Como é feita a reprodução de tarântulas?

Existem cerca de 850 espécies diferentes de tarântulas, e várias delas encontraram o seu caminho para os corações e casas dos donos de animais de estimação. Depois de se apaixonarem por uma tarântula, os proprietários de aranhas podem decidir que querem mais do que uma aranha de estimação e decidir criá-las. Saber mais sobre a reprodução de tarântulas pode ajudar um proprietário a prestar os melhores cuidados possíveis à sua família de aranhas, atual e futura.

Podes alojar estes animais juntos para potenciar a reprodução de tarântulas ?

Não é recomendado alojar uma tarântula macho e fêmea juntos porque são normalmente canibais. Quando ambas as tarântulas estão sexualmente maduras, podes colocar o macho num pequeno recinto dentro do recinto da fêmea durante alguns dias ou uma semana. Isto permitirá que as tarântulas se vejam e cheirem sem causarem danos uma à outra. Durante este tempo, a fêmea deve criar uma toca e ser alimentada de modo a não ter fome quando encontra o macho. As tarântulas só devem podem estar juntas se a fêmea estiver recetiva ao macho e depois, uma vez que o acasalamento ocorra, o macho deve ser retirado do recinto antes que a fêmea se torne agressiva para com ele.

Uma vara de tinta é uma boa ferramenta se tiveres de separar uma luta ou ajudar na remoção do macho do recinto da fêmea. Se as tuas tarântulas não estiverem interessadas no acasalamento, não tentes forçá-los ou continuar a alojá-las juntas. As tarântulas devem ser alojadas em locais separados.

reprodução de tarântulas

Quando é que uma tarântula está pronta para acasalar?

Quando uma tarântula macho está sexualmente madura, eles são capazes de produzir sémen e procriar com uma fêmea sexualmente madura. A idade de maturidade sexual numa tarântula variará entre espécies, mas pode não ocorrer até terem vários anos de idade. Quando uma tarântula macho atinge a maturidade, também não costumam viver mais de um ano ou assim. Isto significa que o tempo que tens para reproduzir a tua tarântula macho é limitado.

Hábitos reprodutivos das tarântulas

O acasalamento ocorre habitualmente uma vez por ano. Assim que uma tarântula macho estiver madura e quiser acasalar, irá esfregar o seu abdómen num tapete que ele mesmo teceu. Esta fricção irá excretar o sémen que o macho irá então esfregar nos seus pedipalpos, ou seja, nas presas, num pequeno pacote. Os pedipalpos mantêm o sémen viável no pequeno pacote até encontrar uma fêmea com quem acasalar. Quando é encontrada uma fêmea adequada, o pacote de sémen dos pedipalpos é inserido numa abertura chamada opistosoma no abdómen da fêmea. O macho sai rapidamente antes que a fêmea deixe de acolher a sua presença para efeitos de acasalamento.

A postura de ovos

Dependendo da espécie de tarântula, os ovos serão fertilizados e postos várias semanas ou meses após a ocorrência deste acasalamento. Estes ovos serão postos dentro de um saco que será produzido pela tarântula fêmea. Este saco de ovos será então cuidadosamente cuidado e vigiado pela tarântula fêmea na sua toca até os bebés saírem do saco. A agressão é típica da tarântula fêmea enquanto ela protege este saco.

Alguns criadores de tarântulas optam por retirar os ovos da aranha-mãe quando o saco de ovos é produzido para evitar que ela coma as suas crias quando eclodem e para facilitar a sua separação à medida que crescem. Estes ovos teriam então de ser mantidos quentes noutro recinto, mas também se pode tentar mantê-los com a a aranha-mãe até atravessarem a sua primeira muda.

Quantos bebés é que as tarântulas têm?

O número de ovos que uma tarântula irá pôr varia entre espécies, mas cerca de 100 ovos é uma boa quantidade a esperar da maioria das tarântulas de estimação. Algumas espécies apenas põem cerca de 50 ovos enquanto outras põem mais de 1.000 ovos, pelo que a criação de tarântulas não é um passatempo para alguém que simplesmente quer mais uma ou duas aranhas.

Finalmente, os ovos fertilizados eclodem dentro do saco de ovos após cerca de três meses e depois bebés podem aparecer do saco após mais três semanas. Estas aranhas passarão por várias mudas durante o seu primeiro ano de vida e o número que sobreviverá até à idade adulta dependerá de quão bem se cuida delas e da sua alimentação.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos