As doenças mais comuns em coelhos de estimação

Os coelhos de estimação são uma parte importante de muitas famílias que já tiveram a experiência de cuidar deles. Mas infelizmente, e tal como outros animais de estimação, os coelhos são propensos a uma variedade de problemas e doenças. Algumas doenças são mais comuns do que outras, mas ao estares educado sobre estes problemas poderás ser capaz de os prevenir, ou pelo menos aprender a reconhecer os sinais e sintomas mais rapidamente a fim de obteres a ajuda necessária para o teu coelho.

Problemas dos dentes nos coelhos de estimação

Os coelhos têm 28 dentes, que os ajudam a moer a sua comida. Estes dentes, ao contrário dos de um cão ou gato, crescem continuamente durante toda a vida do animal. Sem artigos adequados para ajudar a manter estes dentes aparados (como feno e madeira segura), os dentes podem acabar por sobrecrescer e impedir o teu coelho de poder comer.

doenças comuns em coelhos de estimação

Os dentes molares (os dentes na parte de trás da boca) podem crescer e criar uma ponte sobre a língua que pode inibir a mastigação e a deglutição. Os dentes assim podem fazer com que o teu coelho morra de fome.

Os dentes incisivos (os dentes da frente) vão crescer e começar a enrolar-se nas bochechas ou outras partes da boca do coelho. Isto é muito doloroso e pode também fazer com que o teu coelho deixe de comer.

Dentes abscessos podem ocorrer devido a trauma ou doença periodontal e também são dolorosos para o animal. Estes dentes precisam de ser extraídos para evitar que a infeção que se encontra à volta do dente se espalhe pelo corpo do teu coelho.

Tumores reprodutivos nos coelhos de estimação

Os tumores mamários, uterinos e ovarianos são demasiado comuns em coelhos fêmeas e o cancro testicular não passa despercebido nos coelhos machos. A esterilização de coelhos de estimação é recomendada por uma variedade de razões e uma delas é para prevenir os cancros reprodutivos.

Se o teu coelho está esterilizado, as suas hipóteses de desenvolver cancro mamário são muito diminuídas (e é-lhes impossível desenvolver cancros uterinos, ovarianos e testiculares se estas partes tiverem sido removidas). Discute com o teu veterinário os riscos associados à esterilização do coelho, assim como uma idade apropriada para a sua realização.

Ácaros nas orelhas em coelhos de estimação

Os coelhos são conhecidos pelas suas grandes orelhas, mas estas nem sempre estão limpas. Os ácaros das orelhas são pequenos aracnídeos que se alimentam da cera e do óleo que as orelhas produzem. São irritantes e causam comichão ao coelho, que coçam e abanam a cabeça. As infeções secundárias dos ácaros dos ouvidos também ocorrem se os ácaros não forem tratados, e incluem infeções bacterianas e fúngicas. Grandes quantidades de detritos escuros e estaladiços são geralmente vistos nas orelhas dos coelhos que têm ácaros.

Os coelhos podem apanhar ácaros das orelhas por contacto direto com outros coelhos, por estarem no exterior, e das nossas mãos, se tivermos manipulado recentemente um coelho infetado e depois acariciarmos o nosso próprio coelho sem nos lavarmos. São fáceis de evitar, mas também fáceis de tratar. O diagnóstico pode ser feito pelo teu veterinário visualizando-os sob um microscópio, mas por vezes até se podem ver grandes grupos deles a mover-se a olho nu.

Abcessos nos coelhos de estimação

Enquanto a doença dentária causa frequentemente abcessos nos coelhos, estas bolsas de pus podem aparecer em qualquer parte do corpo. Podem ser encontrados internamente nos órgãos, bem como na camada cutânea dos animais, o que os torna difíceis de tratar. O tipo de bactérias que normalmente se encontram dentro destes abcessos é também um fator que aumenta o nível de dificuldade de tratamento, uma vez que não necessitam de oxigénio para sobreviver.

Os antibióticos, a limpeza do abcesso (se o conseguirem encontrar), e os medicamentos para a dor podem ser todos prescritos pelo veterinário para o teu coelho. Os abcessos são graves e nem sempre sabemos porque ocorrem, mas o tratamento é sempre necessário, uma vez que não desaparecem por si próprios.

Infeções das orelhas em coelhos de estimação

As infeções do ouvido médio ou interno por bactérias ou fungos são uma causa primária de inclinação da cabeça, e muito comuns em coelhos. Estas infeções podem ser difíceis de detetar, pelo que o tratamento da infeção com medicamentos para os ouvidos pode ser feito sem um diagnóstico definitivo. Coçar o ouvido, um mau cheiro, vermelhidão, e um ouvido abaixado são também sintomas de uma infeção do ouvido.

Cristais de cálcio na orelha dos coelhos de estimação

Também sentidos por algumas pessoas, estes pequenos cristais não podem ser visualizados, mas causam grandes vertigens nos coelhos. Uma inclinação da cabeça e por vezes uma incapacidade de se levantar são vistas em coelhos de estimação com cristais auriculares ou pedras, mas os sintomas podem desaparecer tão rapidamente quanto se manifestam. A manipulação cuidadosa da cabeça e do pescoço para desalojar os cristais pode ser realizada, caso contrário o teu veterinário pode simplesmente recomendar que se espere que eles se movam por si próprios.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos