Os pássaros são criaturas sociais, pelo que muitos proprietários permitem que os seus animais de estimação sejam incluídos na hora das refeições. Embora partilhar comida com o teu pássaro seja muito divertido e possa ser maravilhoso para a saúde emocional do teu animal, há muitos alimentos humanos comuns que podem ser prejudiciais ou mesmo fatais para os pássaros. Os donos precisam de saber quais os alimentos que são bons para partilhar e quais representam um risco sério, e é por isso que te deixamos esta lista.
Neste artigo
1. Chocolate
O chocolate é um prazer maravilhoso para partilhar com membros da família humana, mas pode ser prejudicial ou fatal para o teu pássaro de estimação. O envenenamento por chocolate afeta primeiro o sistema digestivo de uma ave, causando vómitos e diarreia. À medida que a condição avança, o sistema nervoso central da ave é afetado, causando primeiro convulsões e eventualmente a morte.
2. Sementes de Maçã
As maçãs, juntamente com outros membros da família das rosas, incluindo cerejas, pêssegos, damascos e peras, contêm vestígios de cianeto nas suas sementes. Embora o fruto da maçã seja bom para a tua ave, tens de estar ciente de que, para além das sementes venenosas, pode haver pesticidas presentes na pele do fruto.
Limpa cuidadosamente e tira as sementes a quaisquer pedaços de maçã que partilhes com pássaros para evitar a exposição a estas toxinas.
3. Álcool
Embora os proprietários responsáveis de aves nunca sonhariam em oferecer ao seu animal de estimação uma bebida alcoólica, houve casos em que pássaros em liberdade atingiram o envenenamento por álcool ao beberem cocktails sem vigilância. Tal como com os humanos, a ingestão excessiva de álcool pode ser fatal.
O álcool deprime os sistemas de órgãos das aves e pode ser fatal. Sempre que o álcool for servido em tua casa, mantém o teu pássaro seguro e prende-o na sua gaiola.
4. Sal
Enquanto todos os seres vivos precisam de quantidades reguladas de sódio nos seus sistemas, demasiado sal pode levar a uma série de problemas de saúde nas aves, incluindo sede excessiva, desidratação, disfunção renal e morte.
Fica atento ao número de alimentos salgados que a tua ave consome.
5. Abacate
Sabe-se que a pele e o caroço deste fruto popular causam problemas cardíacos e até uma eventual insuficiência cardíaca em espécies de aves de companhia. Embora haja algum debate sobre o grau de toxicidade dos abacates, é geralmente aconselhável adotar uma atitude “mais vale prevenir do que remediar” em relação aos mesmos. Mantém o guacamole e outros produtos de abacate tão longe quanto possível dos pássaros de companhia.
6. Cogumelos
Os cogumelos são um tipo de fungo e são conhecidos por causar perturbação digestiva nas aves. Os chapéus e caules de algumas variedades podem induzir falhas hepáticas nos animais. Não deixes a tua ave de companhia consumir cogumelos crus ou cozinhados.
7. Folhas de tomate
Os tomates, tal como as batatas, têm uma polpa saborosa que é ótima como um deleite para os pássaros. Os caules e folhas, no entanto, são altamente tóxicos para o teu animal de estimação.
Quando ofereceres ao teu pássaro uma guloseima de tomate, certifica-te de que foi devidamente limpo e cortado com as partes verdes removidas, para que o teu pássaro evite a exposição a toxinas. Devido ao seu elevado conteúdo ácido, o tomate não é a melhor opção; existem muitos outros vegetais que podes dar a pássaros.
8. Cafeína
As bebidas com cafeína, tais como refrigerantes, café, e chá são populares entre as pessoas, mas permitir que os pássaros se entreguem a estas bebidas pode ser extremamente perigoso. A cafeína causa disfunções cardíacas nas aves e está associada ao aumento do ritmo cardíaco, arritmia, hiperatividade, e paragem cardíaca.
Em vez disso, partilha uma bebida saudável de fruta pura ou sumo de vegetais ou um batido fresco com o teu pássaro. Isto irá satisfazer tanto as papilas gustativas das tuas aves como as suas necessidades nutricionais.
9. Cebolas
Enquanto quantidades limitadas de cebola ou alho em pó como aromatizantes são geralmente consideradas como aceitáveis, o consumo excessivo de cebola causa vómitos, diarreia, e uma série de outros problemas digestivos em pássaros de companhia. Verificou-se que a exposição prolongada pode levar a uma condição sanguínea chamada anemia hemolítica, que é seguida de angústia respiratória e eventual morte.
10. Feijão seco
O feijão cozido é uma iguaria favorita de muitos pássaros, mas o feijão cru e seco pode ser extremamente prejudicial para o teu animal de estimação. O feijão cru contém um veneno chamado hemaglutinina, que é muito tóxico para as aves.
Para evitar a exposição, cozinha cuidadosamente os feijões que escolheres partilhar com a tua ave e evite deixar os feijões secos num local de fácil acesso.