O que significa quando um pássaro treme? É bem conhecido que as aves escondem os sintomas de uma doença até já se encontrarem num estado muito grave. Por conseguinte, é normal que um proprietário fique alarmado se uma das suas aves começar a tremer, e que se pergunte porquê.
Uma ave nem sempre treme por causa de uma doença, mas é necessário seres capaz de distinguir quando está com dores de quando está agitada por outras razões. Se quiseres saber como fazer isto, nós ajudar-te-emos neste artigo.
Neste artigo
Porque é que o meu pássaro treme?
Há muitas razões pelas quais um pássaro treme. Para descobrir a causa, tens de prestar atenção aos sinais que acompanham o tremor, tais como o aspeto das penas, a temperatura do ambiente ou o estado de espírito do animal. Aqui estão algumas das razões pelas quais uma ave pode adotar este comportamento.
O pássaro treme porque está frio
A razão mais simples pela qual uma ave pode tremer é a que está mais próxima do nosso entendimento: está frio. Para se sentir confortável, cada espécie de ave precisa de um ambiente com amplitude térmica adequada. Quando o intervalo de temperatura adequado não é atingido, o animal tremerá numa tentativa de restaurar algum calor interno.
Quando uma ave está fria, também notarás que ela abana as suas penas. Faz isto para preencher o espaço entre as penas com ar, o que ajuda a reter o calor do corpo.
O pássaro treme porque está quente
Por outro lado, é possível que uma ave que está quente abane rapidamente as suas penas para remover o ar entre elas. Isto arrefece o corpo à medida que as bolsas de ar quente se dissipam e o ar ligeiramente mais frio entra.
Embora este comportamento possa parecer um tremor, na realidade não o é, pois é um movimento voluntário. A tua ave também exibirá outros comportamentos relacionados com o calor que sente, tais como separar as asas do corpo e respirar com o bico aberto. Neste caso, terás de mudar a localização da gaiola ou colocar uma pequena piscina de água para aliviar os seus sintomas.
Porque está entusiasmado
Mesmo uma emoção positiva pode causar tremores numa ave. Pode acontecer quando chegas a casa e o pássaro fica feliz ou quando um jogo o excita muito. Esta razão é mais comum em aves com comportamento complexo, como os papagaios.
Juntamente com estes pequenos tremores, notarás que a ave está mais ativa, abre mais as suas penas, dilata as pupilas e vocaliza. Se tiver uma crista (como no caso das catatuas), irá mantê-la na vertical.
O pássaro treme porque está stressado ou assustado
Depois de um susto, é normal que uma ave trema. Normalmente, neste caso, ela segurará as suas penas perto do seu corpo, terá uma respiração pesada e permanecerá imóvel enquanto treme ligeiramente. Este comportamento é frequentemente detetado após a fuga a um ataque de um predador ou após uma luta com um congénere.
Por outro lado, o stress é uma causa comum de tremor nas aves. Por vezes pode ser difícil de identificar, mas as aves domésticas são muito sensíveis às mudanças no seu ambiente. Qualquer pormenor, que não te pareça relevante, fá-las-á tremer até se habituarem (ou até removeres o estímulo stressante).
O stress pode ser acompanhado por comportamentos típicos, tais como a limpeza excessiva ou a depenagem das penas.
A ave sofre de uma doença
Para além do stress, esta é a causa que é bom saber como identificar. Como dissemos no início, quando uma ave mostra sinais de doença tende a esconder os seus sintomas, pelo que saber como detetá-los antes que seja demasiado tarde pode salvar-lhe a vida.
Nos papagaios, por exemplo, os tremores são um sinal muito típico de psitacose, uma doença mortal e altamente contagiosa.
Uma ave doente, para além de tremer, estará letárgica, terá as penas desfeitas e asas abaixadas. Além disso, não responderá à interação humana nem subirá a superfícies altas.
O que é que posso fazer se o meu pássaro treme?
Uma vez identificada a razão por que o pássaro treme, é tempo de tomar medidas. Aqui estão algumas dicas gerais para garantir o bem-estar do teu pássaro:
- Mantém a temperatura ambiente dentro da gama ótima: cada ave precisa da temperatura típica do seu habitat natural, pelo que se devem evitar mudanças bruscas de frio ou calor para evitar o desenvolvimento de doenças.
- Evita mudanças súbitas na configuração do ambiente: para evitar o stress, deves criar um ambiente tranquilo, sem ruídos fortes ou perigos nas proximidades (tais como predadores nas proximidades da gaiola).
- Se o pássaro treme por alguma razão temporária, não te preocupes: é provável que esteja excitada ou um pouco fria após um banho. O tremor passará sem quaisquer problemas de maior.
- O que fazer quando a ave está doente: enquanto esperas para ir ao veterinário ou para o tratamento posterior, tenta manter a ave sempre quente e não a assustar, pois o stress tornará a sua condição muito pior.
- Se a ave doente vive com outras da sua espécie, isola-a o mais rapidamente possível para evitar o contágio: verifica também os seus companheiros.
- Melhora os cuidados da tua ave: uma dieta variada, um bom enriquecimento ambiental e uma formação adequada assegurarão que a tua ave goze de uma saúde de ferro. Isto não só previne doenças, mas também melhora o prognóstico de cura em caso de doença.
Finalmente, lembra-te que se um pássaro treme, não responde a estímulos, estiver letárgico ou permanecer no chão da sua gaiola, significa que está muito doente. Provavelmente precisa de tratamento imediato, por isso não percas tempo e leva-o ao veterinário.