Água doce para salgada: posso converter um aquário?

Muitas pessoas com aquários de água doce já pensaram em converter um aquário para peixes de água salgada ou de recife de coral, mas ouviram dizer que é difícil de fazer, que teriam de obter todo o equipamento novo e que isso custará muito dinheiro. Na maioria dos casos, isto não é assim.

Se tiveres um sistema de aquário de água doce em funcionamento, poderás já ter a maior parte do equipamento necessário para fazer a conversão para um fantástico sistema de aquário de água salgada. Vamos rapidamente percorrer as peças de equipamento de que necessitarás para iniciar o teu novo sistema de aquário de água salgada.

O aquário em si

Obviamente, se estiveres a converter um aquário de água doce para um aquário de água salgada, já tens um aquário. É vidro ou acrílico? Não importa, desde que retenha água sem fugas. O tamanho do aquário importa, no entanto. Na maior parte (há exceções), quanto maior for o aquário para um aquário de água salgada, melhor.

Com um aquário mais pequeno (10 galões ou menos), quando surge um problema, as coisas podem piorar depressa, uma vez que há pouca margem de manobra para erros e problemas. Questões como o amoníaco perigosamente elevado durante o ciclismo precisarão de ser resolvidas rapidamente.

Uma coisa que muitos aquariofilistas de água doce não compreendem inicialmente é que não se pode colocar tantos peixes de água salgada num aquário de determinado tamanho como se pode colocar num aquário de água doce. Isto é algo muito importante e que deves ter em conta ao converter um aquário.

converter um aquário

Substrato

A maioria dos aquários de água doce utiliza cascalho para o substrato. Nos aquários de água salgada, areia ou coral esmagado é utilizado para o substrato. Enquanto o areão funciona num aquário de água salgada para uma porção do leito do filtro biológico, a areia ou o coral triturado funciona melhor para os vários animais (isto é, peixes peneiradores de areia e invertebrados) que irão ocupar o aquário do recife. Os corais esmagados ou outros substratos contendo cálcio também ajudarão a estabilizar a qualidade da água. Portanto, ao converter um aquário, terás de mudar o substrato.

Filtros e Filtração

Os aquários de água salgada requerem mais filtração do que os aquários de água doce. Na sua maioria, os bichos de água salgada necessitam de melhor qualidade de água do que os bichos de água doce. Felizmente, não é difícil aumentar a filtração de um aquário de água doce para satisfazer as necessidades dos aquários de água salgada.

Se o teu aquário de água doce tiver um único filtro pendurado no aquário (H.O.T.), basta adicionar outro para duplicar a capacidade. Na sua maior parte, o filtro H.O.T. fornece apenas filtragem mecânica, removendo partículas de alimentos em suspensão e outros detritos da água. Nos aquários de água salgada, a rocha viva que a maioria dos aquariofilistas de água salgada instala nos seus aquários fornece a maior parte da plataforma de filtragem biológica.

Os filtros de vasilha funcionam bastante bem em aquários de água salgada, pelo que os podes manter ao converter um aquário. Fornecem flexibilidade de filtração suficiente para permitir ao aquariofilista adicionar ou subtrair diferentes opções de filtração (mecânica, química e biológica), mudando os meios nos cestos dentro do recipiente para se adequarem às suas necessidades.

Os filtros de cascalho (U.G.F.’s), que ainda são utilizados em muitas instalações de aquários de água doce (e até de água salgada), são considerados uma coisa do passado, exceto para certas aplicações, tais como sistemas que requerem baixo caudal de água. Os U.G.F.’s requerem bastante manutenção a fim de os manter limpos e livres de materiais de tanques produtores de nitratos, tais como alimentos não consumidos e detritos. Portanto, ao converter um aquário, poderás considerar removê-los.

Bombas

A maioria dos aquários de água doce não utiliza bombas para criar um efeito de onda, mas praticamente todas as bombas utilizadas em aquários são adequadas tanto em água doce como salgada. Portanto, ao converter um aquário, podes mantê-las.

Luzes e iluminação

As luzes usadas num aquário de água doce são geralmente lâmpadas fluorescentes padrão ou NO (Normal Output), que funcionarão bem para um aquário de água salgada de rocha só de peixe ou só de peixe com rocha viva. No entanto, pode-se considerar adicionar uma lâmpada azul actínica ao lado de um dos tubos padrão, ou mudar para 50/50s, uma vez que este tipo de lâmpadas fluorescentes melhoram muito o aspeto visual do aquário e as cores dos peixes.

Se estiveres a planear converter um aquário para ter um aquário de recife, terás de atualizar a tua iluminação de água doce para acomodar corais e alguns outros invertebrados, tais como anémonas que requerem uma luz de maior qualidade na gama de espectro certo. O advento bastante recente da iluminação L.E.D. para aquários tornou a iluminação de alta qualidade do aquário de recife não só possível mas também rentável (baixo consumo de energia e 50.000 horas de vida útil da lâmpada).

Outras considerações são o material a partir do qual é feita a cobertura de luz, que pode não aguentar os efeitos corrosivos das novas lâmpadas. Se estiveres a planear um sistema de recife, a iluminação torna-se muito mais crítica e dispendiosa. Passa algum tempo antes de converter um aquário a pesquisar as tuas potenciais necessidades de iluminação antes de tomares uma decisão.

Aquecedores de aquário

É muito provável que o(s) aquecedor(es) utilizado(s) não necessite(m) de ser substituído(s), basta certificares-te de que este equipamento é classificado como seguro para utilização em água salgada, particularmente unidades do tipo cabo submarino que são frequentemente utilizadas em aquários de plantas de água doce. Assim, esta é uma das coisas que podes manter ao converter um aquário.

Decorações

Com exceção de grandes pedras ou rochas, a maioria das decorações de aquários de água doce são inúteis em aquários de água salgada, e alguns itens como plantas plásticas podem até ser perigosos para a vida marinha. A maioria dos peixes marinhos têm tendência para mordiscar tudo, e não é preciso comer demasiados fragmentos de plástico para fechar totalmente o trato digestivo de um peixe.

Quanto a itens como castelos, mergulhadores borbulhantes, e arcas afundadas, se fores um “verdadeiro” naturalista de água salgada, acrescentar este tipo de coisas é algo inaudito. Tipos apropriados de rochas e corais decorativos, não vivos ou sintéticos, são geralmente utilizados para decorar tanques de água salgada se não estiveres a planear adicionar rochas vivas e/ou manter um sistema de recife de coral.

Em suma, converter um aquário de água doce para um de água salgada não é assim tão complicado. Evidentemente, a maior diferença é a necessidade de adicionar sal marinho à água para criar um ambiente marinho. Para além do sal marinho, serão necessários outros itens, como um hidrómetro para medir a salinidade, kits de teste de água, livros de aquários de água salgada, e alguns outros materiais, mas ao seres capaz de usar algum do equipamento que já possuis para converter um aquário, estás a ter um bom começo.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos