É bem conhecido que os gatos podem ser muito enigmáticos e por vezes nem sequer sabemos o que estão a sentir ou a pensar.
Mas, em todo o caso, há certas coisas que sabemos sobre eles, e estão relacionadas com o que eles menos gostam. Assim, aqui estão algumas coisas que os gatos odeiam.
Em primeiro lugar, o que os gatos mais odeiam é ficar molhados e, portanto, água. Não é que odeiem água em si, mas odeiam ser molhados por ela.
Isto inclui, claro, ser banhado e salpicado. Pensa-se que isto se deve principalmente à origem dos felinos nas zonas desérticas. Embora outras teorias sugiram que o seu sistema respiratório é muito delicado, e é por isso que, quando se molham, podem adoecer rapidamente, algo que sem dúvida se refere ao instinto deste animal.
Outra coisa que eles odeiam profundamente é barulhos altos. Os gatos têm um sentido de audição altamente desenvolvido, pelo que ruídos como buzinas, gritos, cães a ladrar e até o aspirador lhes causam desconforto, ligado ao stress e à ansiedade. É aconselhável acostumá-los a estes sons quando são muito jovens.
Cheiros fortes são também algo que eles não toleram, o que está intimamente ligado aos seus sentidos altamente desenvolvidos, neste caso, o olfato. Odeiam quando os humanos cozinham alimentos com alho, vinagre ou cebola e também quando as pessoas fumam perto deles. É por isso que por vezes podemos reparar neles com uma má cara perto de nós, só para nos dar a conhecer a sua insatisfação.
Não lhes prestar atenção pode ser um “pecado capital” na nossa relação com gatos. Embora saibamos que eles são extremamente independentes e precisam do seu espaço, os felinos odeiam ser ignorados. Quando querem ser levados em conta, farão tudo o que estiver ao seu alcance para nos avisar, quer seja por andar à nossa volta, por miar ou mesmo indo ao ponto de nos morder.
No entanto, não cometas o grave erro de olhar para eles enquanto lhes prestas muita atenção, porque eles também não gostam disso. Para eles, o contacto visual direto e sustentado é um sinal de domínio e mesmo uma ameaça. É por isso que, para ganhar a confiança do teu gatinho, deves olhá-los nos olhos e piscar suavemente quando o fizeres. Alguns dizem que se ele olhar para ti e piscar os olhos, é como uma espécie de beijo que ele te oferece e assim terás ganho a sua amizade.
Este animal sofisticado é também conhecido pela sua limpeza, e é por esta razão que odeiam com toda a sua força as caixas de areia sujas. E é por isso que, se as caixas de areia estiverem sujas, o teu gato vai procurar novos lugares para fazer as suas necessidades.
Os felinos também não gostam muito de ser manipulados, e nesse sentido, embora odeiem ser ignorados, também não gostam de ser chateados durante muito tempo. Os gatos normalmente não gostam de ser tocados a toda a hora e isto acontece particularmente porque os gatos usam o contacto físico como forma de domínio sobre os seus semelhantes.
É por esta razão que as visitas ao veterinário não são as “excursões” de que mais gostam. Para que não se tornem um verdadeiro stress para eles, é também importante habituá-los a serem transportados desde tenra idade.