Os animais de estimação são criaturas adoráveis que nos trazem alegria e nos fazem companhia. No entanto, a vida com eles não é só sol e rosas, e em certas circunstâncias podem exibir comportamentos indesejáveis, que temos de aprender a gerir. Pode acontecer, por exemplo, que tenhamos um cão possessivo que precise de atenção especial.
A possessividade é um tipo de comportamento agressivo dos cães. Se tiveres um cão que exiba tal comportamento, este é o artigo para ti, porque te mostraremos todos os detalhes do problema e oferecer-te-emos diretrizes a seguir para lidar com ele.
Neste artigo
Agressão possessiva e proteção de recursos
Existem diferentes tipos de comportamento agressivo em cães, um dos quais é a agressão possessiva. Isto refere-se a todo o comportamento defensivo de um cão perante qualquer recurso ou objeto: isto significa que a resposta ocorre para proteger algo valioso para ele, seja contra humanos ou qualquer outro animal (que pode ou não ser um cão).
É comum que os termos agressão possessiva e proteção de recursos sejam utilizados de forma intercambiável. No entanto, para alguns especialistas, o termo proteção é mais amplo e inclui certos comportamentos típicos de um cão possessivo, tais como bloqueio do corpo, guarda ou fuga com o objeto. Em contrapartida, outros afirmam que, como o nome indica, a agressão possessiva é a manifestação mais severa destes comportamentos.
Como é que um cão possessivo se comporta?
O cão é possessivo de vários objetos, por exemplo, comida, um osso, um brinquedo, a sua cama, e é também muito ciumento do seu dono. O cão rosna, mostra os seus dentes, salta e morde quando está perto daquele precioso objeto e alguém se aproxima ou quer tirar-lho. Pode também comportar-se de forma hostil para com estranhos que se aproximem do seu proprietário.
O diagnóstico não é tão simples, exigindo uma descrição do comportamento, a especificação dos estímulos e um historial médico. Em muitos casos, uma análise precisa requer a observação ou simulação do problema no ambiente natural do animal, ou seja, no seu lar. Também pode ser necessário realizar alguns testes para excluir possíveis problemas de saúde que causem o comportamento problemático (como a dor).
O comportamento agressivo pode ser variado e inclui várias manifestações, desde ladrar e rosnar, rosnar e morder, até morder e atacar.
O desenvolvimento deste tipo de comportamento pode ser devido a uma alteração na hierarquia do cão e do dono, gerando comportamentos problemáticos e perigosos, especialmente em relação às crianças.
Raças de cães possessivos
Qualquer cão, independentemente do seu tamanho ou raça, pode ser possessivo. No entanto, é verdade que existe uma predisposição genética em certas raças de cães. Portanto, este comportamento ocorre com mais frequência nas seguintes raças:
- Cocker spaniel.
- Border collie.
- Rottweiler.
- Jack Russell.
- Golden Retrievers.
No entanto, isto não significa que todos os cães destas raças apresentem problemas de comportamento, pois para além do ADN existem outros fatores que influenciam o comportamento: um deles, muito importante, é a educação.
Além disso, existe uma variação individual no comportamento dos cães. Alguns têm uma resposta agressiva a poucos estímulos, enquanto noutros é o oposto, e nunca tentam morder.
Como corrigir o comportamento de um cão possessivo?
A primeira coisa a ter em conta é que os casos de agressão não podem ser resolvidos castigando o animal, uma vez que esta atitude encoraja comportamentos violentos. Aqui estão algumas dicas gerais sobre o que fazer se tiveres um cão possessivo:
- Tenta ensinar ao teu cão obediência básica em qualquer cenário, incluindo ensiná-lo a seguir ordens (ordens como “vir”, “sentar” ou “comer”). Estes exercícios ajudam-no a ver-te como seu líder.
- Outras opções incluem alimentá-lo com a mão, em locais diferentes, o que também ajuda a afirmar a tua posição de domínio sobre ele.
- Da mesma forma, não deves deixar o cão dormir na tua cama, em cima de ti ou de um membro da família, uma vez que esta prática constitui uma forma de dominação para os cães. É aconselhável que cada um tenha o seu próprio espaço e cama.
- Se o teu cão mostrar comportamento possessivo em relação a brinquedos ou outros objetos, deves ensiná-lo a largá-los e dar-tos quando os pedires. Isto será difícil no início: podes começar por trocar o objeto por um que ele goste.
- É também aconselhável praticar a obediência, começando por o expor às coisas que lhe são indiferentes e progredindo gradualmente até aos objetos mais preciosos para o cão e com os quais demonstra um comportamento possessivo.
Consulta um perito
Manter um cão possessivo sob controlo requer muito cuidado e paciência e pode também requerer a intervenção de um especialista em comportamento canino. Portanto, fala com o teu veterinário para que ele ou ela possa estabelecer um programa para ti e para o teu animal de estimação ou, se considerado necessário, encaminhar-te para um etólogo.
O prognóstico de recuperação de um cão possessivo pode ser variável: alguns espécimes melhoram significativamente e rapidamente, enquanto outros demoram mais tempo (semanas ou meses). Não desanimes e segue sempre as instruções dadas de modo a obter resultados satisfatórios.