10 dicas para teres peixes saudáveis

Se se cuida devidamente dos peixes de aquário, raramente ocorre uma doença. No entanto, nas ocasiões em que um peixe adoece, ter informação na ponta dos dedos é crítico. Mas nada bate a prevenção, e, por isso, aqui estão as 10 regras básicas a seguir para manter os teus peixes saudáveis:

Teste da água

Antes de introduzires qualquer peixe no teu aquário, compra um bom kit de teste de água. Idealmente, deve conter testes de amoníaco, nitrato, nitrito, e pH. Os resultados dos testes, exceto o pH, devem todos ler zero antes de introduzires qualquer peixe. O pH (equilíbrio ácido-base) deve ser de 7,0 a 7,8, dependendo das espécies de peixes mantidos e do pH da tua água da torneira. Outros testes de água que são úteis são kits ou tiras de teste que medem a dureza, alcalinidade e cloro da água.

Temperatura

Certifica-te de que a temperatura no aquário é adequada para os ocupantes escolhidos. Utiliza um aquecedor e um termómetro para manter a água à temperatura correta para as espécies de peixes que tens. Mesmo assim, deixamos-te um guia com as temperaturas médias:

Peixes de água doce: 21ºC – 27ºC.
Peixes de água fria: 13,5ºC – 20ºC

Filtração

A filtração é o coração de qualquer aquário. É a fonte de vida do ambiente. Há uma variedade de filtros disponíveis nas lojas de animais de estimação, incluindo filtros de fundo que utilizam uma bomba de ar ou uma bomba de água elétrica para mover a água através dela. O fluxo de água através do filtro deve ser cerca de quatro vezes o volume de água do aquário, pelo que um aquário de 20 galões deve ter um fluxo de filtragem de 80 galões por hora. A embalagem do sistema de filtragem deve indicar o fluxo de água e as dimensões dos aquários para os quais é adequado.

Níveis de lotação

A superlotação do aquário com demasiados peixes é uma das principais causas de problemas. Certifica-te de que não adicionas demasiados peixes para o tamanho do aquário. A lotação ideal vai depender das espécies que tens e das suas características.

peixes saudáveis

Pesquisa

Aprende o mais que puderes sobre cada espécie que pretendes manter. É importante saber qual será o tamanho do peixe quando estiver adulto, uma vez que a maioria das lojas de peixe vendem o peixe imaturo ou jovem. Planeia o teu nível de lotação com base no tamanho adulto do peixe, e não no tamanho que tem quando o compras. Além disso, pesquisa se o peixe é compatível com outros peixes que já possuis; por exemplo, peixes carnívoros grandes não seriam bons para adicionar num aquário com guppies ou tetras ou outros peixes pequenos.

Embora a qualidade da água no habitat natural dos peixes seja importante para saber se os peixes requerem parâmetros especiais de qualidade de água, lembra-te que a maioria dos peixes de aquário de água doce são agora criados em aquacultura, e não recolhidos na natureza, pelo que a água em que são criados pode não ser nada parecida com a água de que eram originalmente nativos.

Introduz gradualmente os peixes

Introduz gradualmente os peixes no teu aquário recém-criado. A sobrecarga do teu aquário, adicionando todos os peixes assim que o instalas, causará problemas. Lembra-te, o teu filtro terá de acumular bactérias benéficas para quebrar os subprodutos de resíduos dos teus peixes. Leva tempo para que as bactérias boas cresçam, por isso adiciona peixes a novos aquários 4 a 6 semanas após a sua instalação.

Quarentena de novos peixes

Precisas realmente de colocar o teu novo peixe em quarentena num tanque extra separado? A resposta curta é SIM. A introdução de novos peixes no teu aquário trará invariavelmente problemas de doença, então porquê arriscar? Monta um pequeno aquário com um filtro e adiciona alguma água do aquário principal, depois introduz os novos peixes no aquário de quarentena durante uma semana ou mais.

Deverás monitorizar a qualidade da água com o teu kit de teste e mudar a água conforme necessário. É também útil medicar a água para tratar quaisquer doenças comuns, tais como as afeções cutâneas ou parasitas protozoários. Se não houver problemas após uma ou duas semanas, então move os peixes para o aquário principal.

Alimentação

Duas vezes por dia é suficiente para alimentar peixes adultos, e talvez mais para peixes jovens. Alimenta apenas tanta comida de cada vez como será consumida dentro de 3 a 5 minutos, caso contrário, o excesso de comida decompor-se-á no fundo do aquário, causando outros problemas, tais como amónia elevada, fosfato e nitrato, e possivelmente um crescimento desagradável das algas.

Mudanças de água

Realiza mudanças de água regulares, cerca de 10-15 por cento a cada 1-2 semanas. Utiliza um vácuo de cascalho para remover a água e os detritos no fundo do aquário, depois reabastece com água desclorada à temperatura correta. É bom para o teu aquário e para os teus peixes! As mudanças de água removem o amoníaco, nitrito e nitrato e reabastecem a alcalinidade na água, para ajudar a estabilizar o pH.

Filtros limpos

Limpa regularmente os teus filtros, de acordo com as instruções do fabricante. Evita limpar o meio esponjoso com água da torneira; em vez disso, utiliza uma parte da água sifonada do aquário para que as bactérias benéficas não sejam mortas no meio filtrante e apenas os detritos sejam limpos. Se o filtro do aquário tiver meios que precisem de ser trocados, não os troques todos ao mesmo tempo, para que as bactérias benéficas não se esgotem. Troca apenas um meio em cada limpeza do filtro.

 

artigos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos