As fezes da minha tartaruga serão saudáveis?

As tartarugas são conhecidas por serem animais robustos. Não só são literalmente duras graças à sua carapaça protetora, como também são seres de longa duração que se sabe terem sobrevivido aos guardiões humanos que as têm desde a infância. Com tal resiliência e longevidade, pode ser fácil pensar que elas são indestrutíveis.

Contudo, existem doenças e condições que podem prejudicar seriamente a saúde e o bem-estar de uma tartaruga. Uma vez que a comunicação entre humanos e tartarugas é realmente limitada, precisamos de prestar atenção cuidadosa aos possíveis sintomas. Olhar para as fezes da tartaruga pode dar-nos uma pista sobre o que pode estar errado.

Sobre as fezes de tartaruga

Existem diferentes tipos de fezes nestes animais e todos eles irão dizer algo sobre o bem-estar do animal. Se tiveres adotado recentemente um destes animais e quiseres assegurar-te de que ela é saudável, é importante verificar regularmente o seu cocó. Quando o fizeres, encontrarás uma das seguintes opções:

  • Fezes saudáveis
  • Fezes brancas
  • Fezes negras
  • Diarreia

Nas secções abaixo explicamos mais sobre estes tipos individuais de fezes. Este é um guia amplo e deve aplicar-se a todos os tipos de tartarugas.

as fezes de uma tartaruga são saudáveis?

Como é que se parecem as fezes de tartaruga saudáveis?

Como na maioria dos vertebrados, uma tartaruga defeca e urina para eliminar desperdícios. A cor, consistência e forma das suas fezes dependerá de vários fatores, mas principalmente do que elas comem para se sustentarem. Por exemplo, um animal que come muito feno pode ter fezes bastante fibrosas, mas um morcego que come fruta pode ter fezes de uma consistência diferente.

A quantidade de fezes que uma tartaruga faz depende do indivíduo. Não parecem aliviar-se tão regularmente como outros animais de companhia e pode até não se ver o seu desperdício se lhes for permitido sair fora do aquário. Deves ocasionalmente verificar se o teu terrário tem fezes, só por precaução.

O cocó saudável é geralmente excretado em forma de pellet ou em forma de tronco, semelhante aos excrementos humanos saudáveis. O tamanho da matéria fecal dependerá do tamanho do animal, mas a quantidade dependerá de vários fatores adicionais, incluindo a quantidade que comeu. Os diferentes tipos de tartarugas (marinhas e terrestres) defecarão desta forma, mas a consistência pode variar dependendo da sua dieta.

O cocó pode ser de consistência ligeiramente variável (seco ou pegajoso) e de cor (castanho ou esverdeado). No entanto, se forem fezes saudáveis, devem ter alguma tonalidade de castanho e serem bastante sólidas.

As fezes são feitas de alimentos digeridos no trato gastrointestinal. As tartarugas são um tipo de vertebrados que têm uma cloaca. Trata-se de um orifício que é utilizado para a defecação, urinação e o ato reprodutivo. Esta é uma razão pela qual temos de ter cuidado ao observar as fezes saudáveis de uma tartaruga. Por exemplo, podemos ver a tartaruga urinar e interpretar mal esta como fezes líquidas (diarreia)..

O cocó da minha tartaruga é branco

Quando vemos que o animal tem cocó branco, é compreensível que estejamos preocupados. Contudo, isso não significa necessariamente que haja um problema. Isto é devido a algo chamado uratos, a forma iónica e sais de ácido úrico.

Como acontece com alguns outros répteis, as tartarugas excretam uratos ácidos como uma massa seca, em vez de fezes moles. Como os uratos são relativamente insolúveis, cristalizam-se em depósitos que saem da cloaca. Não são provenientes dos intestinos, mas saem da bexiga. Isto significa que são mais um tipo de urina do que de fezes. Quando são misturados com a urina, obtém-se uma pasta de urina que é muito menos sólida. No entanto, quando há pouca urina, os depósitos são frequentemente duros e assemelham-se a um cocó branco.

Podes surpreender-te da primeira vez que vês cocó branco, mas é importante compreenderes que isto é quase sempre saudável. Há raras exceções.

Embora sejam geralmente perspicazes, é possível que a tua tartaruga coma algo que não deveria. Estas podem incluir pequenos pedaços de plástico, tecido ou qualquer outro material. Uma vez que ela não consegue digerir o material, deve sair com as fezes. Se o material for branco, o cocó também pode aparecer branco.

As fezes são pretas

Infelizmente, nem todos os corpos estranhos podem ser excretados. Pode haver um bloqueio causado pelo material ingerido. Se o objeto for afiado, pode também causar graves danos internos. Mesmo que o corpo estranho seja excretado como fezes, é possível que o dano já tenha sido feito.

Nestes casos, é possível que a hemorragia interna tenha feito com que o cocó da tartaruga se tenha tornado negro com sangue digerido. Se houver manchas vermelhas de sangue nas fezes, mas de resto o animal parece saudável, é mais provável que seja um problema mais baixo no trato digestivo. Por exemplo, se tiverem um corte ou abrasão na sua cloaca, é possível que o sangue fresco apareça no seu cocó.

Terás de consultar um veterinário se as fezes do animal estiverem negras, especialmente se tiverem um odor desagradável. É possível que a mudança de cor seja temporária, possivelmente devido à ingestão de um determinado alimento. No entanto, será necessário que sejam examinadas para excluir uma condição grave.

Se tiveres uma tartaruga macho, os seus genitais sairão da cloaca e podem ser um pouco estranhos para os não iniciados nos cuidados com estes animais. O pénis da tartaruga tem uma grande extremidade bulbosa que é frequentemente de cor negra. Quando emerge pela primeira vez da cloaca, pode parecer cocó. Se tiver uma haste e voltar a entrar, saberás que é um pénis e não te deves preocupar.

A minha tartaruga tem diarreia

Como já dissemos acima, as fezes não devem ser confundidas com a urina, pois não são a mesma coisa. As fezes devem ser sólidas quando saudáveis, e uma tartaruga tem diarreia quando as suas fezes são líquidas e macias em vez de firmes e sólidas. As causas da diarreia da tartaruga incluem:

  • Dieta pobre: se a tartaruga não comer o suficiente ou se a sua alimentação não tiver a nutrição necessária, pode desenvolver problemas digestivos. A diarreia é um dos sintomas mais comuns e resulta frequentemente de uma deficiência de vitamina A. Demasiada fruta pode também soltar as suas fezes.
  • Parasitas: os parasitas internos podem não causar necessariamente diarreia, mas deve haver provas da sua existência se fores capaz de colher uma amostra de fezes. Em casos graves de infestação pode ocorrer diarreia, juntamente com uma carapaça amolecida, falta de cor e letargia.
  • Infeção: se a tartaruga tiver uma doença subjacente, a infeção pode ser a causa principal. As infeções fúngicas são uma ocorrência relativamente comum, mas podem levar a problemas potencialmente letais, tais como a podridão da carapaça. As infeções bacterianas também podem levar a problemas respiratórios.

Em qualquer destes casos, terás de levar o animal a um veterinário. É necessário um veterinário qualificado em medicina veterinária exótica para animais de companhia, pelo que o teu veterinário poderá encaminhar-te para outro. Podem então realizar os testes de diagnóstico corretos, um dos quais é frequentemente uma amostra de fezes.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos