregar contra objetos, ronronar e também lamber, como sinónimo de expressões afetuosas.
O ronronar está ligado a manifestações de qualquer emoção intensa que um gato experimenta, e embora o associemos a um estado de êxtase ou prazer, por vezes também pode estar ligado à dor em que um gato se encontra.
Os gatos aprendem a ronronar logo a partir das três semanas de idade. Mas a principal forma de os felinos comunicarem a nível corporal é abanando as suas caudas.
Normalmente abanam as suas caudas ou abanam-nas suavemente quando querem expressar que estão relaxadas e num estado de espírito relaxado. Mas se o abanar é abrupto, o que estão a tentar transmitir é que estão aborrecidos, ansiosos ou zangados. O abanar das suas caudas é o equivalente humano da fala.
Há também a libertação de feromonas como forma de expressão corporal. Este comportamento está ligado ao que eles veem como reivindicar algo que lhes pertence, e fazem-no libertando feromonas das glândulas das suas bochechas, localizadas nos lados das suas bocas. Estas glândulas estão também localizadas na base das suas caudas. E quando um felino se esfrega contra algo ou alguém, significa que o objeto ou pessoa lhes pertence como propriedade.
Por sua vez, uma forma típica de os gatos marcarem é com as suas garras. Ao arranhar, libertam vestígios das suas feromonas, que são transferidos para o objeto arranhado.
Um facto curioso a ter em mente é que a única vez que as fêmeas podem marcar algo com a sua urina para a reclamarem como sua é durante o período de cio, para que possam ser encontradas pelos machos.
O hábito que os gatos têm de amassar objetos ou mesmo partes do corpo dos humanos é uma ação muito típica dos gatos domésticos. Isto acontece quando estão calmos, pressionando e puxando com as suas patas dianteiras e isto é feito alternadamente com as suas patas direita e esquerda.
Deve também notar-se que, tal como no caso dos cães, os gatos também podem reter caraterísticas e memórias juvenis. Neste caso, amassar é algo que os gatinhos já fazem quando são muito jovens com as suas mães, para estimular as glândulas mamárias a produzir mais leite para a alimentação.
Esta ação liberta endorfinas em felinos e eles fazem-no instintivamente. Sabe-se também que o amassar ocorre também imediatamente antes de adormecer.
Portanto, existem várias coisas que os gatos fazem para demonstrar o seu estado de espírito e o seu afeto. Já tinhas notado este tipo de comportamento nos teus gatos?