14 factos interessantes sobre cavalos

Os cavalos são criaturas muito fascinantes. Mesmo que nunca tenhas aprendido a montar um, poderias passar toda a tua vida a estudá-los e ainda ter muito para explorar, o que é dizer muito. Assim, deixamos-te 14 factos interessantes sobre cavalos.

1. Os cavalos podem dormir em pé

Sim, os cavalos podem dormir de pé, apesar de também poderem dormir deitados. Os cavalos devem deitar-se para alcançar um ciclo de sono restaurador completo durante um mínimo de 30 minutos por dia, para evitar a privação do sono. Há muitos fatores que influenciam a capacidade de um cavalo se deitar para dormir e descansar. Estes fatores podem ser ambientais, como o tempo, espaço disponível e cama confortável, ou dissuasores físicos como os impedimentos músculo-esqueléticos, como a osteoartrite.

2. Os cavalos não podem arrotar

Os cavalos não podem arrotar, pelo menos não da forma como os humanos arrotam. Também não podem vomitar ou respirar pela boca, como os humanos fazem. O sistema digestivo de um cavalo é uma via de sentido único, ao contrário do gado e outros ruminantes que regurgitam os alimentos para os mastigar de novo. Embora tenham uma forma bastante eficiente de processar os duros alimentos fibrosos que compõem a sua forragem, este sistema longo e unidirecional pode causar problemas que resultam em cólicas.

3. Podes estimar a idade de um cavalo pelos seus dentes

Embora não se possa saber a idade exata de um cavalo pelos seus dentes, pode-se estimar a sua idade. Os cavalos precisam de cuidados dentários adequados, mas é frequente irem perdendo dentes à medida que envelhecem. Por isso, é necessário um cuidado extra ao alimentar os cavalos mais velhos.

curiosidades sobre cavalos

4. Os cavalos podem viver mais de 30 anos

Uma das questões mais comuns sobre os cavalos é sobre a sua longevidade. A resposta pode surpreender-te. Os conhecimentos sobre nutrição, tratamento de cavalos e medicina veterinária têm aumentado. Por causa disto, tal como a esperança de vida humana aumentou, também a esperança de vida destes animais aumentou em muito.

5. O American Quarter Horse é a raça mais popular do mundo

Apreciado tanto por cavaleiros principiantes como por cavaleiros profissionais, esta é a raça mais popular do mundo.

6. A maioria dos cavalos árabes têm menos uma vértebra do que outras raças

O cavalo árabe é a base de muitas outras raças de cavalos leves. Possuem também algumas características únicas. A maioria dos cavalos árabes tem menos uma vértebra, osso da costela e osso da cauda do que outros cavalos.

7. Os cavalos são herbívoros

Os humanos são omnívoros, os leões são carnívoros, e os cavalos são herbívoros. A forma como os seus dentes são formados (molares para quebrar material vegetal fibroso, por exemplo), a posição dos seus olhos (para o lado, para estar atento aos predadores), e o tipo de sistema digestivo são todas caraterísticas típicas dos herbívoros.

8. Os cavalos são animais de grupo

Os cavalos, na natureza, vivem em pequenos grupos, e os cavalos domésticos também se sentem mais confortáveis se tiverem companheiros. Pode ser bastante stressante para um cavalo viver sozinho. Isto não significa que tenha de ser um companheiro da mesma espécie: tanto pode ser um companheiro de estábulo equino ou mesmo outra espécie, como uma cabra, um burro ou uma mula. Mesmo um cão pode tornar-se um companheiro adequado para um cavalo.

9. Os cavalos foram domesticados por seres humanos há mais de 3.000 anos

Os cães podem ter sido domesticados há cerca de 14.000 anos. Os gatos tornaram-se companheiros humanos há cerca de 8.500 anos atrás. A relação da humanidade com o cavalo começou um pouco mais recentemente, há cerca de 6.000 anos, embora tenham surgido algumas provas de que os cavalos podem ter sido domesticados ainda mais cedo.

10. A maioria dos cavalos brancos são na realidade cinzentos

A maioria dos cavalos brancos que se veem eram na realidade de cor muito mais escura à nascença e gradualmente tornam-se brancos. Estes cavalos “brancos” podem começar como louros, castanhos, ou quase preto. Estes cavalos não são chamados brancos, mas sim cinzentos.

11. A taxa respiratória de repouso do cavalo é de cerca de 8-14 respirações por minuto

É importante conhecer o pulso de repouso e a taxa respiratória do teu cavalo. Apesar de a taxa de respiração em repouso de um cavalo poder ser tão baixa como oito respirações por minuto, esta pode aumentar rapidamente com trabalho ou angústia.

12. Os cavalos não são nativos da América do Norte

Cada cavalo no continente norte-americano é um descendente de cavalos europeus. Mesmo os cavalos considerados “nativos” são na realidade cavalos selvagens, cujos antepassados escaparam do cativeiro. Os cavalos desapareceram das Américas há mais de 11.000 anos, existindo amplas provas fósseis de que os seus antepassados viveram aqui antes disso.

13. Um cavalo bebé é chamado de potro

Sim, o nome dado a cavalos bebés é potro. Portanto, se alguma vez ouvires esta palavra, já sabes ao que se refere.

14. O “cavalo” original era do tamanho de um Golden Retriever

O cavalo original não era maior do que um Golden Retriever. O pequeno Hyracotherium pode ter-se parecido mais com um pequeno bode ou um veado do que um cavalo dos tempos modernos. O Hyracotherium viveu durante a época Eocénica, há cerca de 50 milhões de anos.

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos