Como dar banho a um pássaro

Os novos proprietários de aves têm frequentemente perguntas sobre as formas adequadas de dar banho a um pássaro. Cada ave é um indivíduo, e como tal, exibirá caraterísticas únicas no que diz respeito ao comportamento. Algumas aves gostam de brincar na água e de saborear o seu tempo no banho. Algumas aves não foram condicionadas a aceitar o banho e a resistem ao contato com a água, apesar do facto de que os banhos fariam parte da sua atividade natural na natureza.

Embora por vezes possa ser necessário algum esforço da parte do proprietário para perceber que métodos funcionarão para uma determinada ave, o banho é importante para a saúde destes animais, e mesmo os pássaros relutantes devem ser expostos a diferentes tipos de opções de banho e escolher qual delas aceitarão.

Regras para dar banho a um pássaro

Embora existam vários métodos para dar banho a um pássaro, existem algumas regras simples que se aplicam a todas as aves:

dar banho a um pássaro

  • Utiliza apenas água clara e límpida: Embora algumas empresas fornecedoras de animais de estimação comercializem “champôs para aves”, a melhor e mais segura forma de dar banho a um pássaro é com água limpa. As aves produzem um óleo especial com que cobrem as suas penas, e este óleo pode ser removido através da utilização de sabonetes ou detergentes. Isto pode resultar em penas insalubres e aves infelizes.
  • Dá o banho na parte mais quente do dia: As aves molhadas arrefecem facilmente, o que pode constituir um grave perigo para a saúde. Dá banho ao teu animal durante a parte mais quente do dia, para que as penas da ave tenham a oportunidade de secar completamente antes que a temperatura desça para o anoitecer.
  • Assegura-te de que a água está a uma temperatura confortável: A água demasiado quente ou fria pode chocar o sistema de uma ave, para não falar de causar queimaduras e uma série de outras condições graves. Verifica sempre a temperatura da água antes de dar banho a um pássaro. Muitas aves preferem que a sua água do banho seja morna ou à temperatura ambiente.
  • Nunca satures as penas da ave: Na natureza, as aves nunca permitem que as suas penas fiquem completamente encharcadas. Isto pode levar à perda de calor corporal e à diminuição do poder de voo. Exceto em circunstâncias extremas, nunca deve ser necessário molhar completamente um pássaro de estimação.

Se seguires sempre estas simples regras de banho, podes garantir que a hora do banho para o teu animal de estimação será uma atividade segura, independentemente das técnicas de banho que possas escolher.

4 maneiras de dar banho a um pássaro

Existem algumas opções para dar banho a um pássaro diferentes, que permitem aos proprietários perceber quais os que a sua ave prefere. As variáveis mais importantes em banhos eficazes são a frequência e o método. Ao “experimentar” estes aspetos, certamente tropeçarás na combinação certa para o teu amigo emplumado.

As aves variam muito nas formas que escolhem para tomar banho. Algumas aves adoram a sensação de um duche, algumas preferem ficar de pé numa poça de água rasa, e outras gostam de se afundar numa piscina de água. Experimenta as seguintes técnicas em casa com o teu animal de estimação, para ver qual funciona melhor para ele, e assim tornares a experiência de dar banho a um pássaro mais agradável para ambos.

Tomar um duche juntos

Sendo criaturas naturalmente sociais, as aves gostam frequentemente de tomar banho com os seus donos. Há mesmo vários produtos de banho para aves disponíveis, tais como poleiros especiais de duche e pulverizadores. Se optares por introduzir o teu animal de estimação no chuveiro, é melhor fazê-lo com extrema paciência no início. Permite que o teu pássaro te observe no duche antes de tentares convencê-lo a juntar-se a ti.

O animal deve decidir por si mesmo que o chuveiro é uma coisa amigável, e não representa qualquer ameaça à sua segurança. Colocar o pássaro na grade do chuveiro, no poleiro específico do pássaro, ou por vezes no fundo do duche é uma ótima maneira de dar banho a um pássaro.

Usa um spray

Uma fina camada de água de um frasco de spray limpo é o método de escolha para algumas aves, e uma boa forma de dar banho a um pássaro. Muitas espécies de aves de estimação são originárias de climas extremamente quentes e húmidos, e o spray ajuda a reidratar as suas cavidades nasais, bem como a limpar as suas penas.

Se pensas que a tua ave pode beneficiar de um banho rápido, não te esqueças de utilizar água morna limpa num novo frasco de spray. Isto assegura que não existem resíduos químicos que possam ser tóxicos para o teu animal de estimação. Pode comprar um frasco de spray contínuo para ter um fluxo constante de humidade para fornecer ao teu animal de estimação.

Mergulha-o na pia

Muitas aves gostam de se mergulhar numa piscina de água parada. Tenta juntar um pouco de água quente no teu lava-loiça e mandar o teu pássaro descer para dentro dela. É provável que os instintos naturais de banho do teu pássaro assumam a partir daí, e ele estará alegremente a salpicar num instante. Algumas aves preferem uma pequena corrente de água para ajudar a estimulá-las a tomar banho; no entanto, observa sempre o nível da água. Pode atingir um nível elevado rapidamente e pode precisar de ser drenada para que o teu pássaro não fique encharcado.

Se possuíres um pássaro que esteja relutante em ficar de pé no lava-loiça, experimenta dar banho a um pássaro colocando água quente nas palmas das tuas mãos enquanto o teu animal de estimação se empoleira na lateral do teu polegar. Muitas vezes um pássaro sentir-se-á mais seguro a tomar banho nas mãos do seu dono – e isto também pode ser uma grande experiência de ligação.

Oferece folhas molhadas de alface

As aves mais pequenas, por vezes, gostam de rolar em folhas molhadas. Basta molhar as folhas de acelgas, couves, ou outros tipos de vegetais e colocá-las no chão do recinto ou num prato ou tigela pouco profundos. O teu animal poderá gostar do contato com as folhas e assim colocar água nas suas penas, que lhes retirará a sujidade.

Se observares as reações do animal a estas diferentes técnicas de dar banho a um pássaro, deverá ser relativamente fácil identificar aquela de que a tua ave mais gosta. Isto, contudo, é apenas metade da equação ao dar banho a um pássaro. Decidir com que frequência a tua ave deve ser banhada é o próximo passo para alcançar a limpeza.

Com que frequência dar banho a um pássaro

Tal como acontece com os diferentes métodos de banho, a frequência com que uma ave precisa de ser banhada resume-se muitas vezes à preferência única de cada indivíduo. Embora uma boa regra geral seja oferecer à ave um banho uma vez por semana, muitas aves vão desejar a oportunidade de se limpar com mais ou menos frequência. Considera os seguintes pontos ao decidir sobre este ponto:

  • Reparaste que o teu pássaro toma banho na sua água de beber? Quando uma ave decide que está na hora de tomar banho, toma banho de qualquer forma que esteja disponível para ela. Para as aves em cativeiro, isto significa muito frequentemente um mergulho num prato para beber. Se notares que o teu pássaro o faz com bastante frequência, podes tomá-lo como uma indicação de que um banho mais frequente seria apreciado.
  • Será que a tua espécie de ave requer mais humidade do que outras? As aves originárias de zonas tropicais e florestas tropicais são aclimatadas a chuvas diárias e a condições de humidade extra. Banhos mais frequentes para aves deste tipo iriam provavelmente melhorar as condições das penas, bem como a saúde e felicidade em geral.
  • A tua ave está a passar por uma muda? Quando as aves mudam de penas, as novas penas empurram a sua pele, desalojando as penas velhas pelo caminho. Estas novas penas estão cobertas com uma bainha de queratina que por vezes precisa de ser amolecida, para que a pena interior se possa libertar. Banhar a ave com mais frequência durante uma muda pode ajudar a libertar estas novas penas e acalmar a pele com comichão. Os banhos também encorajam a ave a soltar as velhas penas.

Construindo uma rotina de higiene em torno das preferências naturais da tua ave, dar banho a um pássaro torna-se uma experiência mais suave e muito mais agradável para o teu animal de estimação. Presta atenção à reação do animal às várias técnicas de banho, e usa as que melhor funcionam para ambos. Desfruta do tempo que passas a cuidar do teu animal de estimação, e torna óbvio para o teu pássaro que vês o banho como uma experiência positiva. O resultado final será uma companhia feliz, saudável, limpa e bonita – e que dono de ave poderia pedir mais?

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos