A mudança de pele nas cobras é um processo natural e importante para o seu bem-estar geral. Mas, embora seja algo perfeitamente natural, a perda de pele é stressante para a tua cobra. O lado positivo é que podes aliviar parte do stress aprendendo os sinais de que o teu animal de estimação está prestes a passar por esta mudança e tomando medidas para assegurar que o processo decorra da forma mais suave possível.
Neste artigo
Porque é que existe a mudança de pele nas cobras?
As cobras crescem constantemente novas células de pele e, portanto, têm de se livrar das antigas. Enquanto os humanos libertam continuamente células da pele em pequenas quantidades, as cobras fazem-no numa camada contínua. O processo chama-se ecdise, que significa simplesmente a perda de uma camada exterior.
O intervalo entre a mudança de pele nas cobras depende de vários fatores, incluindo a idade do animal, bem como a sua taxa de crescimento e ambiente. Cobras jovens que estão a crescer rapidamente mudam de pele frequentemente – todas as semanas – enquanto as cobras adultas mudam com menos frequência, por vezes apenas algumas vezes por ano ou menos.
Sinais de que a tua cobra está prestes a mudar a pele
Se observares cuidadosamente a tua cobra, notarás alguns sinais que indicam que em breve a mudança irá ocorrer. Estes são completamente normais e não são nada que te deva preocupar:
- Os seus olhos tornam-se nublados, de cor azulada. Isto deve-se a um lubrificante segregado debaixo da camada exterior da pele para ajudar no processo de desprendimento. Torna-se uma espécie de filtro temporário sobre o olho, mas imediatamente antes do desprendimento, os olhos devem ficar limpos novamente.
- A pele velha começa a ter um aspeto baço ou nebuloso. No início, também se pode notar que a barriga da tua cobra parece ser de cor rosada.
- O teu animal de estimação pode esconder-se mais do que o habitual.
- O seu apetite pode diminuir, ou pode não querer comer de todo.
- Pode ficar mais nervosa ou defensiva, especialmente quando não consegue ver bem.
- Pode procurar superfícies ásperas no seu recinto para ajudar a esfregar a pele velha, e/ou pode procurar água para mergulhar.
Como prevenir problemas com a mudança de pele nas cobras
Para ajudar a aliviar parte do stress que a tua cobra está a sofrer, há uma série de coisas que podes fazer durante o processo de mudança de pele nas cobras:
- Fornecer acessórios de gaiola, tais como madeira limpa ou rochas, para ajudar a tua cobra a esfregar a sua pele velha. Certifica-te apenas de que são relativamente macias e que não têm arestas pontiagudas.
- Certifica-te de que o recinto do teu animal está húmido e providencia um prato de água rasa onde a tua cobra possa mergulhar. Podes também adicionar uma caixa de proteção contra a humidade, que é um recinto plástico contendo esfagno húmido com um buraco de entrada suficientemente grande para a cobra caber. A tua cobra irá provavelmente passar mais tempo do que o habitual na caixa durante o processo.
- Evita manipular o animal tanto quanto possível pouco antes e durante a muda. Se precisares de a manusear, fá-lo com cuidado, pois a nova pele é delicada e rasga-se facilmente.
- Não te preocupes se a cobra se recusar a comer. Dependendo da espécie, uma cobra saudável pode passar um par de semanas ou mais sem comer, e as cobras maiores podem passar ainda mais tempo. Se a tua cobra quiser comer, talvez seja melhor alimentá-la com uma refeição mais pequena do que o habitual, para que mais da sua energia seja direcionada para a cura em vez de para a digestão.
- Examina a pele perdida e a tua cobra para teres a certeza de que o processo está completo. O ideal é que toda a pele saia numa só peça. Procura ver se as tampas dos olhos também foram perdidas: não deve haver buracos na pele onde os olhos estavam. Tu ou o teu veterinário podem precisar de remover quaisquer resquícios da pele antiga que permaneçam.
Mudança de pele nas cobras que é incompleta ou anormal
A muda de pele incompleta é também chamada disecdise. Se a tua cobra não perder completamente a sua pele, pode ter um problema de habitat ou de saúde:
- A disecdise pode ser devida a problemas no habitat. Se forneceste à tua cobra superfícies para se esfregar, verifica os níveis de humidade, temperaturas e o substrato do recinto e faz os ajustes necessários.
- A mudança de pele nas cobras que ficou incompleta pode ser um sinal de um problema de saúde, tal como uma doença infeciosa, parasitas internos ou externos, abcessos internos, ou uma deficiência de nutrientes. Estes devem ser discutidos com o teu veterinário o mais cedo possível.
- As tampas oculares retidas podem ocorrer facilmente com a muda incompleta, mas também podem ocorrer quando o resto da pele é mudada intacta.
Se precisares de ajudar o teu animal no processo de mudança de pele nas cobras, certifica-te de que estás familiarizado com métodos seguros de remoção da pele e das tampas oculares ou visita o teu veterinário de exóticos para que o faça. Em qualquer caso, é melhor explorar a razão de quaisquer problemas de mudança de pele nas cobras para que estejas melhor preparado para a próxima muda e a tua cobra permaneça saudável entretanto.