A temperatura do teu cão refere-se ao calor do corpo, medida por um termómetro. Como referência, a temperatura normal de um cão pequeno é alguns graus mais baixa do que a de um cão adulto, até à idade de quatro semanas. Mas se queres saber mais, aprende como medir a febre em cães e quando te deves preocupar com o facto de esta ser alta ou baixa.
Neste artigo
Temperatura corporal normal em cães
Um recém-nascido não consegue regular a temperatura corporal e precisa do calor da sua mãe e das outras crias para se manter a uma temperatura estável. A temperatura normal para um recém-nascido é entre 34 a 36ºC. Uma temperatura inferior a 33º ou superior a 41º pode indicar um problema de saúde.
Durante a segunda e terceira semanas, a temperatura corporal de um cachorro variará entre os 36 e os 38ºC. Na quarta semana, um cão bebé terá a temperatura corporal normal de um cão adulto, de 37º a 39ºC.
Uma vez que a temperatura corporal normal varia entre cães individuais, é uma boa ideia saber o que constitui o “normal” do teu cão. Medir a temperatura dele em casa também habitua o cão a ser manuseado, para que, quando o veterinário o fizer, o teu cão não se assuste ou se oponha a esta parte normal da sua rotina de cuidados.
Febre em cães
As temperaturas mais elevadas do que o normal são referidas como febre. A febre é o mecanismo de defesa normal do corpo para combater infeções, porque uma temperatura corporal superior à normal ajuda a combater vírus e bactérias.
As febres associadas a infeção podem ser causadas por uma grande variedade de doenças, tais como a parvovirose e a esgana. As infeções cutâneas de uma ferida de mordedura, que provoque um abcesso ou um ponto quente doloroso, podem também provocar febre.
Uma temperatura corporal superior à normal pode também ser devida ao sobreaquecimento durante o exercício ou à exposição a temperaturas elevadas. Os cachorros que se queimam ao sol ou que sofrem de hipertermia/choque, por exemplo, terão uma temperatura anormalmente elevada.
Deves procurar os cuidados de um veterinário quando a temperatura do teu cão for 41º ou superior. A esse nível, a febre alta pode danificar os órgãos internos do cão e pode mesmo revelar-se fatal. Podes ajudar a reduzir a febre do cão colocando uma toalha de rosto fresca e embebida em água à volta das patas e das orelhas dele. Não dês ao teu cão quaisquer medicamentos para reduzir a febre que sejam de uso humano, a não ser que o teu veterinário o tenha indicado.
Baixa temperatura corporal em cães
A hipotermia é a temperatura corporal que cai abaixo do normal. Os cães recém-nascidos que se contorcem para longe dos seus companheiros de ninhada ou da mãe podem experimentar uma queda da temperatura corporal que ameaça a sua vida. Um recém-nascido órfão deve ser mantido num ambiente de 29 a 32ºC durante os primeiros dias, 27º até ao 10º dia, e 22º após a quarta semana.
O choque também pode causar hipotermia, devido a uma lesão súbita. Uma queda, ser atropelado por um carro, ou morder feridas são causas comuns de choque.
Uma queda na temperatura corporal também acontece com exposição prolongada a frio extremo. A hipotermia pode matar rapidamente os cães se não lhes for oferecida proteção contra o frio, o que também pode causar queimaduras por congelamento. Se o teu cão tiver uma temperatura baixa, volta a aquecê-lo lentamente ao longo de uma hora. Ainda assim, recomendamos que ligues a um veterinário, para que ele te possa indicar o que fazer em mais pormenor.
Como medir a febre em cães
Será necessário um termómetro rectal humano para se obter uma boa leitura. A temperatura do ouvido não é fiável em cães, e verificar o nariz é simplesmente um velho mito.
- Usa um termómetro rectal, de preferência digital, para medir a temperatura. A maioria dos cães não se importa com o procedimento, mas se o teu cão protesta, sê gentil e firme.
- Utiliza óleo para bebés, óleo mineral, ou vaselina para lubrificar a ponta do termómetro.
- O teu cão terá de permanecer quieto durante pelo menos um minuto, por isso, deixa que ele escolha uma posição confortável de pé ou deitado.
- Usa uma mão e agarra e levanta firmemente a cauda do cão para expor o ânus. A tua outra mão insere suavemente a extremidade lubrificada do termómetro no reto, sem necessidade de ir muito fundo.
- Não soltes o termómetro enquanto se tira a temperatura ou este pode cair. Em alguns casos, o termómetro pode também ser arrastado demasiado para dentro do ânus do animal.
- Fala calmamente com o teu cão e oferece-lhe um brinquedo de mastigar, ou acaricia-o suavemente para que este não se mexa. Após o termómetro permanecer no lugar durante o tempo especificado, retira-o e lê a temperatura.
- Limpa e desinfeta o termómetro após cada utilização com álcool ou outro desinfetante adequado.