Há tantos fatores que influenciam a personalidade de um gato. Muitos deles afetam-nos de forma mais curiosa quando são jovens. Esta é a razão pela qual vemos alguns gatinhos serem tímidos e medrosos, enquanto outros são curiosos e aventureiros. Mas nada é pedra escrita. À medida que os gatos se desenvolvem e envelhecem fisicamente, as suas experiências moldam a sua personalidade. Embora seja gratificante ver a sua personalidade desenvolver-se e descobrir quem eles são, pode ser preocupante se a sua personalidade mudar de repente.
Assim, analisamos as razões para estas mudanças súbitas de comportamento nos gatos neste artigo. Explicamos quando é que uma mudança de personalidade precisa de ser abordada e o que podemos fazer se algo estiver errado.
Neste artigo
A personalidade de um gato
Muitos de nós acreditamos que a raça de um gato irá definir o seu caráter e personalidade. Embora seja verdade que certas raças partilham caraterísticas genéticas que influenciam o seu comportamento, é apenas um dos fatores que determinam o gato em que se vão tornar. Mais importante é a sua experiência inicial, particularmente durante o seu período de socialização. Este é o momento em que aprendem como precisam de interagir com o seu ambiente e com os que nele se encontram.
Existem alguns traços definidores dos gatos, mas estes são frequentemente deturpados. Enquanto os cães são considerados como obedientes e ansiativos à atenção humana, os gatos são vistos como independentes e distantes. Os gatos são na realidade animais sociais e precisam do afeto da sua família para manter o seu bem-estar, embora alguns sejam mais sociais do que outros.
Depois de adotarmos um gato, devemos fornecer-lhes as suas necessidades básicas, o que inclui estimulação mental e socialização. Se estas necessidades forem bem supridas, podemos ver como se desenvolverão e formarão um laço. Uma vez que nem todos os gatos são iguais, vamos poder experimentar os seus comportamentos e idiossincrasias enquanto partilhamos as nossas vidas. É um dos aspetos mais gratificantes da adoção de um gato.
Quando um gato muda de repente de personalidade, pode causar grande confusão para os seus tutores. Isto acontece porque as razões são variadas quanto ao porquê de se comportarem de forma diferente. Algumas destas causas são psicológicas, mas também pode haver um problema físico por detrás delas.
Se o humor do teu gato mudou tanto que a sua personalidade é diferente, temos de perceber porquê. Isto pode ser visto se de repente se tornarem agressivos, deprimidos, preguiçosos, ansiosos ou até se envolverem em comportamentos como a marcação ou o coçar. Contudo, é também possível que a personalidade de um gato mude de formas aparentemente positivas. Por exemplo, podem tornar-se mais afetuosos ou querer dar mais atenção.
As principais razões pelas quais a personalidade de um gato muda subitamente são:
- É a época do acasalamento
- Foram esterilizados
- Eles têm uma doença
- Há uma morte na família
- Mudou-se recentemente
- A sua rotina mudou
- São carenciados de afeto
- Eles estão aborrecidos
- São solitários
Abaixo, analisamos mais detalhadamente estas diferentes razões pelas quais um gato pode estar a agir de forma diferente.
1. É época de acasalamento
As fêmeas não esterilizadas desenvolverão algo conhecido como o período de cio em gatos. É um período necessário para o acasalamento, uma vez que a fêmea alerta o macho que está pronta para ser fertilizada, proporcionando aos gatos selvagens a sobrevivência da sua espécie. As fêmeas alertam os machos de várias maneiras, afetando o seu comportamento geral no processo.
Fisicamente, os genitais da fêmea tornam-se inchados e emitem feromonas que os machos apanham. Comportamentalmente, esfregam-se contra o chão, tornam-se mais afetuosas e miam em voz alta à medida que chamam os machos.
Os gatos machos não passam pelo cio, mas se não forem esterilizados e não puderem acasalar, terão os seus próprios problemas. Ficarão mais nervosos, tentarão fugir, pulverizar para marcar o seu território e podem até tornar-se agressivos por frustração. Tanto para os gatos machos como para as fêmeas, a época de acasalamento pode fazê-los aparecer como se a sua personalidade tivesse mudado completamente.
Há muitos gatos que precisam de um lar, seja devido ao abandono ou a outras circunstâncias. Só por esta razão, precisamos de esterilizar os nossos gatos para reduzir a superpopulação e dar a mais gatos a oportunidade de um bom lar.
A esterilização também evitará as graves mudanças de personalidade e de comportamento que acompanham a época de acasalamento e o período de cio. Também proporcionará outros benefícios, tanto físicos como emocionais, para melhorar o bem-estar do teu gato.
2. Foram esterilizados
Recomendamos a esterilização dos teus gatos, mas é verdade que eles provavelmente sofrerão alterações de personalidade até certo ponto. Felizmente, estas mudanças são, na sua maioria, positivas.
Imediatamente após ser castrado, o gato pode parecer atordoado e talvez um pouco confuso. Alguns gatos mudam muito pouco, no entanto. Depois deste tempo, eles serão normalmente mais dóceis e terão um temperamento relaxado. Isto porque o seu impulso sexual foi removido e eles devem sentir menos frustração.
Se um gato tiver amadurecido sexualmente plenamente antes de ser castrado, é possível que continue a levar a cabo certos comportamentos, como a marcação. Isto é normal. Em geral, o gato deve tornar-se mais calmo. Se notares quaisquer efeitos secundários negativos da esterilização de um gato, fala com o teu veterinário.
3. Eles têm uma doença
Embora possamos associar a doença a sintomas mais viscerais, uma mudança súbita de personalidade pode ser o primeiro sinal de que há algo fisicamente errado com o nosso gato. Isso não significa necessariamente que a doença tenha aparecido de repente. Infelizmente, muitas doenças em gatos começam sem sintomas. Pode ser que a primeira vez que reparamos que existe um problema seja quando o gato aparece cansado, irritável ou tem qualquer outra mudança de comportamento.
O nosso gato pode também tornar-se agressivo ou mostrar outros comportamentos problemáticos. Quando estão com dores, é compreensível que não sejam capazes de retomar as suas atividades normais. Uma mudança no comportamento ou personalidade é um dos principais sinais de dor em gatos. Uma vez que eles não podem comunicar connosco através da mesma língua, precisamos de estar atentos a quaisquer mudanças e consultar um veterinário se pensarmos que uma doença pode ser a causa.
4. Há uma morte na família
Algumas pessoas ainda pensam que os gatos não se ligam às suas famílias humanas, mas isso não é verdade. Não só gostam da nossa companhia, como também podem ser gravemente afetados pela morte de um membro da família. Isto pode ocorrer tanto com os seus parentes felinos como com a sua família humana.
Os gatos são criaturas de rotina. Mesmo que possa demorar algum tempo até que dois gatos se deem bem, uma vez que o façam, eles são família. Eles vão-se cuidar um do outro, aconchegar-se um ao outro, brincar juntos e cuidar um do outro. O mesmo pode acontecer com a família humana. Quando um membro da família falece, vemos frequentemente o gato passar por um período de luto. Podem ocorrer mudanças de personalidade e podemos até ouvi-los gritar pelo seu amigo perdido.
5. Mudou-se recentemente
Uma vez que os gatos requerem um certo nível de rotina para se sentirem seguros, qualquer alteração a essa rotina pode resultar em stress. Há poucos transtornos mais importantes na rotina de um gato do que a mudança de casa. Se notares que a personalidade do teu gato mudou repentinamente, então olha para as suas circunstâncias.
Nem todos os gatos demorarão tanto tempo a adaptar-se. Mas se notares que o teu gato está a ficar ansioso, confuso ou mesmo agressivo, é provável que isso se deva à mudança. Se não se instalarem em breve, terás de encontrar formas de os fazer sentir mais confortáveis. Usa reforços positivos para ajudar o gato a sentir-se seguro no ambiente e a ser generoso com o seu afeto.
6. A sua rotina mudou
Embora uma grande mudança como a mudança de casa possa levar o teu gato a mudar a sua personalidade de repente, mesmo pequenas mudanças podem afetá-los. Se mudaste os horários das refeições, começaste a ter um horário errático ou até mudaste o seu tipo de comida, o gato pode responder sentindo-se inseguro. Podes fazer pequenas melhorias que fazem com que o gato se sinta mais confortável, resultando num carácter mais calmo.
7. Há um novo animal de estimação ou membro da família
Muitos gatos são sensíveis à presença de um novo animal em casa, especialmente se não estiverem esterilizados. Isto acontece porque os gatos são animais territoriais e podem sentir-se ameaçados quando outro gato entra. Os gatos esterilizados podem ainda sentir-se de forma semelhante, mas geralmente não no mesmo grau.
O gato pode também sentir que a sua segurança está ameaçada se o outro gato levar a sua comida, brincar com os seus brinquedos ou dormir na sua cama.
Quando um novo membro da família humana se junta ao grupo, isto também pode causar problemas. Uma das principais razões é que o gato pode não receber a mesma quantidade de atenção. Pode haver áreas do lar a que lhes é negado o acesso e a sua rotina é geralmente perturbada.
8. São carenciados de afeto
Alguns gatos são mais afetuosos do que outros, mas todos precisam de o receber de tempos a tempos da sua família. Se não lhes dermos afeto por qualquer razão, eles ficarão emocionalmente privados. Tal privação pode ter um sério efeito no seu carácter e podem tornar-se amuados e irritáveis. Os gatos também não gostam de ser ignorados, especialmente de alguém com quem tenham construído um laço de confiança.
9. Eles estão aborrecidos
As nossas vidas podem mudar de várias maneiras, mas muitas vezes não levamos o nosso gato em conta. Demasiados tutores de gatos tomam grandes decisões e negligenciam a consideração do seu gato no resultado. Se nos tornamos mais ocupados, perdemos o interesse em estar em casa ou negligenciamos o nosso gato por qualquer razão, eles podem tornar-se aborrecidos.
Os gatos precisam de enriquecimento ambiental e estimulação cognitiva para serem felizes. Se não tiverem atividades e distrações suficientes, as repercussões podem variar desde uma atitude apática até mesmo a destruição de propriedade. Se um gato não tiver companheiros, estes problemas podem ser exacerbados. Precisamos de encontrar formas de reduzir o tédio e mantê-los envolvidos. Precisamos também de garantir que interagimos mais com eles.
10. Eles são solitários
Finalmente, podemos ver uma mudança de personalidade no nosso gato porque se sentem sozinhos. Se não pudermos passar tempo com eles, podem ficar frustrados e isso pode afetar negativamente a sua ligação. A solidão tem um sério efeito prejudicial sobre os gatos. Se não podemos passar tanto tempo com eles como gostaríamos, eles precisam de encontrar outras formas de ter companheirismo. Isto pode ser convidar um amigo para cuidar do gato ou mesmo adotar um novo gato para a família.