7 razões para adotar um gato adulto

Estás a pensar em adotar um gato adulto? Os gatos podem ser uma adição maravilhosa à tua casa. São brincalhões e ativos, mas gostam de um bom abraço no sofá de vez em quando. O melhor de tudo é que não há dois gatos iguais. Cada um parece ter a sua própria personalidade e traços únicos.

Há muitas associações e abrigos que têm estes lindos felinos para adoção, mas é preciso perguntares a ti mesmo se estás à procura de um gatinho ou de um gato adulto. Os gatinhos são muito ativos, e pode ser divertido vê-los crescer, mas há muitas razões para adotar um gato adulto.

1. Os gatos adultos são mais limpos do que os gatinhos

Os gatinhos podem ser muito curiosos, mas isto pode levá-los a fazer todo o tipo de asneiras! Se um gatinho sentir vontade de se divertir, pode tentar brincar com a areia na sua caixa ou tentar escavar a terra de uma das tuas plantas em vaso. Os gatinhos também podem comer de forma desarrumada. Mesmo que tentes colocar toda a sua comida enlatada numa boa tigela limpa, o teu gatinho pode acabar por colocar muita da comida na sua cara.

Os gatos adultos tendem a ser mais calmos, e mesmo que por vezes possam ser igualmente brincalhões, é mais provável que se mantenham limpos. Os adultos são também mais aptos a cuidar de si próprios, enquanto os gatinhos jovens confiam nas suas mães para os ajudar a mantê-los limpos.

gato adulto

2. Os gatos adultos precisam de menos supervisão e treino

Mais uma vez, os jovens gatinhos têm muito a aprender sobre o seu novo ambiente. Isto pode significar que eles se esgueiram para espaços pequenos e apertados onde terias dificuldade em encontrá-los. Os gatinhos são mais propensos a brincar com coisas que não deveriam, porque não sabem quais os perigos que se lhes deparam.

Alguns proprietários relatam que os seus gatinhos mastigarão cordel, o que pode causar uma obstrução fatal nos seus intestinos, ou mastigarão cabos elétricos e cabos de carga telefónica. Quando os gatinhos são eletrocutados, começarão a ter dificuldade em respirar devido à acumulação de fluido no seu tecido pulmonar.

Os gatos adultos estão mais conscientes dos perigos no seu meio, e normalmente tentam afastar-se deles. Uma vez que são maiores, os gatos adultos são menos propensos a desaparecer quando se escondem. Ao adotar um gato adulto, ele também sabe como utilizar a sua caixa de areia. Os gatinhos muito jovens podem precisar de algum treino antes de saberem como utilizar corretamente qualquer tipo de caixa de areia.

3. Os gatos adultos já são crescidos quando os adotam

Ao adotar um gato adulto, não há espaço para qualquer adivinhação sobre o seu tamanho. Alguns gatos deixarão de crescer depois de atingirem os oito ou nove quilos, enquanto outros gatos maiores podem atingir os treze ou catorze quilos! De qualquer modo, os gatos não têm tanta variabilidade de tamanho como as raças de cães. Assim, podes adaptar melhor o tamanho de camas, árvores de gatos, e em alguns casos, até arneses para passeios de trela no exterior. Mas para os gatinhos, não é invulgar vê-los crescer mais do que os seus brinquedos, camas, e árvores de gatos!

4. Os gatos adultos são menos propensos a morder

Quando os gatinhos são pequenos, desenvolvem um conjunto completo de dentes decíduos. Isto significa que os dentes não são permanentes, e começarão a cair quando um gatinho tem cerca de dez a doze semanas. Durante este processo, que pode levar vários meses do início ao fim, os gatinhos têm tendência para morder coisas. Isto inclui brinquedos, mobiliário, ou mesmo as tuas mãos e pés! Os dentes normalmente param de crescer quando os gatos têm nove a dez meses de idade, e um gato adulto está longe desta fase de dentição.

5. Os gatos adultos continuam a ser brincalhões

Todos os gatos podem ser muito brincalhões, mas não brincam durante o mesmo período de tempo que os cães. A maioria dos gatos são programados para brincar em pequenas explosões de energia, e depois descansam e recuperam em partes maiores do dia. A maioria das pessoas pensa nos gatinhos como animais que brincam sem parar, mas os gatos adultos também podem ser assim!

Uma vez que a maioria dos gatos pode ficar aborrecida com o mesmo brinquedo uma e outra vez, podes tentar mudar os tipos de brinquedos. Começa por perseguir ou mover brinquedos num dia, mas no dia seguinte usa um ponteiro laser ou um brinquedo de penas. Até os gatos mais velhos gostam de olhar para alvos em movimento, uma vez que também melhora a sua saúde mental.

6. Um gato adulto integra-se melhor com crianças e outros animais de estimação

Os gatinhos tendem a ser mais sensíveis a movimentos rápidos, ruídos altos, e outros animais e pessoas. Isto não quer dizer que eles não apreciem estes elementos, mas a ansiedade também deve ser tida em conta. Os gatinhos podem preferir sair e explorar outras partes da casa, mas os gatos adultos são mais propensos a sentar-se no sofá contigo e descansar.

O seu comportamento calmo torna-os mais fáceis de trabalhar. No entanto, mesmo os gatos adultos podem ficar stressados em torno de crianças muito pequenas e cães jovens. Para melhores resultados, todos os gatos devem ser gradualmente introduzidos a estes membros da família.

7. Quando se adota um gato adulto, está-se a salvar uma vida!

Há milhões de animais de estimação em abrigos todos os anos que ficam sem adoção. A vida dentro de um pequeno canil nunca é divertida para um gato. Para a sua saúde física e mental, eles precisam de muito espaço e enriquecimento ambiental.

Os gatinhos tendem a ser adotados primeiro porque são pequenos, jovens, e excitantes. Mas quando se adota um gato adulto, está-se a fazer tanta diferença no mundo para aquele indivíduo, que de outra forma poderia ter sido negligenciado por outros adotantes. Isto liberta espaço para que novos gatos entrem no abrigo ou sejam resgatados. Além disso, estás a fazer a diferença na tua vida ao partilhá-la com o teu novo companheiro felino.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos