Como determinar o sexo de uma cobra?

Por vezes, os proprietários de cobras querem saber como distinguir o sexo de uma cobra. O problema é que não é tão simples descobrir se uma cobra é macho ou fêmea como o é em muitos outros animais. No exterior, os machos e as fêmeas das cobras parecem semelhantes. No entanto, com um pouco de experiência, há formas de diferenciar entre os dois.

Os seguintes métodos para descobrir o sexo de uma cobra só devem ser feitos por tratadores experientes ou pessoal veterinário. Se fores um principiante e quiseres saber o sexo de uma cobra, encontra um tratador de répteis ou veterinário experiente para te demonstrar estes métodos. Existe o risco de ferir a cobra se forem feitos incorretamente.

sexo das cobras

Caraterísticas da cauda

As cobras masculinas têm um par de hemipénis em forma de tubo (órgãos sexuais) que normalmente ficam dentro dos seus corpos. São basicamente dois pequenos pénis que são mantidos a salvo dentro da cauda da serpente. As cobras fêmeas não os têm.

Os hemipénis estão localizados logo abaixo da abertura cloacal e para baixo ao longo da cauda de cada lado da linha mediana da serpente. Uma vez que estes órgãos sexuais estão alojados dentro da cobra macho, podem não ser óbvios para ti no início. Existem, no entanto, pistas visíveis de que eles estão lá. Podes olhar para a forma e comprimento da cauda para te ajudar a decifrar o sexo de uma cobra.

Os machos terão uma cauda (a porção da cobra que começa após a abertura da cloaca) que é mais grossa e mais comprida do que a das fêmeas. Também se afunila de forma diferente – começando a ficar espessa e depois de repente desbastando-se até à ponta. As cobras fêmeas têm uma cauda globalmente mais fina e mais curta do que a de um macho e afila-se uniformemente até à ponta.

Embora as diferenças possam ser bastante notáveis quando se comparam cobras lado a lado, é mais difícil ver o sexo de uma cobra se não se tiver um macho e uma fêmea para comparar. É por isso que os seguintes métodos são mais frequentemente utilizados para identificar com precisão o sexo de uma cobra do que olhar apenas para as caraterísticas da cauda.

Sondagem

A sondagem de uma cobra envolve a inserção de uma haste metálica fina (chamada sonda de cobra) na abertura cloacal da cobra enquanto esta está acordada. Esta sonda especial pode ser inserida ainda mais nos machos, uma vez que estes têm uma hemipénis em ambos os lados da abertura. A sonda insere-se num destes espaços que apontam para a ponta da cauda.

Ao sondar uma cobra fêmea, a sonda não irá muito longe no orifício. Isto porque não há espaço para isso quando está a dirigir a sonda em direção à ponta da cauda. As fêmeas só têm pequenos espaços para as glândulas de cheiro.

Imagina duas longas meias dentro da cauda de uma cobra macho que se abrem na abertura da serpente e estás basicamente a visualizar os hemipénis. A sonda lubrificada desliza para a abertura na direção da cauda e para um dos hemipénis localizados de cada lado da cauda da serpente se for um macho.

A sondagem de uma cobra só deve ser feita se tiveres alguém que segure a tua cobra imóvel, tiver sondas de cobra de tamanho apropriado, e a confiança para o fazer de forma cuidadosa e correta. Não queres prejudicar a tua cobra. Se não tiveres a certeza de como realizar este procedimento em segurança, então não deves tentar fazê-lo.

Observar o hemipénis

Tecnicamente, isto significa reverter os hemipénis temporariamente para que sejam visíveis fora da cauda (isto é o que acontece quando os hemipénis se prolapsam). Para o fazer, é aplicada uma pressão firme mas suave com um dedo sobre a serpente no local onde os hemipénis sairiam. Se for feito corretamente, poderá ser observado um deles.

Este método normalmente só pode ser feito em cobras mais pequenas, e pode causar muito trauma se for feito incorretamente. Esta não é a forma preferida de determinar o sexo de uma cobra, uma vez que é difícil de fazer. Além disso, pode não se saber se simplesmente não foste capaz de o fazer bem ou se a cobra simplesmente não tem hemipénis (é fêmea), para começar.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos