Ajuda: a minha cobra não come!

As cobras são animais de estimação populares em cada vez mais lares, pois são frequentemente fáceis de manter e não necessitam de muito espaço para se sentirem confortáveis em cativeiro. No entanto, muitos proprietários ficam alarmados quando a sua cobra não come durante 1, 2, 3 ou mesmo mais meses consecutivos. Este comportamento pode ser normal ou indicar uma patologia.

São reconhecidos cerca de 450 géneros de cobras (ou ofídeos) e mais de 3460 espécies. Quase todos se caracterizam por comer pouco, uma vez que têm um metabolismo bastante lento e passam a maior parte do seu tempo na toca. No entanto, não é natural que uma cobra de estimação passe meses e meses sem dar uma dentada.

Com que frequência é que uma cobra come?

Antes de mais, deve ser salientado que as cobras são répteis ectotérmicos. Isto significa que os seus processos metabólicos não geram calor interno suficiente, pelo que não podem manter uma temperatura corporal relativamente constante (como fazem os mamíferos e as aves). A sua taxa metabólica é baixa, e muitas espécies reservam a termogénese para períodos específicos.

Em geral, os animais ectotérmicos dependentes da temperatura comem muito menos do que os mamíferos ou aves, uma vez que as suas taxas metabólicas e energéticas são baixas ao longo do dia. Por exemplo, estima-se que uma cobra adulta só precisa de ingerir um item de presa a cada 10-14 dias para permanecer saudável. No entanto, os espécimes jovens comem uma vez por semana.

A dieta das cobras em cativeiro consiste frequentemente em ratos mortos congelados (adultos ou bebés) e suplementos vitamínicos. Além disso, algumas espécies têm dietas especializadas em comer anfíbios (como Heterodon nasicus), ovos (género Dasypeltis) ou caracóis (Pareas carinatus), entre outras pequenas criaturas.

É necessário conhecer as necessidades do animal antes de o levares para casa, uma vez que algumas cobras têm dietas bastante especializadas.

cobra não come

Porque é que uma cobra não come?

Se a cobra não come, pode estar doente ou pode estar numa fase específica da sua vida. Abaixo mostramos as razões naturais e patológicas por detrás desta ocorrência.

1. Razões naturais

A anorexia faz parte do ciclo de vida de muitas cobras. Como mencionámos nas linhas anteriores, elas têm um metabolismo bastante lento. Algumas espécies são mais suscetíveis de perder peso em algum momento da sua vida do que outras, e a falta de apetite natural responde às seguintes situações:

  • Mudanças sazonais: embora as condições no terrário da cobra sejam semelhantes ao longo do ano e tenhas um cobertor térmico para a manter sempre quente, é muito provável que a mudança de estação altere o seu apetite.
  • Brumação ou tentativa de brumação: alguns répteis entram em brumação no seu ambiente natural em certas alturas do ano, algo semelhante à hibernação dos mamíferos (mas menos drástico). Durante esta fase, reduzem ao mínimo o seu consumo calórico e, portanto, a cobra não come. Um réptil que queira entrar em brumação afastar-se-á voluntariamente da fonte de calor no terrário.
  • Idade: os espécimes jovens devem comer muito mais frequentemente do que os adultos, pois estão no meio do seu desenvolvimento. Uma cobra muito velha requer menos energia e move-se muito pouco em geral.
  • Época de reprodução: algumas espécies de cobras deixam completamente de comer durante a época de reprodução. Isto é especialmente verdade para os machos, que por vezes estão inteiramente dedicados a encontrar uma fêmea recetiva.
  • Gravidez: uma cobra grávida pode recusar a ingestão de alimentos durante algum tempo até pôr ovos.
  • Mudança de pele: as cobras ocasionalmente perdem completamente a sua pele. Deixam de comer antes e durante o ato e tornam-se muito mais esquisitas, uma vez que esta é uma altura em que são muito vulneráveis.

Estas razões pelas quais uma cobra não come são naturais e não requerem tratamento, mas nunca devem ser tidas como garantidas sem uma visita ao veterinário. Antes de se pensar em brumação e velhice, deve ser descartado um quadro patológico.

2. Razões anormais

Aqui estão as razões patológicas ou não biológicas que podem causar anorexia numa cobra de estimação. Notarás que a experiência do proprietário tem muito a ver com algumas delas.

2.1 Stress

O stress fisiológico causa anorexia em todos os répteis. Quando um animal se sente em perigo, o seu sistema digestivo fica em segundo plano, pois o importante é aguçar os seus sentidos e músculos para escapar ou lutar. Por conseguinte, é absolutamente normal que as cobras stressadas deixem de comer completamente e consistentemente durante meses.

Muitos fatores podem causar stress num destes animais: chegar a casa pela primeira vez, introduzir um companheiro, mudanças ambientais, transportar o terrário e muito mais. Tem cuidado ao introduzir mudanças na rotina da cobra, pois é fácil para eles desenvolverem stress.

2.2 Temperatura inadequada

Sem dúvida, esta é uma das principais razões pelas quais uma cobra não come no ambiente doméstico. Alguns proprietários novatos julgam mal o gradiente de temperatura do terrário e, portanto, o animal não pode regular corretamente o seu metabolismo.

A maioria das cobras beneficia de uma temperatura geral de 25°C no terrário, mas com uma fonte de calor que gera um local mais quente a 30-32°C. Se não conseguir ‘colher’ energia deste ponto quente, o animal deixará de digerir e de se alimentar.

2.3 Bloqueio intestinal

Uma cobra pode sofrer um bloqueio intestinal devido à ingestão do substrato, a más condições ambientais ou a uma malformação interna. A presença de um tampão rectal impedirá o animal de defecar e, devido ao inchaço resultante, deixará de comer.

2.4 Estomatite

A estomatite é uma doença rara, mas mais comum em cobras do que noutros répteis. Ocorre quando o tecido oral da cobra fica inflamado e necrótico devido a uma infeção, geralmente bacteriana. Uma vez que o animal não pode realizar a ação mecânica de comer, irá ignorar a presa morta, ou seja, a cobra não come.

2.5 Parasitas intestinais

Os parasitas intestinais causam anorexia e perda de peso crónica em répteis domésticos. Também causam diarreia, e é por isso que causam desidratação grave.

2.6 Outras doenças

Tumores, distocia (retenção de ovos em fêmeas grávidas), infeções das vias respiratórias, queimaduras devido a má termoregulação, presas inadequadas, lesões na boca e mais podem ter como consequência que a cobra não come. Visita o teu veterinário para te livrares de quaisquer dúvidas, pois é impossível encontrar a causa por ti próprio.

O que devo fazer se a minha cobra não come?

Em conclusão, uma cobra não come por muitas razões. A primeira coisa a fazer se notares anorexia no teu réptil é verificar as temperaturas do terrário e, se a espécie o permitir, aumentá-las. Isto pode acelerar um pouco o seu metabolismo. Também se pode mover a presa ou impregná-la com outros odores para atrair a sua atenção.

Se mesmo isto não funcionar, é altura de ir ao veterinário. A cobra pode ou não estar doente, mas o melhor a fazer é sempre a prevenção. Quando uma condição se torna crónica em répteis domésticos, é muito difícil tratá-la, por isso não percas tempo.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos