As cobras ouvem?

As cobras são répteis carnívoros da subordem Serpentes. Estes animais longos e sem pernas têm uma anatomia muito única que nos faz questionar como funciona exatamente o seu corpo. Por exemplo, é comum questionarmo-nos se as cobras ouvem. Afinal, este grupo de animais passou por uma grande variedade de adaptações e modificações fisiológicas e anatómicas ao longo da sua evolução.

Neste artigo, vamos-te explicar a audição das cobras e a sua anatomia auditiva.

As cobras ouvem ou não?

Ao contrário da crença popular, as cobras não são surdas e conseguem ouvir bem. Contudo, ao contrário de outros répteis, as cobras não têm tímpano ou cavidade timpânica. Também perderam outras estruturas auditivas através da sua evolução.

as cobras ouvem?

Como é que as cobras ouvem?

Estes animais ouvem através de vibrações que percebem graças aos seus ossos da mandíbula. Assim, embora não tenham um ouvido visível semelhante ao nosso, podem ouvir através de vibrações. Desta forma, são capazes de determinar a localização graças às ondas sonoras produzidas pelo movimento. Isto ocorre devido às ondas sonoras que são produzidas nestas superfícies, que irradiam à sua volta muito rapidamente, permitindo às cobras caçar as suas presas sem falhar.

As cobras formaram de facto um ouvido interno, sem tímpano, que está diretamente ligado ao seu osso da mandíbula (osso quadrático). Este osso repousa no chão e move-se ligeiramente em resposta a vibrações enquanto deslizam. As cobras têm um alcance auditivo de 80-600 Hz, embora algumas espécies possam ouvir até 1000 Hz. Dado que a voz humana média é de cerca de 250 Hz, estes animais podem realmente ouvir-nos falar. No entanto, podem perceber melhor os sons de baixa frequência.

Sistema auditivo das cobras

Agora que sabemos que as cobras ouvem através das vibrações das ondas sonoras, está na altura de conhecer o seu sistema auditivo, pois é muito diferente do nosso. Em primeiro lugar, as cobras perderam várias estruturas auditivas e atualmente não têm ouvido externo ou mesmo um tímpano. No entanto, elas têm um ouvido interno que consiste em:

  • Células capilares
  • Fibras nervosas auditivas
  • Membrana basilar
  • Conduta coclear
  • Canais semicirculares
  • Sacculus

Esta última estrutura do ouvido interno está diretamente ligada ao seu maxilar, por outras palavras, à mandíbula. Esta consiste em:

  • Osso maxilar composto
  • Columella auris
  • Quadrate
  • Supratemporal

Estas duas últimas estruturas trabalham em conjunto para receber o movimento através de ondas sonoras. Como já mencionámos anteriormente, as cobras podem percecionar de forma impressionante os sons de baixa frequência.

Portanto, apesar de não terem um ouvido visível, e ao contrário do que diz a crença popular, as cobras ouvem e muito bem!

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos