Os gatinhos aprendem a lamber-se quando têm duas a quatro semanas de idade e os gatos adultos passam até 50% do tempo em que estão acordados a cuidar de si próprios. Então porque é que ainda deves dar banho a um gato? Um banho estimula a pele e remove o excesso de óleo, caspa e pelo.
Oferece também uma oportunidade de ensinar ao teu gato que pegares nele, mesmo de forma inesperada, não o vai magoar. Os gatos terão de ser tocados pelo veterinário, manuseados por técnicos veterinários, ou tocados por pessoas da casa e convidados. Tornar o banho uma experiência agradável ajuda os gatos a “generalizar” o evento a futuras situações semelhantes.
Experiências positivas com banhos anteriores são especialmente benéficas se alguma vez tiver de dar ao teu gato banhos medicados como parte de um plano de tratamento para doenças de pele ou se o teu gato se meter em algo particularmente desagradável.
Neste artigo
Dar banho a um gato: o que deves saber antes de começar
Alguns gatos de pelo curto raramente precisam de um banho, enquanto os gatos de pelo mais comprido precisam frequentemente de um pouco mais de ajuda com a higiene. Os banhos com demasiada frequência podem secar a pele, por isso tenta evitar qualquer coisa mais frequente do que a cada 4-6 semanas ou assim.
Os gatinhos aceitam banhos mais prontamente, por isso começa a dar banho a um gato assim que adotares um, desde que tenha pelo menos 4 semanas de idade. Os gatos idosos ou extremamente doentes não são tão adaptáveis às mudanças ambientais, mesmo quando são temporárias. Os animais podem ficar stressados pelo banho, por isso segue a recomendação do teu veterinário nestes casos.
O que precisas para dar banho a um gato
Para a limpeza de rotina, só são necessários alguns produtos, incluindo:
- Um champô de limpeza, rotulado especificamente para gatos
- Várias toalhas
- Um tapete de borracha
- Uma toalha de rosto
- Uma bola de pingue-pongue ou outra distração flutuante
O champô humano (incluindo os concebidos para bebés) ou os produtos para cães podem ser demasiado duros e secar a pele do gato, e, em alguns casos, podem ser tóxicos.
Prepara-te para dar banho a um gato
Antes de molhares o teu gato, escova bem o seu pelo. Quanto a ti, usa roupas velhas e espera ficar molhado.
A zona do banho deve ser quente e sem correntes de ar. A banheira serve, mas poderás ficar mais confortável se puderes dar banho a um gato num lavatório alto. Move todos os elementos quebráveis para fora do alcance e empurra cortinas de duche para fora do caminho. Evita tudo (cheiros fortes, objetos assustadores, espelhos) que potencialmente assuste os gatos, para que o banho seja o mais agradável possível.
Coloca o teu champô, várias toalhas, e uma toalha de banho perto do lavatório ou da banheira, e põe água morna a correr antes de trazeres o gato. A temperatura do banho do gato deve ser em torno da temperatura corporal, por outras palavras, bastante quente mas não tão quente que seja desconfortável.
Coloca uma toalha ou tapete de borracha no fundo da banheira ou lavatório. Os gatos odeiam a base insegura de superfícies escorregadias. Ou tenta colocar o gato de pé sobre uma caixa de plástico para que o teu gato se possa agarrar com as patas. Isto também te permite lavar mais facilmente o animal, tanto por cima como por baixo.
Dar banho a um gato pequeno
Para gatos pequenos ou gatinhos, usa a pia dupla na cozinha, duas ou mais panelas grandes, ou um par de baldes ou cestos de lixo colocados na banheira. Enche cada um com água morna, depois baixa suavemente o seu gato (uma mão suportando a parte da cauda, a outra debaixo do peito) para o primeiro recipiente para o molhares. A maioria dos gatos aceita este método mais prontamente do que ser molhado com o chuveiro.
Deixa o teu gatinho de pé nas patas traseiras e agarra a borda do recipiente enquanto molhas completamente o pelo. Depois levanta o gato sobre uma das tuas toalhas, e aplica o champô, usando um pano húmido mas não ensaboado para limpar o seu focinho.
Depois de ensaboares, mergulha o gato de novo no primeiro recipiente para enxaguar. Retira o máximo de sabão possível antes de o tirares e retira o excesso de água antes de o enxaguares cuidadosamente noutro recipiente com água limpa.
Dar banho a um gato: mergulhar ou usar o chuveiro?
Os gatos adultos de tamanho grande podem ser difíceis de mergulhar, mas a água corrente pode ser assustadora para eles. Em vez disso, podes usar uma concha para o molhar. Se tiveres uma torneira de pulverização na pia, usa uma força baixa, com o chuveiro perto do pelo para que o gatinho não se assuste tanto.
Nunca molhes diretamente o focinho; utiliza um pano de lavagem húmido para limpar essa área. Mantém sempre uma mão sobre o gato para evitar fugas. Enxagua começando no pescoço e descendo pelas costas do gato; não negligencies a secagem debaixo da cauda ou na barriga.
Envolve o gato limpo numa toalha seca. Os gatos de pelo curto secam rapidamente, mas os felinos de pelo comprido podem precisar de duas ou mais toalhas para eliminar a maior parte da água. Se o teu gato tolera ou gosta do secador, utiliza apenas a regulação mais baixa de calor e mantém o secador em movimento para evitar queimaduras.
Prevenir problemas ao dar banho a um gato
Alguns gatos irão realmente apreciar o banho e outros não. Sê paciente e não repreendas o teu gato durante o banho. Se o teu gato estiver realmente a odiar o banho, tenta dar-lhe muitos elogios, solicita ajuda, ou lava o sabonete e tenta novamente da próxima vez. Se dar banho a um gato em casa parecer demasiado problemático, um profissional experiente com gatos é a tua melhor aposta para uma limpeza eficaz.
- Corta as unhas do teu gato com um dia de antecedência para ajudar a evitar arranhões. Não o faças imediatamente antes ou o gato irá associar o corte com o banho.
- Tenta colocar a flutuar uma bola de pingue pongue ou outro brinquedo na água para atrair o gato a tentar pescá-lo para fora. Um gato que brinca com a água terá menos probabilidades de a temer.
- Não afundes a cara do gato ou espirres água sobre ele; é isso que perturba os gatos.
- Os profissionais usam frequentemente um arnês para prender o gato no lugar, o que deixa as suas mãos livres para dar banho a um gato.