Como saber se um pássaro está doente?

Conseguirias saber se um pássaro está doente? Quando se adota uma ave como animal de estimação, é preciso estar ciente de que se tratam de animais sensíveis que requerem uma série de cuidados preventivos para preservar a sua saúde.

As alterações nas fezes, plumagem, apetite ou comportamento são alguns dos sinais de que um pássaro está doente.

As doenças mais perigosas nas aves de companhia

Antes de te falarmos dos principais sintomas que indicam que o teu pássaro está doente, é necessário analisar que doenças são mais perigosas para as aves de companhia. Isto tornará mais fácil reconhecer os seus sintomas e tomar as devidas precauções para os prevenir.

pássaro está doente

Cólera aviária

Esta é uma doença altamente contagiosa entre as aves, causada pela bactéria Pasteurella multocida. O contágio e progressão dentro do organismo é altamente acelerado, especialmente entre galinhas ou aves de capoeira.

Os primeiros sintomas da cólera aviária são geralmente a falta de sede e apetite. A ave deixa de beber água e não mostra interesse pela comida.

Gripe Aviária

A gripe aviária é uma doença viral grave e altamente contagiosa causada por um vírus pertencente à família Orthomyxovridae. É uma das doenças mais perigosas que pode afetar uma ave, e tem uma taxa de mortalidade de quase 100%.
Para saberes se a tua ave tem gripe aviária, presta atenção aos seguintes sintomas:

  • Edema ocular
  • Alterações na plumagem
  • Inflamações no corpo

A doença de Marek

Esta é uma das doenças mais comuns e perigosas para as aves em cativeiro e é causada pelo herpes.
Progride rapidamente e pode levar à formação de vários tumores em órgãos vitais e reprodutivos (pulmões, fígado, ovários…).

Devido às suas possíveis complicações e consequências, é essencial diagnosticar cedo esta doença e estabelecer um tratamento adequado para a refrear.

Em geral, a doença de Marek é silenciosa e progride sem dar sinais visíveis. Numa fase mais avançada, a paralisia progressiva das asas e pernas é o sintoma mais característico da doença.

6 sinais comuns para saber se o teu pássaro está doente

Como podemos ver, cada doença tem sintomas específicos que também podem variar de ave para ave.

Para resumir, podemos citar alguns sintomas comuns que normalmente indicam que um pássaro está doente:

  • Alterações no apetite: a falta de apetite é um dos sintomas mais frequentes nas aves domésticas, e está ligada a uma variedade de doenças. Contudo, existem também doenças que levam a um aumento do consumo alimentar das aves, tais como parasitas intestinais.
  • Alterações no consumo de água: a maioria das doenças que afetam as aves geram uma alteração no seu consumo habitual de água. Por outro lado, doenças como a diabetes, que afetam o metabolismo, podem levar a um aumento no consumo de água; algumas doenças como a cólera aviária provocam a falta de sede.
  • Problemas de plumagem: perda de penas ou alterações na cor, brilho ou textura pode ser um sintoma de parasitas ou doenças externas. A vermelhidão e prurido da pele são também sinais frequentes de problemas de pele ou infeções.
  • Problemas com fezes: Os excrementos dos nossos animais dizem muito sobre o seu estado de saúde. Se notares uma alteração na aparência das fezes, relacionada com a cor, frequência, quantidade ou consistência, talvez te devas preocupar.
  • Dificuldades respiratórias: Muitas doenças podem afetar o sistema respiratório da ave, o que causa dificuldade em respirar, tosse, grasnar, etc. Os problemas respiratórios também alteram frequentemente o canto das aves.
  • Alterações de comportamento: Se o teu pássaro está doente, o seu comportamento pode mudar. Pode tornar-se hiperativo ou agressivo, ou, pelo contrário, ser mais calmo e quieto do que o habitual. Nestes casos, é essencial visitar imediatamente um veterinário experiente assim que notares quaisquer alterações.

Como vimos, muitas doenças progridem silenciosamente, comprometendo a saúde da tua ave sem dar sinais visíveis. É por isso que é essencial lutar pela prevenção e pelos melhores cuidados possíveis para as nossas aves de estimação.

Não devemos esquecer de realizar visitas preventivas ao veterinário de seis em seis meses, bem como o cumprimento do ciclo de vacinas e a desparasitação.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos