A processionária, ou lagarta do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa) é uma traça da subfamília Thaumetopoeinae da família Notodontidae, conhecida pelos pelos irritantes das suas lagartas, as suas procissões, e os danos económicos que causa nas florestas de coníferas.
É notável pelo comportamento das suas lagartas, que passam o Inverno em ninhos semelhantes a tendas e a grande altura em pinheiros, e que percorrem a floresta, protegidos dos predadores pelos seus pelos extremamente irritantes. Todos os anos, existem inúmeros casos de animais ou até mesmo pessoas afetados por esta lagarta, que em alguns casos de ingestão pode levar à morte.
Lê este artigo para saberes mais sobre as fases de desenvolvimento da processionária do pinheiro e as suas características-chave, a fim de protegeres os teus animais de estimação dos seus efeitos perigosos.
Neste artigo
Época da processionária do pinheiro
A traça processionária é comum em toda a África, Médio Oriente, e Europa e tem geralmente um ciclo de vida anual. No entanto, verificou-se que dura até dois anos em certas regiões de grande altitude. Geralmente, as traças adultas põem os seus ovos em pinheiros em julho. Após 30-40 dias, as larvas desta espécie eclodem, pelo que a época das lagartas processionárias de pinheiros começa entre agosto e setembro.
Nos meses seguintes, as larvas permanecem juntas em grupos, descansando e alimentando-se das árvores sobre as quais se desenvolvem. Após três ou quatro meses, começa o Inverno, e as lagartas constroem ninhos de seda branca, que lhes proporcionam a proteção necessária para resistir às baixas temperaturas.
A partir deste momento e até fevereiro-abril, as lagartas passam por uma série de etapas e finalmente começam a descer das árvores para se moverem da forma típica da espécie: sob a forma de procissão, uma após a outra, o que levou ao seu nome comum. As larvas enterram-se no solo para dar lugar à fase seguinte do ciclo de vida, a pupa.
A traça processionária do pinheiro encontra-se, portanto, na sua fase mais perigosa durante os meses de fevereiro a abril.
Fases de vida da processionária do pinheiro
Segue-se uma descrição detalhada do ciclo de vida de uma lagarta processionária
- Ovo: Na primeira fase, após a fertilização, o ovo é posto na árvore onde permanece durante 30 a 40 dias antes de eclodir. Uma característica interessante desta espécie é que a fêmea produz escamas que cobrem os ovos e se assemelham aos rebentos de pinheiro sobre os quais os ovos são depositados. Note-se que a postura dos ovos ocorre em julho, pelo que os ovos eclodem enquanto o tempo ainda está quente, entre agosto e setembro.
- Lagarta: Esta fase, conhecida como fase larval, é a mais longa da espécie e dura pelo menos 6 meses. Durante este período, a lagarta muda tanto de tamanho como de cor. Durante esta fase, a traça processionária pode prejudicar cães e gatos porque os pelos no seu corpo causam lesões graves. Isto acontece normalmente de fevereiro a abril, quando a traça desce dos pinheiros.
- Fase pupal: A pupa sofre a maior mudança através do processo de metamorfose de larva para adulto. Este processo é realizado no solo durante cerca de 2 a 3 meses.
- A fase adulta: Esta é a fase mais curta da lagarta processionária, durando apenas um par de dias. É basicamente aqui que ocorre a reprodução e começa o ciclo da lagarta.
Ninho da lagarta processionária
Nesta fase do seu ciclo de vida, que corresponde à fase larval, a lagarta processionária constrói ninhos. Os ninhos são construídos antes do início do Inverno para proporcionar proteção térmica e assegurar a sobrevivência da espécie. São característicos e muito peculiares, assemelhando-se a uma espécie de tenda feita de seda branca. Nenhum ninho é construído durante a fase adulta.
Padrões de reprodução da processionária do pinheiro
Os adultos desta espécie vivem cerca de um dia ou dois. Reproduzem-se o mais rapidamente possível após a eclosão do solo, porque têm uma duração de vida tão curta. Uma vez que a fêmea tenha internalizado os seus ovos, procura um pinheiro para os pôr.
De acordo com estudos, as traças fêmeas viajam em média 1,7 km para pôr os seus ovos. Estes insetos produzem até 220 ovos. Um aspeto curioso é que a fêmea produz alguns tipos de escamas para proteger os seus ovos dos predadores, simulando rebentos de pinheiro.
As traças são animais noturnos que se reproduzem principalmente quimicamente através da comunicação com feromonas. Morrem pouco tempo depois de se reproduzirem e de depositarem os ovos.
Como nasce a processionária do pinheiro?
Existem quatro a cinco massas de ovos num lote, e após as massas de ovos se desenvolverem embrionariamente, o que leva 30 a 40 dias, nascem as larvas ou lagartas processionárias. A lagarta muda de tamanho e de aspeto à medida que passa por uma série de fases após a eclosão do ovo. Por exemplo, ao nascer é verde maçã opaca, mas mais tarde tem algumas manchas avermelhadas nas suas costas. Em média, uma lagarta adulta tem cerca de 40 mm de tamanho.
Estas lagartas, por sua vez, estão cobertas de pelos que estão dispostos em pares em cada segmento do seu corpo. Uma característica distintiva destes pelos é que, como mecanismos de defesa contra mordidas, podem causar reações alérgicas graves se entrarem em contacto com a pele ou membranas mucosas de humanos ou animais. Por conseguinte, nunca devem ser tocadas.
Se o teu animal entrar em contacto com uma lagarta, leva-o imediatamente ao veterinário.
Metamorfose da processionária
A metamorfose é um processo de transformação comum em certos grupos de animais, durante o qual a sua anatomia e fisiologia, bem como o seu modo de vida, mudam completamente. A lagarta processionária sofre esta dinâmica.
Começando em fevereiro e continuando até abril, as lagartas adultas descem das árvores em procissões visíveis e longas, uma após outra, entrando no solo e enterrando-se. Na fase subterrânea, a pupa ou crisálida é formada num casulo que a lagarta constrói. Este tem cerca de 20 mm de comprimento e inicialmente é de cor castanho-branco ou amarelado, tornando-se mais tarde avermelhado.
É neste casulo que se dá a maior metamorfose do indivíduo, pois é aqui que a lagarta processionária se torna adulta e depois já é capaz de voar. Um adulto tem uma envergadura de asas de 36 a 49 mm para as fêmeas e de 31 a 39 mm para os machos.
Embora seja comum os adultos chocarem anualmente, uma parte deles permanece num estado de desenvolvimento suprimido chamado diapausa. No caso desta espécie, pode permanecer neste período de inatividade durante vários anos e emergir como adulto quando tiver sofrido uma metamorfose. Embora tudo dependa das condições ambientais, a fase de pupa dura geralmente 2-3 meses.
Quanto tempo vive a processionária do pinheiro?
A lagarta processionária tem uma longa duração nesta fase do seu ciclo de vida, quando comparada com outras fases de desenvolvimento, tais como o adulto, que não vive mais de dois dias. Neste sentido, a lagarta vive pelo menos seis meses, desde a eclosão do ovo até à sua eclosão para sofrer uma metamorfose.