5 coisas a pensar antes de adotar um pássaro

Estás a pensar em adotar um pássaro de estimação? Embora os proprietários de pássaros te digam que os seus amigos com penas não ficam atrás de ninguém em termos de serem grandes companheiros, o facto é que as aves não são para todos. Os donos de pássaros enfrentam conjuntos de problemas completamente diferentes dos dos donos de animais de estimação mais comuns, como cães ou gatos, por isso há algumas coisas que todos os potenciais donos devem saber sobre as aves antes de trazer uma para casa. Portanto, deixamos-te algumas coisas a considerar antes de adotar um pássaro:

1. As aves podem ser barulhentas

Alguns proprietários de aves veem as vocalizações dos seus animais de estimação como música bonita; outros simplesmente aceitam que é um efeito secundário inevitável de adotar um pássaro de estimação. Enquanto muitas aves emitem vocalizações que podem ser calmantes e agradáveis, algumas espécies de aves comummente mantidas podem ter vocalizações que penetram nos ouvidos de forma desagradável. Tem este fator em consideração ao escolher a espécie de ave que desejas manter – queres ser capaz de tolerar o nível máximo de ruído que o teu amigo com penas é capaz de atingir.

adotar um pássaro

2. As aves podem sujar bastante

Os potenciais proprietários de aves devem saber que as aves podem ser desarrumadas, desperdiçarão uma boa porção da sua comida, e muito provavelmente divertir-se-ão muito lançando vários petiscos de entre as barras das suas gaiolas para o chão abaixo. As aves têm estes hábitos alimentares confusos porque foi assim que a Mãe Natureza as concebeu – na natureza, a sujidade das aves ajudaria a fornecer comida a inúmeras criaturas que vivem debaixo das árvores.

Mesmo assim, limpar diariamente a gaiola de um pássaro não é uma situação ideal para muitas pessoas. A boa notícia é que este tipo de sujidade costuma limpar-se rapidamente com um sopro de um aspirador ou alguns golpes de uma vassoura. Produtos como saias das gaiolas também estão disponíveis para ajudar a minimizar a situação.

3. As aves requerem uma socialização consistente

Ao contrário dos animais domesticados como gatos e cães, as aves são essencialmente selvagens e precisam de ser manuseadas e socializadas a cada dia para permanecerem domesticadas. Se estás a pensar em adotar um pássaro, deves avaliar a tua agenda diária e a tua rotina para ver se tens o tempo que o teu amigo emplumado vai precisar. As aves sentem-se melhor com rotinas fiáveis que podem seguir ao longo do dia. Se a tua agenda torna tal estrutura impossível, então uma ave pode não ser o melhor animal de estimação para ti.

4. As aves requerem dietas especializadas

Possuir uma ave saudável não é tão simples como manter a sua tigela cheia de sementes. Para manter o teu animal de estimação na melhor forma possível, deve ser oferecida todos os dias uma generosa e variada quantidade de frutas e vegetais frescos. Os alimentos frescos não só proporcionam uma nutrição insuperável, permitindo ao pássaro experimentar sabores e texturas diferentes, como podem estimular a mente da tua ave, produzindo benefícios psicológicos.

5. As aves podem ser destrutivas

Uma das características mais proeminentes de uma ave, o seu bico, cresce continuamente ao longo da vida da ave e deve ser desgastado para evitar o seu crescimento excessivo. Para manter o bico mantido, bem como para exercitar os músculos da mandíbula, as aves precisam de mastigar. Por isso, os donos das aves devem ser diligentes na supervisão dos seus animais de estimação, de modo a proteger os móveis e objetos de valor da fúria do bico.

Se adotar um pássaro estiver na tua lista de coisas a fazer, está preparado para lhe oferecer uma pletora de brinquedos seguros e divertidos para rasgar, triturar e destruir. Isto ajudará a minimizar o risco do teu pássaro mastigar algo que não é seu, ou pior, algo perigoso ou tóxico.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos