Educar um cão não é uma tarefa fácil se não se souber como fazê-lo, especialmente no caso dos novatos, que podem cometer erros comuns, devido aos quais, em vez de se atingir o objetivo de ter um cão bem comportado, se atinge exatamente o oposto.
Um dono responsável e amoroso quer sempre que o seu cão o ouça e que seja educado nas suas relações com ele e com outros cães. Portanto, se é a primeira vez que adotas um cão ou se já tens um, mas não sabes como educá-lo, tem cuidado para não cometer os seguintes erros.
Neste artigo
1. Não socializar o teu cão
A socialização é um fator-chave no desenvolvimento emocional do teu animal de estimação. Desde o nascimento, os cães devem passar por um processo conhecido como imprinting, que nada mais é do que tempo passado com a mãe e os irmãos, a fim de crescerem mental e emocionalmente saudáveis.
Este processo de socialização não deve ser interrompido depois de o cão ter sido adotado e trazido para a casa do dono, bem pelo contrário. Deves permitir que o teu cachorro continue a interagir com os seus pares, familiares e outras pessoas que encontra no parque ou na rua. Um cão que é capaz de socializar é um cão mentalmente saudável e, portanto, fácil de treinar.
2. Não utilizar reforços positivos
O reforço positivo consiste em recompensar o bom comportamento do nosso animal de estimação e está diretamente relacionado com educar um cão para o cumprimento de certas ordens. Aprender a respeitar uma ordem é algo que custa o esforço do teu animal de estimação, mas se não recompensares os seus sucessos, eles não vão querer participar em futuras sessões de ensino e tu não serás capaz de o educar.
3. Ignorar o mau comportamento
Muitos donos, especialmente quando inexperientes, ignoram o mau comportamento do seu cão por medo de o castigar. No entanto, um cão precisa de disciplina, embora isto obviamente não envolva necessariamente gritos ou castigos corporais.
Terás de ensinar ao teu cão as coisas que ele pode fazer e as coisas que ele não pode fazer. Sê firme mas afetuoso ao mesmo tempo. A tua expressão facial deve mostrar o que estás a tentar ensinar-lhe: desta forma, ele aprenderá a distinguir quando o seu comportamento não tiver sido corrigido.
4. Não ser consistente ao educar um cão
Se quiseres ensiná-lo a cumprir uma ordem, não serás bem sucedido da primeira vez. Isto pode ser desencorajador e pode levar-te a desistir. Isto será um erro, porque o comportamento do teu animal de estimação pode deteriorar-se.
Também pode acontecer que, enquanto dizes uma coisa ao teu cão, outro membro da família lhe diga outra. Nessa altura, o cão fará o que lhe apetecer. É aconselhável concordar e ser consistente nos métodos de ensino.
5. Não o compreender
Uma das melhores maneiras de educar um cão é conhecer a sua linguagem corporal, que podes facilmente interpretar lendo os artigos que publicámos sobre este assunto. Será difícil saber o que ele está a sentir se não o compreenderes.
Desta forma, saberás quando ele estiver nervoso, ansioso ou feliz e poderás determinar se é uma boa altura para lhe ensinar alguma coisa e se está a desfrutar da sessão, ou se já está cansado e é melhor parar.
6. Humanizá-lo é um enorme erro ao educar um cão
Um dos maiores erros quando se trata de educar um cão é humanizá-lo, ou seja, tratá-lo como uma pessoa. A humanização não é apenas inútil no ensino dos cães, é também uma forma de abuso que nega a personalidade do animal.
Não exageres ou sejas excessivamente condescendente com ele como se fosse uma criança, porque não é. É necessário cuidar dele e tratá-lo com amor e respeito, mas é melhor nunca ultrapassar os limites.
7. Esquecer o seu exercício
O exercício não só ajuda o teu cão a sentir-se bem fisicamente, como também ajuda a sua saúde mental. Um cão equilibrado e saudável será um cão que aprende facilmente. Tem em mente quanto exercício o teu cão precisa e dá-lhe a sua dose diária: este tipo de atitude irá ajudar-te a atingir os teus objetivos de treino.
Educar um cão é muito mais fácil quando se sabe quais os erros a evitar. Temos a certeza de que, se puseres em prática os nossos conselhos, tudo correrá bem!